A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Visualizar o conteúdo de um diretorio Comando: TYPE <nome do arquivo> (interno) Descrição - É necessário indicar o nome do arquivo a visualizar e o respectivo caminho se for caso disso.

2 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Criar um Diretório Comando: MKDIR <nome do arquivo> Descrição - É necessário indicar o nome do arquivo para criar e não pode ser igual. CRIAR

3 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Alterar o nome de um arquivo/diretório Comando: REN <nome antigo> < novo nome > (interno) Descrição - Deve ser indicado o nome do arquivo ou diretório ao qual se pretende alterar o nome, assim como o novo nome a atribuir.

4 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Copiar um arquivo Comando: COPY <origem> [destino] (interno) Descrição - Deve ser indicado o nome do arquivo a copiar e o nome do arquivo que resulta da cópia, assim como, eventualmente, os caminhos de partida e de chegada dos respectivos arquivos. - Na cópia de um arquivo se não for indicado o diretório de destino, o sistema operativo entende que se pretende copiar o arquivo para o mesmo diretório de origem. - Não podem existir dois arquivos com o mesmo nome no mesmo diretório pois será enviada uma mensagem de erro ao utilizador.

5 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Apagar arquivos Comando: DEL <nome do(s) arquivo(s)> [parâmetro] (interno) Descrição - Apaga um ou vários arquivos. - Deve ser indicado o(s) arquivo(s) a apagar, assim como o caminho se for caso disso. Parâmetros /p - pede confirmação para eliminar cada arquivo.

6 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Atributos de arquivo Comando: ATTRIB [parâmetro] (interno) Descrição - Todos os arquivos possuem um conjunto de atributos ou propriedades. - Permite visualizar e alterar os atributos dos arquivos. - Para atribuir um atributo a um arquivo: invocar o comando com o respectivo parâmetro antecedido do sinal +. - Para retirar um atributo a um arquivo: invocar o comando com o respectivo parâmetro antecedido do sinal -.

7 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Parâmetros a - atributo de arquivo. r - atributo só de leitura (read only) - só pode ser lido e não escrito. h - atributo de oculto (hide) - numa listagem os arquivos com este atributo não são visualizados. s - atributo de sistema - arquivos que fazem parte do próprio sistema de arranque.

8 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Mover arquivos Comando: MOVE <origem> <destino> (interno) Descrição - Move arquivos dentro da estrutura de diretórios (o arquivo deixa de constar na sua origem, passando apenas a estar no local de destino). - Devem ser indicados os nomes dos arquivos a mover assim como o respectivo caminho de destino.

9 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Copiar arquivos Comando: XCOPY <origem> [destino] [parâmetro] (externo) Descrição - É idêntico ao comando COPY. - Permite copiar arquivos e o conteúdo de subdiretórios que se encontram dentro do diretório. Parâmetros /s - copia diretórios.

10 Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Copiar disquetes Comando: DISKCOPY <unidade origem> <unidade destino> (interno) Descrição - Copia o conteúdo de uma disquete para outra. - Esta operação formata a disquete de destino antes de efectuar a cópia. - No final da cópia temos duas disquetes com conteúdos rigorosamente iguais. - Este comando só pode ser utilizado para duas disquetes com a mesma capacidade.

11 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Indicação horária Comando: TIME [hora] (interno) Descrição - Permite ver e modificar a hora do sistema.

12 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Indicação da data Comando: DATA [data] (interno) Descrição - Permite ver e modificar a data do sistema.

13 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Limpar o ecrã Comando: CLS (interno) Descrição - Limpa o ecrã.

14 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Linha de comando prompt Comando: PROMPT [parâmetro] (interno) Descrição - A prompt indica que o sistema está pronto para receber um novo comando. - Modifica o aspecto do prompt do DOS. Parâmetros $t - indica a hora. $g - acrescenta o sinal >. $p - indica o caminho. $José - acrescenta o nome José.

15 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Formatação de disquetes Comando: FORMAT unidade: [parâmetro] (externo) Descrição - A formatação de um suporte de armazenamento consiste em preparar a superfície do mesmo para poder ser gravada a informação. - No caso de uma disquete ou disco trata-se de a dividir em pistas e sectores. Parâmetros /s - copia para disquete os arquivos io.sys, ms-dos.sys e command.com que são os arquivos fundamentais do sistema operativo MS-DOS. /q - formatação rápida (apaga a tabela de localização dos arquivos)

16 Sistema Operativo MS-DOS Outros comandos
Editor de texto Comando: EDIT [nome do arquivo] (externo) Descrição - Este comando abre uma aplicação onde é possível escrever texto.

17 Sistema Operativo MS-DOS Exercícios
Faça um tutorial atravez do site acima com no minímo 10 comandos que não foram abordados na aula. Fazer em dupla entregar via mail.


Carregar ppt "Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google