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Gestão de Pessoas e Agronegócio: é uma realidade?

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas e Agronegócio: é uma realidade?"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas e Agronegócio: é uma realidade?
Profa. Heliani Berlato Esalq/USP

2 Do que estamos falando.... Precisam ser entendidas e geridas como empresas Rural e Urbano – mesma língua As leis são as mesmas e os termos de eficiência também Confere-se sucesso maior no mercado àquelas que se profissionalizaram Gerência de RH

3 Como era o Mundo e as Organizações há uns 20 anos (ou mais)?
PASSADO: Neste cenário, como era realizada a Gestão de Pessoas? Como podemos descrever o Mundo e as Organizações atualmente? PRESENTE: Como estamos sendo cobrados a realizar a Gestão de Pessoas? Se mudou, o que mudou? 3

4 Características do novo modelo de Gestão de Pessoas
FOCO PAPEL DA PESSOA PAPEL DA EMPRESA Tradicional Controle Passivo Ativo Objeto do controle Controle das pessoas: Econômico e Político Novo Modelo Desenvolvimento Ativo Ativo Por que falar de competências? 5 min Modelo criado por Joel Souza Dutra sobre a Gestão de Pessoas considera o seguinte: - modelo tradicional (até final século XX) que previa o controle das pessoas está deixando de existir pois o mundo e as pessoas mudaram; - modelo atual, que prevê a mudança da postura com foco no “controle” para foco em “desenvolvimento”, o que muda também o papel das pessoas e das Organizações: - as Pessoas mudam de uma postura passiva para ativa, assumindo a gestão pelo seu desenvolvimento e pela sua carreira; - as Organizações deixam de ser paternalistas e assumem co-responsabilidade sobre o desenvolvimento das pessoas, dando o suporte necessário à carreira. Instrutor pergunta o por quê desta mudança para o novo modelo. (contexto mundial, mudanças, globalização, cultura, economia). Faz o link dizendo que hoje, o que dá o foco são as competências. Gestão do seu desenvolvimento e da sua carreira Suporte ao desenvolvimento das pessoas Individual Organizacional

5 Conceito de Competência
Aplicação do estoque de repertórios individuais e organizacionais; Entrega/contribuição para o resultado (Joel Dutra)

6 As Competências e a Organização
HUMANAS Orientam Subsidiam COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Retroalimentação

7 Gestão por Competência
Permite direcionar o foco Concentrar energias no que é necessário Alcançar os objetivos operacionais e estratégicos 7

8 A interação, comunicação, a formação de equipes multidisciplinares são práticas desejáveis nas organizações Importância do coletivo, do trabalho em grupo (Boterf, 2003; Zarifian 2001) Crescente preocupação dos gestores em buscar a sinergia das equipes de trabalho para atingir resultados efetivos

9 Responsabilidades do RH para o agronegócio...
Promover o comprometimento das pessoas Não usar fórmulas prontas Investir no capital intelectual Praticar a gestão de pessoas

10 Temos hoje.... Caias muito integradas e empresas da área rural perdendo por não estarem profissionalizadas Pouca difusão de marcas de empresas rurais, se comparada a empresas de outros segmentos Marcas lembradas – multinacionais ou empresas que se tornaram profissionais

11 O que precisamos hoje.... Gestão competente
Gestão baseada no conhecimento e nas competências Aderência aos objetivos enquanto empresa que busca competitividade e resultados


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