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Pós GRADUAÇÃO Gestão inovadora da empresa gráfica

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Apresentação em tema: "Pós GRADUAÇÃO Gestão inovadora da empresa gráfica"— Transcrição da apresentação:

1 Pós GRADUAÇÃO Gestão inovadora da empresa gráfica
GESTÃO FINANCEIRA 9ª. Aula AVALIÇÃO DE EMPRESAS E DE PROJETOS DE INVESTIMENTO /10/2008 Gestão inovadora da empresa gráfica

2 1. Projetos de investimento
Já conceituamos, anteriormente nesse curso, investimento como sendo todo o gasto em bens mantidos no ativo, visando a geração de benefícios em períodos futuros. Nesse módulo, vamos focar os investimentos em ativos permanentes, ou seja, aqueles destinados a gerar resultados no longo prazo, dentre eles: Máquinas e equipamentos Edifícios e instalações Pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos Participações em empresas controladas ou coligadas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

3 1. Projetos de investimento
Dada a natureza desses ativos, os montantes necessários para investimento são, em geral, de grande relevância. Ainda, uma vez tomada uma decisão, caso os resultados gerados pelos investimentos realizados fiquem aquém das expectativas, medidas corretivas tendem a produzir efeitos também a prazos mais longos. Por exemplo, a decisão sobre a construção de uma fábrica (melhor local, necessidade de área construída, tipo da construção, lay out etc), quando não traz os resultados planejados (ou desejados), requer ações que, em geral, não surtem efeitos imediatos. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

4 1. Projetos de investimento
Diante da importância de tomadas de decisão dessa natureza, alguns métodos de avaliação de investimento permitem, aos gestores ou investidores, decisões mais conscientes e com maior grau de segurança. Para todos os métodos que analisaremos a seguir, pressupõe-se a elaboração de um fluxo de caixa do projeto, compreendendo as saídas (investimento inicial) e as entradas de dinheiro (ou a redução de despesas, em alguns casos) geradas pelo investimento realizado. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

5 2. Fluxo de caixa Consideremos o seguinte exemplo: - a aquisição de um equipamento no valor de R$ 1 milhão - vida útil estimada – 10 anos - R$ 50 mil de valor residual (ao final da vida útil) - aumento da capacidade de produção e venda, com conseqüente aumento do lucro anual em R$ 160 mil. O fluxo de caixa fica assim representado: R$ 260 mil(*) R$ 260mil R$ 260 mil R$ 310 mil(**) Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 9 Ano 10 R$ 1 milhão (*) R$ 260 mil = R$ 160 mil de lucro + R$ 100 mil de depreciação (**) R$ 310 mil = R$ 260 mil + R$ 50 mil de valor residual CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

6 3. Métodos de avaliação de investimento
Estudaremos, nesse curso, os seguintes métodos de avaliação de investimento: payback valor presente líquido - VPL taxa interna de retorno – TIR O VPL e a TIR baseiam-se no conceito de fluxo de caixa descontado, ou seja, levam em consideração o valor do dinheiro no tempo em que ocorrem as entradas e saídas de caixa. Nenhum dos métodos pode ser apontado como o melhor. Eles não devem ser encarados como excludentes, mas complementares. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

7 4. Payback Payback consiste no período (anos ou meses) em que ocorre a recuperação do investimento inicial, ou seja, é o tempo necessário para que o fluxo de caixa fique positivo (ou, atinja o breakeven). No nosso exemplo, temos o seguinte fluxo... O payback se dá antes do final do 4º. Ano. Admitindo-se que as entradas líquidas ocorrem de maneira uniforme durante o ano, fazemos: x 12 = 10,1 meses O payback é, portanto, de 3 anos e 10 meses. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

8 4. Payback O payback é um método muito simples de avaliação e muito fácil de se calcular. Porém, tem limitações para tomada de decisão por não considerar: o valor do dinheiro no tempo, nem o fluxo de caixa após o payback, o que não permite a avaliação ao longo de todo o período do projeto. Entretanto, esse método permite avaliar a velocidade com que ocorre o retorno do investimento, particularmente importante quando o foco é a liquidez. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

