A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização"— Transcrição da apresentação:

1 Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização
Objetivo Esta parte do Plano de Negócio tem por finalidade mostrar como a organização funciona. Localização Layout Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização Recursos humanos Utilidades ADM JULIANO CORNÉLIO

2 A escolha do local está relacionada à atividade que se quer implantar.
Localização A escolha do local está relacionada à atividade que se quer implantar. Indústria Possibilidade de expansão Licença de localização Facilidade para entrada e saída de caminhões Aspectos de segurança Necessidades ligadas ao meio ambiente Forma de contrato de locação (opção de compra) Direção do crescimento da cidade Comércio / serviços Possibilidade de expansão Fluxo de pessoas na região Licença de localização Facilidade para carga e descarga de produtos Possibilidade de estacionamento para clientes Aspectos de segurança Necessidades ligadas saúde pública Forma de contrato de locação (opção de compra) Direção do crescimento da cidade ADM JULIANO CORNÉLIO

3 Localização Teorias do desenvolvimento urbano Núcleo central Cidade A
Expansão urbana formato estelar Cidade A Núcleo central Lojas varejistas Principal zona varejista, governo, bancos Bens e serviços Cidade B Agrupamentos de indústrias, varejistas, escolas Indústrias, armazéns, depósitos Via de acesso Aluguel alto, varejo, centro de negócios Residências, comércio, indústria Distrito comercial central Aluguel baixo Alta, média e baixa renda Geografia de Mercado – Oliveira Lima - Michigan ADM JULIANO CORNÉLIO

4 Expansão das cidades Teorias do desenvolvimento urbano
Geografia de Mercado – Oliveira Lima - Michigan ADM JULIANO CORNÉLIO

5 Expansão das cidades Conselheiro Lafaiete - MG ADM JULIANO CORNÉLIO

6 Forma de leque devido ao mar
Expansão das cidades Forma de leque devido ao mar ADM JULIANO CORNÉLIO

7 Localização Richard Nelson ADM JULIANO CORNÉLIO

8 Tipos de configurações viárias
Localização Tipos de configurações viárias Espinha de Peixe Laço Galho de Árvore Paralelo Serpentina Estelar Composto Natural Fonte: Salvaneschi, Luigi. Location, Location, Location: How to select the best site for your business. The Oasis Press, 1996, p. 32 ADM JULIANO CORNÉLIO

9 Exemplos de micro localização
• LOCALIZAÇÃO IDEAL: • LOCALIZAÇÕES POBRES: Não aparece Curva Via secundária Via principal Via principal Via secundária Rua sem saída Visualização difícil Via secundária Via principal Subida Descida Fonte: Adaptado de Salvaneschi, Luigi. Location, Location, Location: How to select the best site for your business. The Oasis Press, 1996, pp ADM JULIANO CORNÉLIO

10 Variáveis críticas para uma boa localização
1 – FATORES ECONÔMICOS (Macro) Volume de depósitos e empréstimos Produção agropecuária Volume de vendas do comércio / serviços Arrecadação tributária 4 – FATORES COMPORTAMENTAIS Horários Locais Fidelidade Freqüência 2 – FATORES REGIONAIS Áreas de crescimento Verticalização Centros de negócios Zoneamento urbano Densidade populacional Hierarquia regional Distância de outros centros 5 – FATORES SÓCIO DEMOGRÁFICOS Renda por classe População por faixa etária Emprego por atividade Domicílios próprios / alugados Energia / telefone / água 3 – FATORES DE ACESSO (Micro) Sistema viário Fluxo de veículos Fluxo de pedestres Estacionamento Barreiras geográficas Vantagens / facilidades 6 – FATORES CONCORRENCIAIS Número de estabelecimentos Características físicas Estratégias negociais Volume de negócios Imagem ADM JULIANO CORNÉLIO

11 Objetivo: Definir a distribuição dos recursos físicos da empresa.
Layout Objetivo: Definir a distribuição dos recursos físicos da empresa. Indústria Localização das máquinas / equipamentos Depósito de matérias primas / produtos acabados Escritórios / refeitórios / banheiros Espaços para deslocamento Comércio / serviços Disposição de vitrines / gôndolas / estantes / balcões Depósito de produtos Banheiros / escritórios Vantagens: Ganho de produtividade Maior facilidade de localização de insumos Facilidade de visualização e atendimento ADM JULIANO CORNÉLIO

12 Fatores que merecem destaque:
Layout Uma análise completa de um layout de uma loja pode não apenas gerar novas idéias quanto à movimentação do público, como também abrir novas possibilidades para aqueles cantinhos ociosos, pontos escuros e espaços improdutivos da loja. Fatores que merecem destaque: transição da entrada para o interior da loja (ajustamento) tendência a virar à direita (grande maioria olha para este lado) estrutura dos corredores (criar uma orientação) identificação de espaços nobres (zonas de exposição preferencial) iluminação da trajetória do cliente (reação automática à luz) ADM JULIANO CORNÉLIO

13 Layout Exemplo: layout de uma padaria ADM JULIANO CORNÉLIO

14 Layout Exemplo: layout ADM JULIANO CORNÉLIO

15 Layout Exemplo: layout
1. Hall dos elevadores Espera 3. Recepção 4. Passarela Atendimento 6. Sanitários Escritório 8. Camarim 9. Copa Refeitório Circulação ADM JULIANO CORNÉLIO

16 Layout Exemplo: layout de supermercado ADM JULIANO CORNÉLIO

17 Capacidade de produção / venda
A capacidade das instalações, dos recursos humanos e dos equipamentos é fator determinante do potencial de produção / vendas. É preciso lembrar que: há uma unidade física de venda e produção não é normal operar uma atividade a 100 % o nível da atividade fornecerá a produção / vendas a produção / venda indicará a necessidade de capital de giro pode existir sazonalidade nas vendas / produção (árvore de natal, fertilizante, artigo de carnaval, etc) ADM JULIANO CORNÉLIO

18 Processo de produção / venda
Descrição dos processos - exemplos Comércio / serviços Apresentação dos funcionários (cuidados com o corpo, vestuário) Abordagem dos clientes Tirar o pedido Logística de reposição / entrega Remuneração Obrigações adicionais (ética, limpeza do ambiente) ADM JULIANO CORNÉLIO

19 Processo de produção / venda
Descrição dos processos - exemplos Indústria Apresentação dos funcionários (cuidados com o corpo, vestuário) Abordagem dos clientes Logística de reposição / entrega Remuneração Obrigações adicionais (ética, limpeza do ambiente) Descrição do processo de produção ADM JULIANO CORNÉLIO

20 Processo de produção / venda
Descrição dos processos - exemplos Fluxo de produção - confecção Moldagem Acabamento Mesa de corte Embalagem Cortadeira elétrica Expedição ADM JULIANO CORNÉLIO

21 Utilidades Apesar da idéia ser boa e o negócio viável, as empresas não conseguem se instalar em alguns lugares, porque não foram lembrados itens essenciais. Energia elétrica – a carga instalada na rua comporta a necessidade da empresa? Ex.: padaria, indústrias com motores possantes, etc. Água – existe suprimento público em quantidade suficiente para as necessidades? Ex.: restaurantes, indústria que requer torre de resfriamento, etc. Gás – o processo industrial fica mais econômico se tiver acesso a tubulação de gás. Ex.: indústria / hotel que utilizam caldeira para aquecimento de água ou geração de vapor, etc. ADM JULIANO CORNÉLIO


Carregar ppt "Capacidade de produção / venda Processos de produção / comercialização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google