A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RN à termo- idade gestacional entre 37 semanas completas e 41 semanas e 6 dias Assistência Imediata- aquela dispensado ao recém nascido logo após o nascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RN à termo- idade gestacional entre 37 semanas completas e 41 semanas e 6 dias Assistência Imediata- aquela dispensado ao recém nascido logo após o nascimento."— Transcrição da apresentação:

1 RN à termo- idade gestacional entre 37 semanas completas e 41 semanas e 6 dias Assistência Imediata- aquela dispensado ao recém nascido logo após o nascimento (2 primeiros horas após o parto). SITUAÇÃO BRASILEIRA O Brasil ocupa o 63º lugar entre as nações no que se refere à mortalidade infantil. Nos últimos anos esta taxa vem apresentando redução considerável – ações do Ministério da Saúde através da coordenação materno infantil (COMIN). Componente perinatal é responsável por 50% dos óbitos. Segundo a OMS- óbito perinatal é aquele ocorrido antes ou durante o parto, de feto pesando 500g ou mais e óbitos ocorridos na 1° semana de vida.

2 OBJETIVO: Promover uma assistência ao parto e ao recém nascido que compreenda: Assistência ao Parto humanizado; Prevenção e tratamento da asfixia perinatal; Prevenção da infecção cruzada intra-hospitalar; Promoção do aleitamento materno e alojamento conjunto; Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento pós natal.

3 CREMESP – Recomendação n°3/12/08/1997 é necessária a presença do pediatra com conhecimento de reanimação neonatal na sala de parto no momento do nascimento. COREN – Lei do Exercício Profissional no Brasil confere à enfermeira a prestação de assistência de enfermagem à mulher durante a gestação, o parto, o puerpério e ao recém nascido (Curso Especialização em Enfermagem Obstétrica).

4 OBJETIVO: 1.Proporcionar a todos os recém nascidos condições ótimas para a adaptação a vida extra uterina. 2.Estar preparado para intervir naqueles casos que apresentem patologias (coloquem em risco a vida do bebê).

5 Assistência Imediata ao RN Setor Recepção - reanimação Favorecer a regulação térmica Apoio Cárdio Respiratório e metabólico Prevenir Infecção Fomentar relação mãe-filho Realizar exame sistematizado Remoção à outro nível – (risco)

6 Righard L and Alade O (1990) Efeito da rotina da sala de parto sobre a primeira mamada. Lancet 336:

7 Além do preparo de equipe, medicamentos e equipamentos devem estar organizados, testados e disponíveis (local fácil acesso). Para Prevenção da perda de calor: Fonte de calor radiante; Campos esterilizados e previamente aquecidos. Para o estabelecimento da permeabilidade das vias aéreas: Aspirador à vácuo (portátil ou de parede) com manômetro, sondas de aspiração nasal e gástrica n° 8 e 10 Sondas de Guedel.

8 No caso de liquido amniótico meconial: Material para intubação traqueal Laringoscópio com laminas retas nº0 e 1; Cânulas traqueais n° 2,5 e 3/ 3,5 e 4; Fio guia; Adaptador para aspiração de mecônio; Fonte de O2 com fluxômetro; Ambu neonatal; Máscara para recém nascido; Sondas nasogástricas nº8 e 10; Seringas 10 e 20 ml; Medicamentos (adrenalina, bicarbonato de sódio, soro fisiológico, água destilada, etc.) Outros materiais como luvas estéreis, material para fixação da cânula, pilhas e lâmpadas sobressalentes, material para cateterismo umbilical, estetoscópio, bomba de infusão, monitor cardíaco e/ou oximetro de pulso.

9 Sala - Tamanho: 6m² Iluminada Temperatura entre 24 a 26ºC Inicio da respiração é a alteração fisiológica mais critica, imediata e necessária ao recém nascido. Respiração é desencadeada por estímulos – estimulam o centro respiratório. Estímulos Químicos – diminuição do O² e do PH. Elevação do dióxido de carbono. Estímulo Térmico – impulsos sensoriais na pele são trasmitidos ao centro respiratório.

10 Inicia-se com a limpeza da face logo após o desprendimento cefálico Aspiração de boca e narina – desobstrução de vias áreas superiores alguns autores favoráveis – contribuiu para afastar a possibilidade de atresia de esôfago ou atrersia de coanas. Outros autores- procedimento só quando necessário. Aspiração – rápida, suave da boca e narinas com sonda de borracha ou polietileno. Boca – primeiro, porque o cateter nasal provoca inspiração reflexa podendo levar à aspiração do conteúdo bucal. Não introduzir a sonda com o aspirador ligado A aspiração vigorosa ou prolongada pode produzir reflexo vagal com bradicardia e/ou apnéia. Presença de mecônio – aspirar traquéia sob visualização direta com o laringoscópio. Posição do RN – ligeiro cefalodeclive e lateralmente.