9 5. Valor presente líquido - VPL
O cálculo do VPL consiste em se apurar em uma mesma data (em geral no início do projeto) o valor de todas as saídas e entradas de caixa. Faz-se, portanto, o cálculo do valor presente das entradas e saídas, aplicando-se a seguinte fórmula para cada fluxo futuro: VPL = Fluxo futuro (1+i) Sendo, i = taxa de desconto (ou custo do capital) n = número do período em que ocorre o fluxo futuro (mês ou ano) n CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

10 5. Valor presente líquido - VPL
No nosso exemplo, considerando-se uma taxa de desconto de 20% ao ano, o valor presente líquido do projeto é de R$ 1 = ÷ 1,20 ..... 10 = ÷ 1,20 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

11 5. Valor presente líquido - VPL
A taxa de desconto (i) significa o valor mínimo de retorno que o investidor está disposto a obter para aquele projeto. Portanto, se para a taxa de desconto estabelecida, o VPL for menor que zero, significa que o projeto deve ser recusado, pois o montante a ser investido poderá ter um retorno superior em outras alternativas de aplicação. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

12 6. Taxa interna de retorno - TIR
A taxa interna de retorno é a taxa de desconto que faz com que o a soma dos fluxos das entradas seja igual ao das saídas. No nosso exemplo, se considerarmos uma taxa de desconto de 23% obteremos VPL negativo. Isso significa que a TIR está entre 20% e 23%. Nesse caso, a TIR é de 22,82% ao ano. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

13 7. Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

14 7. Avaliação de empresas Para que se realize a compra ou venda de um negócio ou a fusão, cisão ou incorporação de empresas é necessário que se apure o seu valor. “O que é valor? Publius definiu valor no século I a.C: ‘Todas as coisas valem aquilo que o comprador pagar por elas’.” Fonte: Guia da Ernest&Young para administração de fusões e aquisições. Rio de Janeiro: Record, pág Publius: foi um consul romano, que morreu em 503 aC. A determinação do valor de uma empresa é um dos processos que mais subjetividade carrega, em diversas de suas etapas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

15 8. Métodos de avaliação Inúmeros são os métodos de avaliação de empresas. A seguir detalharemos os seguintes: Patrimonial Contábil P/L - Relação Preço/Lucro Múltiplos de faturamento Fluxo de caixa livre descontado CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

16 Balanço Patrimonial Capital de terceiros Capital próprio
Investimento Total CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

17 9. Método Patrimonial Contábil
Utiliza os dados do Balanço Patrimonial: Valor da empresa = Ativos (-) Passivos Exigíveis = Patrimônio Líquido Método de uso restrito pois só se aplica quando: Os ativos não divergem muito de seus valores de mercado e a empresa não tem um goodwill significativo. Goodwill é o valor intangível de um negócio, decorrente da imagem da empresa ou de seus produtos, da carteira de clientes, da tecnologia desenvolvida etc. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

18 10. Método P/L P/L = Preço da ação ÷ lucro por ação
Para cálculo do valor da empresa, multiplica-se o P/L de empresas similares pelo lucro da própria empresa. Exemplo: Empresa A cujo preço por ação é de R$ 100, apurou um lucro por ação de R$ 20. O P/L é, portanto, de 5. Empresa B, do mesmo segmento, com as mesmas características de A, apurou lucro de R$ 1,5 milhão. Seu valor seria, portanto, de R$ 7,5 milhões = R$ 1,5 milhão x 5 Principal limitação: não considera o valor do dinheiro no tempo. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

