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Ética Profissional – ap.III A ética estuda os costumes da coletividade. As morais procuram conferir a consistência desses modos de agir. A ética empresarial.

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1 Ética Profissional – ap.III A ética estuda os costumes da coletividade. As morais procuram conferir a consistência desses modos de agir. A ética empresarial se centraliza em ações dos indivíduos e é orientada para a solução de problemas.

2 Ètica Profissional A maioria das violações da ética, notificadas pela imprensa envolve principalmente a aplicação dos princípios morais.

3 Ética Profissional Para as empresas no contexto organizacional evitar problemas é um desafio tão grande quanto enfrentar os que já existem. A ética empresarial é considerada como inerente à ações do dia a dia. Isto é; a ética tem que estar presente nas ações cotidianas. E não estar somente presente nos grandes dilemas éticos da conduta aceitável.

4 Ética Profissional Os princípios morais fornecem padrões aos indivíduos que proporcionam liderança ética e eles confiam também na sabedoria da experiência prática, quando formam juiz de valor. No pior caso, a ética empresarial é tratada como sendo a melhor das hipóteses.

5 Ética Profissional A ética tem relevância geral, no sentido em que todas as decisões e ações podem ter conseqüências éticas. Essas conseqüências podem ser diretas, como acontece quando o bem estar de alguém é afetado por decisões ou ações. e indiretas quando o impacto é produzido sobre o clima moral da empresa.

6 Ética Profissional A ética empresarial transforma-se em mais de um elemento da administração em seu dia a dia, juntamente com as operações e a estratégias competitivas. O apoio e o compromisso da empresa com os padrões éticos serão pautados pela maneira como é administrada a área ética amplamente definida.

7 Ética Profissional As pessoas ficam mais conscientes e são diretamente envolvidas e afetadas pelas considerações éticas das ações diárias no local de trabalho. É preciso credibilidade para poder acreditar que as pessoas desenvolvam confiança e entusiasmo necessários para enfrentarem numerosas tentações e pressões do ambiente normal no mundo dos negócios.

8 Ética Profissional Numa atmosfera de desconfiança, a ética empresarial é praticada com cautela. Na verdade a ética na empresa precisa ser considerada em sua definição ampla se quiser que ela tenha importância real na conduta empresarial. O método do bom senso aplica-se também como desafio, para administrar a ética empresarial.

9 Ética Profissional Precisa-se de informações úteis sobre a maneira de como as empresas promovem com sucesso a conduta ética, no enfoque de administra-lá em suas operações e sobre quais as conseqüências dos que fizeram.

10 Ética Profissional A empresa ética é definida, pelos nossos padrões, como aquela que conquistou o respeito e a confiança de seus funcionários, clientes, fornecedores, investidores e outros. Estabelecendo um equilíbrio aceitável entre seus interesses econômicos e os interesses de todas as partes afetadas, quando toma decisões ou empreende ações.

11 Ética Profissional A mistura especial de problemas e interesses éticos diferem de uma companhia a outra, refletindo-lhes o tamanho, tipo de negócio, pessoal e história. A empresa ética é aquela onde os funcionários são motivados naturalmente a se comportarem de modo ético no trabalho.

12 Ética Profissional Muitos problemas éticos serão evitados porque as pessoas tornam-se hábeis em levar em conta os interesses de todas as partes afetadas por cada decisão e ação. A maneira mais fácil e eficaz de tratar os problemas éticos é eles não existirem. Por mais que se esforcem, a administração jamais poderá evitar inteiramente os problemas.

13 Ética Profissional A fraqueza humana, a natureza inerentemente desnorteante de algumas situações éticas e o aparecimento de algumas questões morais inesperadas, constituem algumas das razões por que surgem as violações e confrontos até mesmos nos ambientes empresariais mais nobres.

14 Ética Profissional A liderança ética na empresa depende do sucesso da alta administração em evitar problemas. Sem o efeito moderador de uma cultura empresarial, a moral bem enraizada, o número e a natureza dos problemas éticos podem transcender a capacidade da administração de resolve-los. Problemas éticos controversos podem servir de teste de compromisso ético da gerência. A incapacidade ou a má vontade de resolve-los põem em dúvida o comportamento assumido.

