A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Internet Design Profª Msc Angelita Marçal Flores e prof Msc Horácio Mello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Internet Design Profª Msc Angelita Marçal Flores e prof Msc Horácio Mello."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução a Internet Design Profª Msc Angelita Marçal Flores e prof Msc Horácio Mello

3 AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

4 MULTIMÍDIA E HIPERTEXTO MULTIMÍDIA - INTEGRAÇÃO DE TEXTOS, SONS, GRÁFICOS, IMAGENS PARADAS E EM MOVIMENTO, PARA REPRESENTAR UMA INFORMAÇÃO; HIPERTEXTO - UM TEXTO QUE POSSUI DETERMINADAS PALAVRAS QUE CONDUZEM À OUTROS TEXTOS; HIPERMÍDIA - UNIÃO DA MULTIMÍDIA COM O HIPERTEXTO; APLICAÇÕES - CATÁLOGOS ELETRÔNICOS, TREINAMENTOS EM CD-ROM, QUIOSQUES DE APRESENTAÇÕES, PORTFÓLIO ELETRÔNICO, ETC.

5 AS REDES DE COMPUTADORES OS COMPUTADORES PODEM ESTAR LIGADOS ENTRE SI POR DIVERSOS MEIOS FÍSICOS, APROVEITANDO-SE RECURSOS DE COMPARTILHAMENTO DE HARDWARE E SOFTWARES, E PRINCIPALMENTE TRANSMITINDO INFORMAÇÕES ENTRE SI.

6 AS REDES DE COMPUTADORES REDES LOCAIS(LANS): QUANDO O ESPAÇO GEOGRÁFICO ENTRE OS COMPUTADORES LIGADOS É LIMITADO. A TRANSMISSÃO SE DÁ POR CABOS, FIBRA ÓTICA, ENTRE OUTROS.

7 AS REDES DE COMPUTADORES REDES DE LONGA DISTÂNCIA: QUANDO O ESPAÇO GEOGRÁFICO ENTRE OS COMPUTADORES NÃO TEM LIMITES E A TRANSMISSÃO DE DADOS SE DÁ PELAS VIAS DE TELECOMUNICAÇÕES; INTERNET.NESTA CATEGORIA ENCONTRA-SE A MAIS CONHECIDA E UTILIZADA DAS REDES: A INTERNET.

8 A INTERNET POR CAUSA DOS NOVOS MEIOS DE COMUNICA- ÇÃO, EM PARTICULAR A INTERNET, NUNCA EM TODA HISTÓRIA DA HUMANIDADE IDÉIAS, INFORMAÇÕES E PRODUTOS CIRCULARAM COM TANTA RAPIDEZ.

9

10 A INTERNET A INTERNET NÃO É UMA REDE, MAS SIM UMA REDE DE REDES; É UMA REDE PONTO-A-PONTO, O QUE SIGNIFICA QUE TODOS OS COMPUTADORES DA REDE, SÃO IGUAIS EM PRINCÍPIO, E QUE PODEM CONECTAR-SE A QUALQUER OUTRO COMPUTADOR DA REDE;

11 COMO NASCEU A INTERNET NA DÉCADA DE 60, OS MILITARES INVESTIRAM BASTANTE EM COMPUTADORES, PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO PASSARAM A UTILIZAR A REDE TELEFÔNICA PARA INTERLIGAR OS COMPUTADORES. RESOLVERAM CRIAR UMA REDE DESCENTRALIZADA, QUE RESISTIRIA A ATAQUES MILITARES. ASSIM SURGIU A INTERNET, AO INVÉS DE UM, VÁRIOS CENTROS LIGADOS ENTRE SI.

12 BREVE HISTÓRICO FINAL DOS ANOS 60, A REDE MILITAR INÍCIO DOS ANOS 80, A REDE ACADÊMICA FINAL DOS ANOS 80, O NSFNET ANO 1993, A SOLUÇÃO ECONÔMICA: A INTERNET COMERCIAL A INTERNET NO BRASIL ëANO 1990, A RNP MAIO DE 1995, A INTERNET COMERCIAL NO BRASIL ATUALMENTE ALÉM DA RNP E DA EMBRATEL, OUTROS BACKBONES ESTÃO SE FORMANDO.

