A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades do ar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades do ar."— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades do ar

2 Propriedades do Ar Ocupa lugar no espaço; Tem massa; Exerce pressão;
Pode ser comprimido; Pode ser expandido.

3 O ar ocupa lugar no espaço
O ar é matéria e matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço.

4 O ar tem massa Peso é a atração que a Terra exerce sobre os corpos que se encontram até uma certa distância dela (força da gravidade). Quando dizemos que uma pessoa ‘pesa’ 36 kg, o correto seria falar que a pessoa tem uma massa de 36 kg.

5 Compressibilidade

6 Compressibilidade À medida que comprimimos o ar, suas moléculas ficam cada vez mais próximas,e a mesma quantidade de ar passa a ocupar um espaço menor.

7 Expansibilidade À medida que o ar entra em um balão, ele se expande, ocupando um espaço maior e pressionando a superfície interna do balão. É a propriedade que faz com que o ar ocupe todo o espaço que lhe é oferecido.

8 Expansibilidade

9 Ar comprimido, ar rarefeito e vácuo
Dizemos que o ar está comprimido se estiver sob pressão maior que a atmosférica; O ar está rarefeito se estiver sob pressão menor que a atmosférica; Se, de algum modo, retirarmos todo o ar existente em um recipiente fechado, obteremos o vácuo.

10 Pressão e Altitude Quanto maior a altitude, menor a pressão, pois menor é a camada de ar acima dos corpos. O ar fica mais rarefeito e menos denso; Quanto menor a altitude, maior a pressão, pois maior é a camada de ar acima dos corpos. O ar fica mais denso e menos rarefeito.

11 O barômetro Experimento realizado pelo cientista
Evangelista Torricelli

12 O barômetro É um aparelho usado para medir a pressão atmosférica e altitude em determinado local; À medida que diminui a pressão atmosférica, diminui também a altura na coluna; porém, uma aumento da pressão atmosférica provoca o aumento na altura da coluna. Quanto mais alto for colocado o barômetro, menor será a coluna, pois também será menor a pressão exercida.

13

14 HEMISFÉRIO DE MAGDEBURGO

15 A variação da pressão atmosférica
A pressão atmosférica não é a mesma em Todos os lugares. Ao nível do mar ela equivale A 760 mm de mercúrio e a cada 100 m de Altitude, ela diminui 1cm na coluna de mercúrio.

16 O ar em movimento: vento e brisas
Ventos: são movimentos do ar que se formam em diferentes pontos da superfície terrestre, pontos estes que possuem diferentes temperaturas.

17 O ar em movimento: vento e brisas
Brisas: tem origem nos ventos fracos a beira mar. Sua direção é influenciada pelo efeito do calor do sol e da água do mar. Brisa marítima Brisa terrestre

18

19 Agora pense... Por que conseguimos tomar refrigerante com canudinho?
Por que não conseguimos tomar refrigerante em um canudinho se ele estiver furado? Será que é possível tomar refrigerante de canudinho na Lua?

20


Carregar ppt "Propriedades do ar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google