A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 1 Objetivo Esta parte do Plano de Negócio tem por finalidade mostrar como a organização funciona. Localização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 1 Objetivo Esta parte do Plano de Negócio tem por finalidade mostrar como a organização funciona. Localização."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 1 Objetivo Esta parte do Plano de Negócio tem por finalidade mostrar como a organização funciona. Localização Layout Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização Recursos humanos Utilidades

2 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 2 Localização A escolha do local está relacionada à atividade que se quer implantar. Indústria Possibilidade de expansão Licença de localização Facilidade para entrada e saída de caminhões Aspectos de segurança Necessidades ligadas ao meio ambiente Forma de contrato de locação (opção de compra) Direção do crescimento da cidade Comércio / serviços Possibilidade de expansão Fluxo de pessoas na região Licença de localização Facilidade para carga e descarga de produtos Possibilidade de estacionamento para clientes Aspectos de segurança Necessidades ligadas saúde pública Forma de contrato de locação (opção de compra) Direção do crescimento da cidade

3 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 3 Localização Teorias do desenvolvimento urbano Geografia de Mercado – Oliveira Lima - Michigan Cidade A Cidade B Bens e serviços Lojas varejistas Indústrias, armazéns, depósitos Núcleo central Principal zona varejista, governo, bancos Agrupamentos de indústrias, varejistas, escolas Expansão urbana formato estelar Via de acesso Distrito comercial central Residências, comércio, indústria Alta, média e baixa renda Aluguel alto, varejo, centro de negócios Aluguel baixo

4 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 4 Expansão das cidades Teorias do desenvolvimento urbano Geografia de Mercado – Oliveira Lima - Michigan

5 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 5 Expansão das cidades Conselheiro Lafaiete - MG

6 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 6 Expansão das cidades Forma de leque devido ao mar

7 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 7 Richard Nelson Localização

8 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 8 Tipos de configurações viárias Espinha de Peixe Laço Galho de Árvore Paralelo Serpentina Estelar Composto Natural Fonte: Salvaneschi, Luigi. Location, Location, Location: How to select the best site for your business. The Oasis Press, 1996, p. 32 Localização

9 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 9 Fonte: Adaptado de Salvaneschi, Luigi. Location, Location, Location: How to select the best site for your business. The Oasis Press, 1996, pp Exemplos de micro localização LOCALIZAÇÃO IDEAL: LOCALIZAÇÕES POBRES: Localização Via secundária Via principal Via secundária Via principal Via secundária Curva Visualização difícil Não aparece Rua sem saída Subida Descida

10 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 10 Variáveis críticas para uma boa localização Localização 1 – FATORES ECONÔMICOS (Macro) Volume de depósitos e empréstimos Produção agropecuária Volume de vendas do comércio / serviços Arrecadação tributária 4 – FATORES COMPORTAMENTAIS Horários Locais Fidelidade Freqüência 2 – FATORES REGIONAIS Áreas de crescimento Verticalização Centros de negócios Zoneamento urbano Densidade populacional Hierarquia regional Distância de outros centros 5 – FATORES SÓCIO DEMOGRÁFICOS Renda por classe População por faixa etária Emprego por atividade Domicílios próprios / alugados Energia / telefone / água 3 – FATORES DE ACESSO (Micro) Sistema viário Fluxo de veículos Fluxo de pedestres Estacionamento Barreiras geográficas Vantagens / facilidades 6 – FATORES CONCORRENCIAIS Número de estabelecimentos Características físicas Estratégias negociais Volume de negócios Imagem

11 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 11 Layout Objetivo: Definir a distribuição dos recursos físicos da empresa. Indústria Localização das máquinas / equipamentos Depósito de matérias primas / produtos acabados Escritórios / refeitórios / banheiros Espaços para deslocamento Comércio / serviços Disposição de vitrines / gôndolas / estantes / balcões Depósito de produtos Banheiros / escritórios Vantagens: Ganho de produtividade Maior facilidade de localização de insumos Facilidade de visualização e atendimento

12 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 12 Layout Uma análise completa de um layout de uma loja pode não apenas gerar novas idéias quanto à movimentação do público, como também abrir novas possibilidades para aqueles cantinhos ociosos, pontos escuros e espaços improdutivos da loja. Fatores que merecem destaque: transição da entrada para o interior da loja (ajustamento) tendência a virar à direita (grande maioria olha para este lado) estrutura dos corredores (criar uma orientação) identificação de espaços nobres (zonas de exposição preferencial) iluminação da trajetória do cliente (reação automática à luz)

13 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 13 Layout Exemplo: layout de uma padaria

14 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 14 Layout Exemplo: layout

15 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 15 Layout Exemplo: layout 1. Hall dos elevadores 2. Espera 3. Recepção 4. Passarela 5. Atendimento 6. Sanitários 7. Escritório 8. Camarim 9. Copa 10. Refeitório 11. Circulação

16 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 16 Layout Exemplo: layout de supermercado

17 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 17 Capacidade de produção / venda A capacidade das instalações, dos recursos humanos e dos equipamentos é fator determinante do potencial de produção / vendas. É preciso lembrar que: há uma unidade física de venda e produção não é normal operar uma atividade a 100 % o nível da atividade fornecerá a produção / vendas a produção / venda indicará a necessidade de capital de giro pode existir sazonalidade nas vendas / produção (árvore de natal, fertilizante, artigo de carnaval, etc)

18 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 18 Processo de produção / venda Descrição dos processos - exemplos Comércio / serviços Apresentação dos funcionários (cuidados com o corpo, vestuário) Abordagem dos clientes Tirar o pedido Logística de reposição / entrega Remuneração Obrigações adicionais (ética, limpeza do ambiente)

19 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 19 Processo de produção / venda Descrição dos processos - exemplos Indústria Apresentação dos funcionários (cuidados com o corpo, vestuário) Abordagem dos clientes Logística de reposição / entrega Remuneração Obrigações adicionais (ética, limpeza do ambiente) Descrição do processo de produção

20 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 20 Processo de produção / venda Descrição dos processos - exemplos Fluxo de produção - confecção Moldagem Mesa de corte Cortadeira elétrica Acabamento Embalagem Expedição

21 Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 21 Utilidades Apesar da idéia ser boa e o negócio viável, as empresas não conseguem se instalar em alguns lugares, porque não foram lembrados itens essenciais. Energia elétrica – a carga instalada na rua comporta a necessidade da empresa? Ex.: padaria, indústrias com motores possantes, etc. Água – existe suprimento público em quantidade suficiente para as necessidades? Ex.: restaurantes, indústria que requer torre de resfriamento, etc. Gás – o processo industrial fica mais econômico se tiver acesso a tubulação de gás. Ex.: indústria / hotel que utilizam caldeira para aquecimento de água ou geração de vapor, etc.


Carregar ppt "Plano de Negócios Operacional ADM JULIANO CORNÉLIO 1 Objetivo Esta parte do Plano de Negócio tem por finalidade mostrar como a organização funciona. Localização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google