13 COMO FUNCIONA A INTERNET A INTERNET É FORMADA POR COMPUTADORES DE VÁRIOS TIPOS QUE SE COMUNICAM PELA LINHA TELEFÔNICA. PARA QUE ELES POSSAM SE COMUNICAR É PRECISO QUE FALEM A MESMA LÍNGUA, OU SEJA, UTILIZEM O MESMO PROTOCOLO. O PROTOCOLO UTILIZADO NA INTERNET CHAMA- SE TCP/IP. É ELE QUE PERMITE AOS COMPUTADORES LIGADOS NA REDE SE COMUNICAREM, INDEPENDENTE DO TIPO DE COMPUTADOR.

14 COMO FUNCIONA A INTERNET NA INTERNET CADA NÓ (COMPUTADOR) TEM A CAPACIDADE DE EXECUTAR TRÊS FUNÇÕES: ëGUARDAR INFORMAÇÕES NO DISCO RÍGIDO; ëPROCESSAR INFORMAÇÕES; ëTROCAR INFORMAÇÕES COM OUTROS COMPUTADORES NA REDE. SE VOCÊ PRECISAR DE UMA INFORMAÇÃO NA REDE, PODE PROCURAR ESTA INFORMAÇÃO EM UM COMPUTADOR NOS ESTADOS UNIDOS.

15 COMO FUNCIONA A INTERNET ESTE COMPUTADOR PROCURA ESTA INFORMAÇÃO EM OUTRO COMPUTADOR E DEPOIS MANDA O RESULTADO. NEM TUDO O QUE VOCÊ VÊ NA TELA ESTÁ NO SEU MICRO, VOCÊ PODE ESTAR LENDO INFORMAÇÕES EM UM COMPUTADOR DISTANTE. PARA QUE VOCÊ GUARDE NO SEU MICRO ESTAS INFORMAÇÕES É PRECISO GRAVÁ- LAS NO SEU DISCO.

16 FUNCIONAMENTO DA INTERNET

17 O QUE É PRECISO PARA TER ACESSO A INTERNET LINHA DISCADA - UM COMPUTADOR COM MODEM, OS PROGRAMAS E UMA "CONTA" EM UM PROVEDOR DE ACESSO. ESTE FORNECE UM NÚMERO TELEFÔNICO PARA O QUAL É FEITA A LIGAÇÃO (VIA MODEM). FEITA A CONEXÃO, SEU COMPUTADOR ESTARÁ NA INTERNET. DESTA FORMA, AO CUSTO DE UMA LIGAÇÃO LOCAL, VOCÊ COMUNICA-SE COM O MUNDO INTEIRO. LINHA DEDICADA - TRATA-SE DE ACESSO INTERATIVO COMPLETO, QUE DEMANDA RECURSOS ESPECIAIS DE SOFTWARE E DE REDE (TAIS COMO ROTEADORES E LINHAS DEDICADAS).É MAIS INDICADA PARA GRANDES REDES OU EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTES QUE POSSUAM ALTOS VOLUMES DE TRÁFEGO.

18 TIPOS DE PROVEDORES PROVEDORES DE BACKBONE: EMPRESAS/ INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA CONEXÃO ENTRE CONTINENTES, PAÍSES, CIDADES. PROVEDORES DE INFORMAÇÃO: EMPRESAS COM SERVIDORES CONECTADOS AO BACKBONE. PROVEDORES DE ACESSO: EMPRESAS QUE VISAM PERMITIR A CONEXÃO TEMPORÁRIA DOS USUÁRIOS À INTERNET VIA LINHAS TELEFÔNICAS. EVENTUALMENTE TAMBÉM PRESTAM SERVIÇOS COMO PROVEDORES DE INFORMAÇÃO. OS PROVEDORES GRATUITOS, AUMENTARAM O NÚMERO DE USUÁRIOS DE INTERNET NO BRASIL.

