A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas

2 Missão Atender adolescentes e seu grupo familiar através de projetos educativos e culturais específicos, em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e social, promovendo a construção da cidadania.

3 Histórico Fundado em 1980 pelo Juiz de Direito Dr. Rubens de Andrade Noronha e pelo Promotor de Justiça Dr. Hermano Roberto Santamaria. Muitos objetivos da fundação do COMEC se misturaram com os princípios da LA, confirmados com a legitimação do ECA. O primeiro nome dessa Instituição foi COMI (Centro de Orientação ao Menor Infrator) que, em 1983, foi mudado para COMEC (Centro de Orientação ao Menor de Campinas). O Estatuto levou à atualização do nome para Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas, mantendo a sigla COMEC como nome fantasia Em 1992 o COMEC iniciou um novo programa: Educação para e pelo Trabalho, que em 2008 mudou de nome para Aprendizagem Profissional, para adequar-se à lei do Aprendiz. Em 2007 o COMEC iniciou mais um programa de medida sócio-educativa, Prestação de Serviços à Comunidade.

4 O que é o programa PSC A medida socioeducativa de PSC está prevista na lei de 13 de julho de 1.990, artigo 117. Consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto às organizações da rede socioassistencial e das demais políticas públicas, sejam governamentais ou não governamentais.

5 Público O Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (P.S.C.) ; Acompanha adolescentes e seu grupo familiar no período de cumprimento da medida socioeducativa de P.S.C. (Art. 117 do E.C.A.) Adolescentes de 12 a 18 anos de ambos os sexos que recebem medida socioeducativa de P.S.C. e seu grupo familiar. Metas – 80/mês

6 Projetos Projeto Inclusão Social e Digital; Captando Imagens, Revisitando Histórias. Projeto Saúde e Qualidade de vida Projeto Esporte Projeto Elétrica Projeto Expressão Artística Projeto Escola de Informática para Cidadania

7 Equipe Juliana: Coordenadora Técnica do Programa PSC Kedma: Psicóloga Eduardo: Psicólogo Luiz: Pedagogo e Coordenador do Projeto IDS Pâmela: Orientadora de Medida (Pedagoga) Pamela C.: Orientadora de Medida (Assistente Social) Flávia: Educadora Social Nathália: Jovem-Educadora Vera: Recepcionista Sueli: Serviços Gerais Márcia: Cozinheira

8 EIC COMEC PSC

9 Histórico Comec iniciou suas atividades de PSC em 2007, já parceiro do CDI Campinas, solicitou a abertura de uma EIC nesta unidade. Em 2008, com a parceria com a Fundação Abrinq conseguimos a contratação de um educador 40 horas para a EIC e ampliamos nosso atendimento e participamos do nosso primeiro encontro da cidadania com o Projeto Pichar não mais! Em 2009 continuamos com a parceria com a Fundação Abrinq. Iniciamos a parceria com o Projeto Lego. Efetivamos a Proposta Político Pedagógica com o primeiro grande mergulho na comunidade do bairro Padre Anchieta que culminou na apresentação do Projeto Nos Trilhos da Comunidade no 7º Encontro da Cidadania da Rede CDI Campinas. Também participamos do Encontro Bloco a Bloco em São Paulo. Depois do fim da parceria com a Fundação Abrinq tivemos uma reestruturação nas atividades da EIC com redução no numero de atendidos, mas mesmo com as dificuldades conseguimos levar ao 8° Encontro da Cidadania o Projeto Drogas: Qual sua opção? Em 2011 voltamos a crescer, fomos aprovados na FEAC para desenvolver o Projeto de Inclusão Social e Digital: Captando Imagens, Revisitando Histórias com oficinas de fotografia em parceria com escolas da rede pública de ensino de Campinas. Com esse projeto, a EIC e a instituição ganharam visibilidade. Fomos capa e notícia do Jornal da FEAC e do Jornal Metro de Campinas. Em 2012 continuamos nossa parceria com a Fundação FEAC para a continuidade do Projeto, estamos com uma equipe nova, sendo uma delas uma jovem educadora que participou do Projeto IDS em 2011 e Temos muitas ações pensadas para o fortalecimento das atividades e o sucesso dos nossos educandos.

10 Público Adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de PSC Familiares Comunidade Alunos e Alunas das escolas públicas parceiras do Projeto IDS

11 Número de Atendidos 2008 = = = = = 80 (inscritos)

12 Localização Rua Proença, 446, Bosque, Campinas-SP Telefone/Fax (19) (19) (19) Blog: pscids.blogspot.com Em breve mudança para casa 814 situada na mesma rua. (Junção com a unidade AP)

13 " Agora posso ver o mundo com outros olhos, ver as coisas que antes que não percebia se tornarem especias. Dar valor e admirar detalhes que antes passavam despercebidos. Perceber e descobrir que dentro de nós existe um fotografo oculto. Tudo isso para chegar a simples e bela conclusão de que uma foto vai muito além do registro do momento,nela há um sentido, ela pode despertar sentimentos. De que uma boa foto não deve apenas encher os olhos e despertar interesse ela também deve e pode ser sentida com o coração. "

14

15


Carregar ppt "Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google