11 PREVENIR A HIPOTERMIA PREVENIR A HIPOTERMIA – provocada pela mudança do meio intra uterino aquecido para o meio ambiente. Frio Gasto de Energia Aumenta consumo de O² O RN deve ser recolhido em campo estéril, aquecido, enxugado de maneira rápida, mas suave, colocado em contato pele a pele com o corpo da mãe. Cuidados Imediatos – berço aquecido

12 MAMANDO EM SALA DE PARTO

13 Boletim de Apgar Reflete a avaliação do estado clinico do recém nascido expresso numericamente (escore de 1 a 10) no 1°, 5° e 10° momento de vida. Boletim de Apgar Sinal012 Freq. cardíaca ausente<100>100 Esforço respiratório ausenteirregularBom (choro forte) Tônus muscular flácidoAlguma flexão Movimentos ativos Irritabilidade reflexa AusenteChoro com algum movimento Choro forte CorAzul-pálido Rosado extremidades cianóticas róseo Fonte: Almeida e Santos

14 Apgar > ou = 8 prognostico bom Entre 4 e 7 = utilização manobras estimulo cutâneo plantar, fricção nas costas e oxigenoterapia. Após o desprendimento total do feto procede-se o pinçamento e secção do cordão umbilical, cerca de 10 a 15 cm do abdome do RN. Alguns Autores – pinçamento do cordão após cessarem seus batimentos. Outros autores – inicio dos movimentos respiratórios deve ser utilizado como ponto de referência. Casos que necessitam pinçamento imediato e contra indica a ordenha Incompatibilidade sanguínea; Uso de drogas anestésicas na mãe; Mãe HIV +

15 Clamp – pequeno grampo descartável denteado, de plástico leve, colocado 2 a 3 cm da inserção do cordão. Cordão seccionado distalmente a 1 cm do clamp. Avaliar vasos umbilicais – Anti-séptico no coto umbilical – álcool a 70% 2 artérias 1 veia

16 Identificação com pulseira no pulso ou tornozelo contendo o nome da mãe, nº de identificação hospitalar e a data de nascimento; Impressão plantar do RN e digital materna em impresso próprio; Declaração de nascidos vivos.

17 Instilação de uma ou duas gotas de solução de nitrato de prata a 1%. OLHO – prevenir a oftalmia gonocócica. Genitália Feminina – prevenir a vaginite gonocócica. CABEÇA – observar fontanelas, simetria facial, integridade do palato. TRONCO – Continuidade da coluna vertebral, genitália, permeabilidade anal.

18 Na Unidade Neonatal: Higiene do recém nascido; Higiene do recém nascido; Medidas antopométricas; Medidas antopométricas; Aplicação do Kanakion intra-muscular; Aplicação do Kanakion intra-muscular; Aplicação da vacina contra Hepatite B nas primeiras 12 horas de vida; Aplicação da vacina contra Hepatite B nas primeiras 12 horas de vida; Observação rigorosa do recém nascido em relação as eliminações, temperatura e respiração; Observação rigorosa do recém nascido em relação as eliminações, temperatura e respiração; Encaminhamento ao alojamento conjunto. Encaminhamento ao alojamento conjunto.

19 Alojamento conjunto

20 Recém-Nascidos filhos de mãe HIV + : 1. Imediatamente após o parto lavar o RN com água e sabão; 2. Aspirar delicadamente as vias aéreas do RN evitando traumatismo de mucosas; 3. Devido a possibilidade da ocorrência de anemias no RN em uso de zidovudina, recomenda-se a realização do hemograma completo possibilitando o monitoramento da criança no inicio do tratamento e após 6 e 12 semanas; Zidovudina – iniciar até 24 horas após o parto (de preferência até a 8º hora durante seis semanas).

21 4. Assegurar o acompanhamento por pediatra para atendimento de criança verticalmente exposta ao HIV, a criança deve ter alta da maternidade com consulta agendado em serviço especializado; 5. A partir da sexta semana de vida até a definição do diagnostico da infecção pelo HIV a criança deve receber quimioprofilaxia para pneumonia (sulfametoxazol + trimetropina); 6. Não amamentar; 7. A criança devera ficar em alojamento conjunto

22 Enfermeira Maristela R. Marinho Foto: Contented infant, de Thomaz Bergman, Suécia


Carregar ppt "RN à termo- idade gestacional entre 37 semanas completas e 41 semanas e 6 dias Assistência Imediata- aquela dispensado ao recém nascido logo após o nascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google