19 11. Múltiplos de faturamento
Apura-se o valor do negócio apenas com a multiplicação do faturamento por um número aceito pelo segmento. Mais comum em pequenos empreendimentos, como padarias, farmácias etc. Foi também amplamente empregado no auge das empresas “ponto.com”, que tinham faturamentos crescentes mas operavam com prejuízo. Algumas se consolidaram e se tornaram lucrativas. Outras, vendidas por valores elevadíssimos, faliram. Nesses casos, os investidores tiveram enormes perdas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

20 12. Fluxo de caixa descontado
É o método que melhor expressa o valor de um negócio, apesar de alguns elementos subjetivos. Por esse método: projeta-se o fluxo de caixa livre – FCL (ou free cash flow – FCF) para um período de longo prazo, em geral entre 5 e 10 anos estima-se uma taxa de desconto (custo de oportunidade) calcula-se o valor presente do fluxo de caixa calcula-se o valor da perpetuidade (fluxo de caixa não explícito, após o período de 5 ou 10 anos projetado) calcula-se o valor presente da perpetuidade. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

21 12. Fluxo de caixa descontado
Na etapa 1, várias premissas são estabelecidas para que sejam projetadas as receitas e despesas futuras, havendo, portanto, um elevado grau de subjetividade na elaboração do fluxo de caixa livre. Também na etapa 2, a fixação da taxa de desconto não é fundamentada em critérios inquestionáveis, sendo objeto de negociação entre comprador e vendedor. Quanto maior a taxa, menor o valor do negócio apurado (significa que maior é o risco). O comprador tende, portanto, a propor taxas de desconto mais elevadas que o vendedor. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

22 12. Fluxo de caixa descontado
Fluxo de Caixa Livre – Composição Receitas Líquidas de Vendas (-) Custos dos produtos vendidos e despesas operacionais (=) Lucro operacional (+) Depreciação e amortização (-) Investimento no imobilizado (-) Capital de giro líquido (=) Fluxo de caixa livre CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

23 12. Fluxo de caixa descontado
1. Fluxo de Caixa Livre Exemplo extraído de Ching, pág. 262 (1a. Edição) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

24 Período explícito do fluxo de caixa
12. Fluxo de caixa descontado 2. Taxa de desconto estimada (i) – 18,4% ao ano 3. Cálculo do Valor presente do FCL Período explícito do fluxo de caixa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

25 12. Fluxo de caixa descontado
4. Cálculo da perpetuidade O valor da perpetuidade é aquele que o negócio terá após o período projetado (período explícito). Em geral, é calculado com base no fluxo de caixa livre do último período projetado (t), no nosso exemplo = Perpetuidade = FCL em t i (-) g i = taxa de desconto (18,4%, no nosso exemplo) g = taxa de crescimento estimada (0, no nosso exemplo) Perpetuidade = ÷ 0,184 = CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

26 12. Fluxo de caixa descontado
5. Cálculo do VPL da perpetuidade ÷ (1,184) = 6. Valor total do negócio: R$ = VPL do fluxo de caixa explícito (+) R$ = VPL da perpetuidade R$ = Valor do negócio 5 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

27 13. EBITDA EBITDA – Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization O mercado adotou o EBITDA como indicador de desempenho e, em muitos casos, base para avaliação dos negócios. Traduzindo, é o Lucro (Earning) antes de (Before) Despesas ou receitas financeiras (Interest), Impostos sobre o lucro – IR e Contribuiçao Social (Taxes), Depreciação e amortização (Depreciation and Amortization) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

28 13. EBITDA O EBITDA significa a geração de caixa operacional, porque exclui as despesas que não afetam caixa (depreciação e amortização) e os itens não operacionais – receitas financeiras (não são objetivos da empresa) e despesas financeiras (decorrem do estrutura de financiamento adotado pela empresa e não das operações). Em algumas transações de compra e venda de empresas, utiliza-se o EBITDA calculado a valor presente ou um múltiplo dele, como base para fixação do valor da operação. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP

29 Leitura recomendada Capítulos 9 e 10 Ching, Marques e Prado Contabilidade e Finanças para não especialistas


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