A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Técnicas em Investigação Qualitativa Grupo de trabalho: Ana Loureiro Carlos Vaz Isabel Barbosa Mª Rosário Rodrigues Paula Antunes

2 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Estrutura do trabalho Introdução Investigação qualitativa Alterações provocadas pela inclusão das TIC A investigação virtual Técnicas em metodologia qualitativa Entrevista Questionário Observação … Conclusões

3 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Introdução 1/2 Os conceitos envolvidos –Metodologia é um corpo orientador, composto por: Conjunto de Normas (procedimentos metodológicos ou métodos) onde são utilizadas Técnicas de recolha de dados (constituídas por um ou mais instrumentos) Pardal & Correia (1995, p.10)

4 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Introdução 2/2 Técnicas Procedimentos operatórios rigorosos, bem definidos, transmissíveis, susceptíveis de serem novamente aplicados nas mesmas condições, adaptados ao tipo de problema e aos fenómenos em causa Carmo e Ferreira (1998, p.175) Conceito não é consensual –Método – em Quivy & Campenhoudt –Research methods, technics ou mesmo tools em inglês Termo adoptado

5 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Investigação qualitativa A investigação qualitativa procura a compreensão dos problemas –o que justifica alguns comportamentos, atitudes ou convicções? –não tenta generalizar resultados –mas perceber contextos particulares. Aborda de forma interpretativa e naturalista, e no seu ambiente natural, o objecto em estudo". Denzin e Lincoln (1994, p.2) O foco é o significado veículado pelos participantes conjugado com os seus comportamentos. (Schensul, 2008b)

6 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Grupos de técnicas 1/2 Não há consenso nos autores Quase todos focam: –inquérito (questionário ou entrevista) –observação –análise documental.

7 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Grupos de técnicas 2/2 Schensul (2008b) considera –observações e formas de documentação visual (o que vê); –entrevistas (o que aprende através de comunicação dos participantes); –elicitation (o que o investigador aprende fornecendo estímulos visuais ou orais e pedindo que os clarifiquem). Propomos que seja complementada com: –Como se organiza (diários, notas…)

8 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Métodos vs técnicas Todas as técnicas podem ser utilizadas independentemente dos métodos por que se opte. "Regardless of paradigmatic preference, all qualitative research methods have common characteristics". (Sheldun, 2008b, p.1)

9 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa As TIC na investigação qualitativa 1/2 Utilizadas –na análise de dados –desde as notas de campo até à comunicação com outros investigadores e ao trabalho colaborativo em rede. Flick (2005) A Internet –possibilitou o desenvolvimento de técnicas de recolha de dados como os questionários e as entrevistas –técnicas de pesquisa de referências bibliográficas com rapidez e em quantidade Cohen et al (2007)

10 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa As TIC na investigação qualitativa 2/2 Aspectos positivos: –Velocidade no tratamento dos dados –Facilidade de gestão dos dados recolhidos –Melhoria de qualidade da investigação que advém da comunicação entre investigadores. Flick (2005) –Recolha de maior diversidade de dados sem grande acréscimo de custos –Os inquiridos podem gerir o tempo de resposta e reflectir com outra profundidade, sem a pressão de uma resposta imediata, exigida numa recolha presencial. Murthy (2008)

11 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Virtual Research O processo de recolha de dados através da Internet –dos intervenientes na investigação –localização de fontes de dados A investigação acerca da própria Internet. Mann & Stewart (2000)

12 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Questões éticas 1/2 Independentemente do método de recolha de dados adoptado haver preocupações associadas a: Protecção dos dados contra acesso não autorizado, alteração ou perda. Autorização expressa dos intervenientes –Por formulário ou por correio –Sempre que envolve crianças menores, deve estar previsto o consentimento parental.

13 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Questões éticas 2/2 Confidencialidade –Não publicar qualquer informação que comprometa o anonimato (endereços de e nomes) Etiqueta –Evitar linguagem típica de chat (numa fase inicial) –Evitar pedidos constantes de resposta –Mensagens privadas não enviadas para a lista pública –Intervenções devidamente contextualizadas. Saumure & Given (2008)

14 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Vantagens - Investigadores Aumento do universo de recrutamento; Comunicação com pessoas de difícil acesso (ex.: trabalhadores por turnos, distância geográfica); Acesso a locais tradicionalmente vedados a investigadores ou de difícil acesso; Maior facilidade na discussão de assuntos sensíveis pelo anonimato que o contexto induz; Acesso a comunidades exclusivamente online (Web based); Redução de custos (ex.: transcrições, equipamento de gravação, etc.). Saumure & Given (2008)

15 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Vantagens - Intervenientes Maior facilidade de acesso a uma ligação à Internet face à deslocação a um local físico escolhido pelo investigador; Sensação de segurança que é transmitida pelo facto dos intervenientes participarem na investigação a partir de ambientes que lhes são familiares. Saumure & Given (2008)

16 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Desafios Comunicação fundamentalmente textual, sem dicas de expressão verbal e presencial Maior facilidade em adoptar posturas fictícias que podem influenciar a veracidade dos dados A exclusão digital Dos investigadores e dos participantes Saumure & Given (2008) Complementar com recolha presencial

17 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Desafios o levantamento de endereços de correio electrónico de potenciais participantes; a necessidade de contornar o spam para angariar participantes via correio electrónico; a recusa de participação por se tratar de investigação online; a incapacidade de participação por falta de competências maior dificuldade de clarificação das intenções de investigação face aos procedimentos presenciais. Saumure & Given (2008)

18 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa

19 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Conclusões Só parcelares Trabalho inacabado Dificuldades inesperadas com terminologia (métodos, técnicas, instrumentos) Necessidade de ler sobre técnicas mais tradicionais, antes de optar pela associadas às TIC/Virtual Alguma falta de organização do trabalho do grupo

20 Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia qualitativa Conclusões - Tertúlia Opção por um misto presencial/autónomo –Permitir discutir ideias –Disponibilizar informação sintética –Second Life Oportunidade de conhecer um novo contexto Área de trabalho de um elemento do grupo


Carregar ppt "Programa Doutoral em Multimédia em Educação – Metodologias Ana Loureiro; Carlos Vaz; Isabel Barbosa; Mª Rosário Rodrigues; Paula Antunes Técnicas em metodologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google