A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TERCEIRA ETAPA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: PLANEJAMENTO DOS RESULTADOS

2 Planejamento da assistência
O planejamento da assistência constitui a terceira etapa do processo de enfermagem e consiste nos seguintes passos: estabelecimento de prioridades para os problemas diagnósticos; fixação de resultados com o paciente a fim de minimizar problemas.

3 O planejamento da assistência consiste em um plano de ações para se alcançarem resultados em relação a um diagnóstico de enfermagem. O planejamento inicia-se pela priorização dos diagnósticos de enfermagem que foram estabelecidos. Os problemas urgentes são aqueles que interferem na estabilidade hemodinâmica do paciente, levando-o a correr risco de morte.

4 Resultados Os resultados esperados são de extrema importância na fase de avaliação do processo, sendo um indicador do sucesso do plano prescrito.

5 Para Carpenito (2009), os resultados esperados para os diagnósticos de enfermagem devem representar condições favoráveis que possam ser alcançadas, se os resultados não forem alcançados os diagnósticos de enfermagem devem ser revistos.

6 Itens necessários para os resultados esperados:
Ser claro e conciso Ser centrado no paciente Estar relacionado ao título diagnóstico Ser alcançável Conter limite de tempo Ser mensurável

7 Exemplos 1 – Déficit no auticuidado para banho relacionado à sedação instituída evidenciado por sujidades no couro cabeludo. RE: o paciente irá adquirir capacidade de cuidar de si mesmo e de sua higiene corporal em até 30 dias. Ou RE: o paciente terá a higiene corporal realizada adequadamente pela equipe de enfermagem em até 6 horas.

8 Quarta etapa: prescrição de enfermagem
A implementação constitui a quarta etapa do processo, o que significa colocar em prática, executar o que antes era uma proposta.

9 ·, isto porque, ao fazer as prescrições seu foco deve ser reverter os fatores etiológicos associados aos diagnósticos e solucionar os sinais e sintomas (características definidoras). No diagnóstico de risco as prescrições devem ser focadas na eliminação dos fatores de risco.

10 Itens necessários em uma prescrição de enfermagem
O que fazer Como fazer Quando fazer Onde fazer Com que freqüência fazer Por quanto tempo fazer ou quando fazer.

11 Cabe ressaltar que não se deve prescrever um cuidado para um problema ou necessidade que não se tenha descrito, para toda prescrição deve haver um diagnóstico prévio. Diagnóstico de enfermagem- resultado esperado- prescrição de enfermagem

12 Exemplo: Diagnóstico de enfermagem Integridade tissular prejudicada, relacionada a imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento de 8cm na região troncantérica D.

13 Resultado esperado O paciente apresentará melhora no aspecto da lesão da região trocantérica D e com redução da área de solapamento em até 15 dias.

14 Prescrição de enfermagem:
1 – Realizar mudança de decúbito de 2/2 horas. Não posicionar o paciente em decúbito lateral direito. (Técnico em enfermagem) Horários: 08;10;12;14;16;18;20;24;02;04 e 06 horas. 2 – Instalar colchão piramidal Hoje. (Técnico em enfermagem) Marcar o Horário que for realizado

15 3 – Fazer curativo em região trocantérica D com solução fisiológica à 0,9%, em jato e curativo de alginato de cálcio, ocluindo-o com gaze e fita hipoalergênica (hoje). Avaliar o curativo diariamente e trocá-lo em 3 dias, ou antes, se estiver sujo, úmido, solto ou saturado. Realizar registro sobre o aspecto e as dimensões da lesão. Horário: 10:00.

16 Quinta etapa: avaliação da assistência
A avaliação está relacionada com a adequação dos materiais bem como o modelo de organização. A avaliação de processo centraliza o foco nas atividades da equipe de enfermagem, que são observadas e julgadas. A avaliação de resultados trata da evolução baseada em mudanças comportamentais.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google