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CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS do KIWI Riqueza Nutricional

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Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS do KIWI Riqueza Nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS do KIWI Riqueza Nutricional
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde” CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS do KIWI Riqueza Nutricional Resultados do Projecto AGRO 688 Justina Franco – Escola Superior Agrária de Coimbra Oliveira do Bairro, 20 de Julho de 2005

2 QUALIDADE É o ponto de partida para abordar a QUALIDADE
(Atributo complexo ) Definida de diferentes formas conforme os intervenientes (melhorador, produtor, armazenista, retalhista e CONSUMIDOR) CONSUMIDOR médio é uma abstracção inexistente. O que existe são consumidores que em determinados momentos específicos têm necessidades concretas, que visam a sua satisfação com o consumo de determinado produto É o ponto de partida para abordar a QUALIDADE

3 COMPONENTES da QUALIDADE
APARÊNCIA VISUAL Tamanho: dimensões, peso, volume Forma e aspecto: regularidade e uniformidade Cor: intensidade e uniformidade Brilho: natural ou de cera Defeitos: externos e internos TEXTURA Firmeza Estaladiço Fibroso Dureza SABOR Aromas Maus sabores e odores Doçura Acidez Adstringência Amargo

4 COMPONENTES da QUALIDADE
VALOR NUTRITIVO Vitaminas Minerais Hidratos de carbono Proteínas Gorduras SEGURANÇA Componentes tóxicos naturais Contaminantes: resíduos químicos de pesticidas e de metais pesados ou produtos de limpeza Micotoxinas Contaminação microbiana

5 O CONSUMIDOR VALORIZA:
ASPECTO SABOR BENEFÍCIOS para a SAÚDE

6 As mesmas amostram foram analisadas no LABORATÓRIO da Fitotecnia
Para melhor entender as preferências do CONSUMIDOR de KIWI o grupo da ESAC envolvido no PROJECTO AGRO 688 tem promovido PROVAS de FRUTOS: FRUTOS UTILIZADOS KIWIS que se comercializam em PORTUGAL em diferentes épocas do ano – NACIONAIS e ESTRANGEIROS PROVADORES Professores Alunos Funcionários (Consumidores e apreciadores de Kiwi) ESAC As mesmas amostram foram analisadas no LABORATÓRIO da Fitotecnia

7 O QUE SE ANALISOU: Tamanho: dimensões, peso, volume Dureza
APARÊNCIA VISUAL Tamanho: dimensões, peso, volume Forma e aspecto: regularidade e uniformidade Cor: intensidade e uniformidade Brilho: natural ou de cera Defeitos: externos e internos TEXTURA Firmeza Estaladiço Fibroso Dureza SABOR Aromas Maus sabores e odores Doçura Acidez Adstringência Amargo Vitaminas Minerais Hidratos de carbono Proteínas Gorduras VALOR NUTRITIVO

8 RESULTADOS DEZEMBRO

9 Os frutos NACIONAIS não estavam tão maduros:
Possuíam Maior dureza; Apesar de terem mais açúcares os provadores consideraram-nos menos doces. A ACIDEZ sobrepõe-se à DOÇURA

10 MAIO

11 Os frutos NACIONAIS encontravam-se num BOM ESTADO de MATURAÇÃO
Possuíam Maior doçura IR mais elevado Melhor textura Dureza inferior

12 JUNHO

13 estava em final de campanha
O KIWI NACIONAL estava em final de campanha Mesmo assim, obteve: MELHOR COTAÇÃO: Doçura (IR baixo e acidez também baixa) Sabor Textura

14 CONCLUSÕES O KIWI é um fruto que tem teores sólidos solúveis entre ºBrix (laranja ºBrix) e acidez superior à laranja; Quando num bom estado de maturação é apreciado pelo consumidor; Os KIWIS NACIONAIS no início da campanha deverão ser comercializados ligeiramente mais maduros; Se as condições de colheita, selecção e conservação forem mais eficientes, os KIWIS NACIONAIS, poderão ter a preferência dos consumidores no mês de Junho.

15 BEM HAJAM! Equipa de trabalho: Justina Franco Filipe Melo
Rosa Guilherme Fátima Abreu


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