A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A colonização da América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A colonização da América"— Transcrição da apresentação:

1 A colonização da América

2

3

4

5 As viagens de Cristovão Colombo
Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele.

6

7 O que os Espanhóis encontraram aqui na América....
Os espanhóis ao chegarem na América se depararam com um imenso território, aparentemente muito rico e povoado por um grande número de homens organizados em torno de três grandes impérios; o Asteca, o Maia e o Inca. Colombo acreditava ter chegado às Índias Ocidentais, por isso denominou o homem local de índio. Com a constatação de que as terras descobertas faziam parte de um imenso continente o termo passou a ser inadequado. Mas pela tradição que acabou se estabelecendo a população encontrada na América foi denominada, genericamente, indígena.

8 Como ocorreu o processo de colonização???
Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local. Pólvora Doenças Cavalos As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios.

9 Sociedade colonial Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil. Espanhóis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política. Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.

10 Sistema de trabalho compulsório indígena
Índios Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos. Sistema de trabalho compulsório indígena Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.

11 Existiam escravos africanos na América Espanhola?
Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola. No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado.

12 Administração Colonial
Espanha Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto. Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones Cabildos/AyuntamientosAdministravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos. Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias.

13 Economia Colonial A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.

14 Colonização do Brasil Cabral desembarcou nas terras, que viriam a se chamar Brasil, no dia 22 de Abril de 1500. A expedição que ele comandava tinha como destino as Índias Orientais, mas acabou desembarcando em novas terras que receberam o nome de Ilha de Vera Cruz.

15

16 Os índios aqui encontrados, eram , segundo o olhar europeu, primitivos e deveriam receber a catequese. Como não encontraram riquezas (especiarias ou metais preciosos) foram embora , seguindo a viagem para a cidade de Calicute, nas Índias Orientais. De 1500 até 1530 o território não foi efetivamente colonizado. Inicialmente foram realizadas expedições de reconhecimento do território. Dessas expedições os principais resultados foram: a descoberta de um grande número de árvores de Pau-Brasil (essa madeira era muito valorizada na Europa) que geraram a primeira fonte de riquezas exploradas pelos portugueses e a constatação do gigantismo do território.

17

18 Portugal e Espanha dividem o mundo O Tratado de Tordesilhas

19 Tratado de Tordesilhas (1492)
Foi um tratado entre Portugal e Espanha que dividia as possíveis novas conquistas entre os dois Estados. O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas descobertas por Colombo

20 Tratado de Madrid (1750) Posteriormente, durante a União Ibérica, os portugueses se expandiram de tal forma na América do Sul que, em 1680, visando o comércio com a bacia do rio da Prata e a região andina, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento.

21 O Tratado de Madrid foi firmado para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas territoriais. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática.

22 Formação das 13 Colônias No século XVII a Inglaterra vivia uma conjuntura favorável à colonização. A economia estava em expansão enquanto os velhos impérios entravam em decadência. A Espanha, por exemplo, não tinha condições de manter os territórios que julgava seus pelo Tratado de Tordesilhas. A dinastia Stuart impunha uma dura perseguição religiosa que afetava puritanos, presbiterianos e outras religiões protestantes que resistiam frente ao anglicanismo imposto pela Coroa. As revoluções inglesas serviram como impulsionadoras do processo de colonização, uma vez que a saída encontrada por uma minoria perseguida era a transferência para a América. O processo de cercamento dos campos comuns provocou um êxodo rural de homens pobres que lotavam cidades em busca de uma vida melhor. Esse excedente populacional acabou provocando um desequilíbrio na sociedade, e a saída encontrada era o escoamento para novas áreas coloniais.

23 A empresa colonizadora
O início da colonização da América do norte pelos ingleses deu-se a partir da concessão real a duas empresas privadas: A Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonização das regiões mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monopólio dos territórios mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonização foi realizada a partir da atuação da "iniciativa privada". Porém subordinadas as leis do Estado.

24 Organização Política As 13 colônias eram completamente independentes entre si, estando cada uma delas subordinada diretamente à metrópole. Porém como a colonização ocorreu a partir da iniciativa privada, desenvolveu-se um elevado grau de autonomia político-administrativa,conhecido como NEGLIGÊNCIA SALUTAR Apesar dos governadores representarem os interesses da metrópole, a organização colonial tendeu a aumentar constantemente sua influência, reforçando a idéia de "direitos próprios".

25 Colônias do Norte Colônia de Povoamento Clima Temperado
Predomínio de pequenas e médias propriedade Agricultura familiar Manufaturas incipientes no inicio do século XVIII Predomínio da mão-de-obra livre Servidão de Contrato: Interessados em vir para a América sem condições de arcar com as despesas da viagem e instalação eram arcados por colonos ricos. O pagamento era realizado com trabalho não remunerado por um tempo determinado.

26 Colônias do Sul Colônias de exploração Clima tropical
Sistema de Plantation- Produção agrícola voltada para o mercado externo, em latifúndios, através da monocultura Mão-de-obra predominante era a escrava africana Principal produto de exportação era o Algodão

27 Comércio triangular

28


Carregar ppt "A colonização da América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google