A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas em Investigação Qualitativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas em Investigação Qualitativa"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas em Investigação Qualitativa
Grupo de trabalho: Ana Loureiro Carlos Vaz Isabel Barbosa Mª Rosário Rodrigues Paula Antunes

2 Estrutura do trabalho Introdução Investigação qualitativa
Alterações provocadas pela inclusão das TIC A investigação virtual Técnicas em metodologia qualitativa Entrevista Questionário Observação     … Conclusões

3 Introdução 1/2 Os conceitos envolvidos
Metodologia é um corpo orientador, composto por: Conjunto de Normas (procedimentos metodológicos ou métodos) onde são utilizadas Técnicas de recolha de dados (constituídas por um ou mais instrumentos) Pardal & Correia (1995, p.10)

4 Introdução 2/2 Técnicas Procedimentos operatórios rigorosos, bem definidos, transmissíveis, susceptíveis de serem novamente aplicados nas mesmas condições, adaptados ao tipo de problema e aos fenómenos em causa Carmo e Ferreira (1998, p.175) Conceito não é consensual Método – em Quivy & Campenhoudt Research methods, technics ou mesmo tools em inglês Termo adoptado

5 Investigação qualitativa
A investigação qualitativa procura a compreensão dos problemas o que justifica alguns comportamentos, atitudes ou convicções? não tenta generalizar resultados mas perceber contextos particulares. Aborda de forma interpretativa e naturalista, e no seu ambiente natural, o objecto em estudo". Denzin e Lincoln (1994, p.2) O foco é o significado veículado pelos participantes conjugado com os seus comportamentos. (Schensul, 2008b)

6 Grupos de técnicas 1/2 Não há consenso nos autores Quase todos focam:
inquérito (questionário ou entrevista) observação análise documental.

7 Grupos de técnicas 2/2 Schensul (2008b) considera
observações e formas de documentação visual (o que vê); entrevistas (o que aprende através de comunicação dos participantes); elicitation (o que o investigador aprende fornecendo estímulos visuais ou orais e pedindo que os clarifiquem). Propomos que seja complementada com: Como se organiza (diários, notas…)

8 Métodos vs técnicas Todas as técnicas podem ser utilizadas independentemente dos métodos por que se opte. "Regardless of paradigmatic preference, all qualitative research methods have common characteristics". (Sheldun, 2008b, p.1)

9 As TIC na investigação qualitativa 1/2
Utilizadas na análise de dados desde as notas de campo até à comunicação com outros investigadores e ao trabalho colaborativo em rede. Flick (2005) A Internet possibilitou o desenvolvimento de técnicas de recolha de dados como os questionários e as entrevistas técnicas de pesquisa de referências bibliográficas com rapidez e em quantidade  Cohen et al (2007)

10 As TIC na investigação qualitativa 2/2
Aspectos positivos: Velocidade no tratamento dos dados Facilidade de gestão dos dados recolhidos Melhoria de qualidade da investigação que advém da comunicação entre investigadores. Flick (2005) Recolha de maior diversidade de dados sem grande acréscimo de custos Os inquiridos podem gerir o tempo de resposta e reflectir com outra profundidade, sem a pressão de uma resposta imediata, exigida numa recolha presencial. Murthy (2008)

11 Virtual Research O processo de recolha de dados através da Internet
dos intervenientes na investigação localização de fontes de dados A investigação acerca da própria Internet. Mann & Stewart (2000)

12 Questões éticas 1/2 Independentemente do método de recolha de dados adoptado haver preocupações associadas a: Protecção dos dados contra acesso não autorizado, alteração ou perda. Autorização expressa dos intervenientes Por formulário ou por correio Sempre que envolve crianças menores, deve estar previsto o consentimento parental.

13 Questões éticas 2/2 Confidencialidade
Não publicar qualquer informação que comprometa o anonimato (endereços de e nomes) Etiqueta Evitar linguagem típica de chat (numa fase inicial) Evitar pedidos constantes de resposta Mensagens privadas não enviadas para a lista pública Intervenções devidamente contextualizadas. Saumure & Given (2008)

14 Vantagens - Investigadores
Aumento do universo de recrutamento; Comunicação com pessoas de difícil acesso (ex.: trabalhadores por turnos, distância geográfica); Acesso a locais tradicionalmente vedados a investigadores ou de difícil acesso; Maior facilidade na discussão de assuntos sensíveis pelo anonimato que o contexto induz; Acesso a comunidades exclusivamente online (Web based); Redução de custos (ex.: transcrições, equipamento de gravação, etc.). Saumure & Given (2008)

15 Vantagens - Intervenientes
Maior facilidade de acesso a uma ligação à Internet face à deslocação a um local físico escolhido pelo investigador; Sensação de segurança que é transmitida pelo facto dos intervenientes participarem na investigação a partir de ambientes que lhes são familiares. Saumure & Given (2008)

16 Desafios Comunicação fundamentalmente
textual, sem “dicas” de expressão verbal e presencial Maior facilidade em adoptar posturas fictícias que podem influenciar a veracidade dos dados A exclusão digital Dos investigadores e dos participantes Saumure & Given (2008) Complementar com recolha presencial

17 Desafios o levantamento de endereços de correio electrónico de potenciais participantes; a necessidade de contornar o spam para angariar participantes via correio electrónico; a recusa de participação por se tratar de investigação online; a incapacidade de participação por falta de competências maior dificuldade de clarificação das intenções de investigação face aos procedimentos presenciais. Saumure & Given (2008)

18

19 Conclusões Só parcelares Trabalho inacabado
Dificuldades inesperadas com terminologia (métodos, técnicas, instrumentos) Necessidade de ler sobre técnicas mais tradicionais, antes de optar pela associadas às TIC/Virtual Alguma falta de organização do trabalho do grupo

20 Conclusões - Tertúlia Opção por um misto presencial/autónomo
Permitir discutir ideias Disponibilizar informação sintética Second Life Oportunidade de conhecer um novo contexto Área de trabalho de um elemento do grupo


Carregar ppt "Técnicas em Investigação Qualitativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google