15 Ética Profissional Observa-se que as companhias que exibem um clima ético mais favorável possuem também uma forte liderança empresarial. Desempenho empresarial medíocre implica aproximar-se da linha que delimita a conduta aceitável, ou mesmo cruza-la a fim de evitar as conseqüências de fracassos.

16 Ética Profissional A administração forte e eficaz torna mais fácil o comportamento ético quando a empresa pode atingir suas metas financeiras observando práticas empresariais respeitáveis. A administração forte e eficaz é também de importância fundamental para explorar o espírito criativo e aventureiro da empresa, logo que sejam desenvolvidos os requisitos indispensáveis de confiança e respeito mútuo.

17 Ética Profissional Com a existência de um alicerce de sensibilidade ética e gerenciamento eficaz, a alta administração está em condições de promover a conduta ética em toda a empresa. Esta estrutura básica precisa ser apoiada e estendida por uma grande variedade de medidas e práticas.

18 Ética Profissional Exemplos de esforços da administração em cultivar valores éticos na empresa inclui-se palestras inspiradoras, oferecimento de treinamento ético, fornecimento de bons exemplos, repressão à má conduta e auxílio a funcionários que estão preocupados ou confusos com questões éticas.

19 Ética Profissional Medidas para administrar a ética da empresa:- Sensibilidade ética; Capacidade de julgamento da alta administração; Estratégias e operações sólidas; Pessoal ético;

20 Ética Profissional Programas de ética:- Medidas de esforços; Incentivos e salvaguardas estruturais.

21 Ética Profissional Prover a empresa de pessoal ético e fazer com que ela se cerque de uma assessoria formada por pessoas do mesmo calibre. Exige-se uma seleção de indivíduos que subscrevam fortes princípios morais, ( e a rejeição de candidatos carentes neste particular).

22 Ética Profissional Nomeação de pessoal hábil no fornecimento de liderança moral para cargos em que tal liderança possa produzir o maior efeito sobre outros membros da empresa.

23 Ética Profissional Cercar a organização de pessoal ético requer que os valores morais, sejam uma consideração muito importante.

24 Ética Profissional Na seleção de consultores profissionais (jurídicos, financeiro, contábeis, fiscais, publicitários, administrativos, etc.). Na seleção de fornecedores, companhias associadas ( distribuição, sócios em empreendimentos conjuntos, etc.). E nos casos apropriados ( tais como em certas áreas de marketing industrial ), até mesmo de clientes.

25 Ética Profissional As ações gerenciais complementam-se e reforçam-se mutuamente na formação de uma orientação organizacional que fomente a conduta ética e desestimule a má conduta e ações desleais. Juntas formam um enfoque abrangente da administração da ética empresarial.

26 Ética Profissional À adoção de um programa ético empresarial e o aproveitamento da alavanca superalimentadora, que o clima ético na empresa oferece, promove inovação e aceitação de risco. Os desafios associados a ética na empresa, podem ser diferentes de tudo que jamais se experimentaram antes.

27 Ética Profissional O desenvolvimento de um modo operacional ético exige mais tempo do que se imagina. A tarefa jamais será inteiramente concluída, derrotas podem ocorrer e forças contrárias podem atuar continuamente. É fácil também aceitar pelo valor aparente, resultados superficiais e exagerados, disfarçando as fundações de todo o processo de ética empresarial.

28 Ética Profissional Na administração da ética na empresa, os resultados não são proporcionais ao esforço. É mais provável que meias-medidas resultem mais em terreno perdido do que em meio progresso. A ética nos negócios é uma dessas atividades empresarias em que é importante fazer a coisa certa desde o começo.

29 Ética Profissional A empresa precisa considerar a ética empresarial como uma experiência positiva. Que pode proporcionar satisfação e realização por si mesma. E não como um conjunto de sanções que limitam e ameaçam pessoas em seus cargos.

30 Ética Profissional As empresas mais bem sucedidas na manutenção de altos padrões de conduta. São aquelas nas quais a alta administração desenvolveu a sensibilidade e compreensão para as dimensões éticas de suas decisões.

31 Ética Profissional A conduta ética da empresa precisa ser posta em prática através de sólidos sistemas. Procedimentos e pessoas representam o ponto de partida, de importância critica; Que dá direção e estabelece o tom certo de todo o processo de administração da ética empresarial.


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