19 OS RECURSOS NA INTERNET

20 WWW WWW(WIDE WORLD WEB): A BUSCA DE INFORMAÇÕES (TEXTOS, SONS, IMAGENS) ATRAVÉS DE PROGRAMAS (BROWSERS) EM PLATAFORMAS GRÁFICAS; UTILIZA LINGUAGEM PRÓPRIA PARA CRIAR HIPERTEXTOS E LINKS QUE PERMITEM A NAVEGAÇÃO DE UMA TELA PARA OUTRA COM UM SIMPLES CLIQUE DO MOUSE;

21 WWW

22 Sites de Busca

23

24

25

26

27

28

29

30

31 E -MAIL O CORREIO ELETRÔNICO É UMA CAIXA POSTAL CAPAZ DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES PARA QUALQUER COMPUTADOR QUE TENHA UMA CONEXÃO COM A INTERNET; UTILIZA UM ENDEREÇO COMPOSTO DO NOME DO USUÁRIO, SEGUIDO DE SUA ORGANIZAÇÃO:

32 E -MAIL

33

34

35 Criar Enviar para os colegas Responder Copia e Anexo.

36 Mozilla Firefox

37

38

39

40

41 FTP O PROTOCOLO DE TRANSPORTE DE ARQUIVOS, UTILIZADO PARA TRANSMITIR ARQUIVOS (PROGRAMAS, DOCUMENTOS, FOTOS, SONS, ETC...), DA INTERNET PARA O COMPUTADOR LOCAL; TAMBÉM CONHECIDO POR DOWNLOAD.

42 CHATS ATRAVÉS DE PROGRAMAS E CANAIS ESPECÍFICOS PODE-SE CONVERSAR ON-LINE E CONHECER PESSOAS DE TODO O MUNDO;

43 A INTRANET INTRANET É UMA REDE INTERNA DE COMPUTADORES QUE USA A TECNOLOGIA DA INTERNET. É UMA REDE CORPORATIVA QUE UTILIZA OS MESMOS NAVEGADORES E O PROTOCOLO DE TRANSMISSÃO TCP/IP, O PADRÃO DA INTERNET. A INTRANET PERMITE LER INFORMAÇÃO EM REDE; CONTROLAR O TRÁFEGO DE DOCUMENTOS; PREENCHER FORMULÁRIOS; TROCAR, ARQUIVAR E RECUPERAR MENSAGENS DE CORREIO ELETRÔNICO; INTERAGIR COM BANCOS DE DADOS; PARTICIPAR DE GRUPOS DE DISCUSSÃO ELETRÔNICOS E OUTRAS APLICAÇÕES DE GERENCIAMENTO DE DADOS.

44 A INTRANET EXISTEM PROGRAMAS DE INDEXAÇÃO E BUSCA, QUE TORNAM RÁPIDO E PRÁTICO ENCONTRAR UMA INFORMAÇÃO NA INTRANET. SISTEMAS DE SEGURANÇA (FIREWALL) EVITAM ACESSOS INDEVIDOS, INTERCEPTAÇÃO DE MENSAGENS, CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS E PIRATARIA, USANDO ESQUEMAS DE AUTENTICAÇÃO, CRIPTOGRAFIA E TRADUÇÃO DE ENDEREÇOS DA REDE.

45 Segurança

46 Segurança Os softwares de segurança permite a criação de Políticas de Controle de Acesso adequadas a cada tipo de negócio e usuário, aumentando a segurança e reduzindo os custos através da administração, controle e auditoria de forma centralizada, assegurando assim, que só as pessoas que tiverem o perfil e alçada adequados terão acesso às informações e serviços oferecidos. Garantem às empresas o máximo benefício com o mínimo risco, por : Autenticar a identificação dos usuários antes de permitir o acesso ; controlar não somente o acesso, mas o que cada usuário pode ver ou executar ; criar trilhas de auditoria claras e confiáveis; utilizar assinaturas digitais ; permitir a implementação de E-Commerce / E-Businness, de uma forma flexível, escalável e segura.

47 CONCLUSÕES A Internet representa tanto uma oportunidade quanto uma ameaça. Oportunidade para os pioneiros e para aqueles que estão se preparando para um novo patamar de competitividade empresarial, e uma ameaça para os que ficam parados, esperando passivamente pelos acontecimentos.O seu ritmo de adoção é explosivo e será ainda mais acentuado com a convergência da tecnologia de voz, dados e imagens. Ou seja, em um futuro próximo, a linha convencional de telefone suportará transmissão hipermídia em alta velocidade, integrando-se à televisão e ao computador, podendo originar um único equipamento, reunindo características de todos os outros, permitindo que a grande massa de consumidores possa ter acesso à Internet e usufruir de seus benefícios.


Carregar ppt "Introdução a Internet Design Profª Msc Angelita Marçal Flores e prof Msc Horácio Mello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google