A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marie Curie (1867-1934).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marie Curie (1867-1934)."— Transcrição da apresentação:

1 Marie Curie ( )

2 Pierre Curie, que morreu atropelado por uma charrete
Marie Curie nasceu em Zárate da Polónia, Varsóvia(quando fazia parte do imério Russo), onde viveu até os 24 anos. Em 1891 mudou-se para Paris para continuar seus estudos. Estudou Física e Química na Universidade de Sorbonne, sendo a primeira professora nos tempos modernos, onde conheceu o marido e companheiro de pesquisas, Pierre Curie, que morreu atropelado por uma charrete .

3 Juntos investigaram novos materiais radioativos, em particular um composto de urânio, como o minério pechblenda, que apresentava a particularidade de ser mais radioativo do que o urânio, que era extraído dela.

4 Em 1898 chegou à conclusão de que este composto deveria conter traços de um elemento muito mais radioativo do que o urânio, anunciando em 26 de dezembro desse ano a existência de uma nova substância. Depois de muitos anos de trabalho incessante, durante os quais tratou muitas toneladas de pechblenda, foi concentrando o material progressivamente e depois isolando dois compostos radioativos, primeiro como cloreto e depois como elemento puro. Deu o nome de "Polônio" (pelo seu país de origem), e "Radio" (por sua intensa radioatividade). Os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.

5 Marie foi a cientista mais conhecida da história.
Marie com o marido, Pierre e Henry Becquerel, receberam o Prémio Nobel da Física, e 9 anos depois ela recebeu o Prêmio Nobel de Química por seus trabalhos sobre o rádio. Irene Curie (filha do casal) também foi cientista e prêmio Nobel como os seus pais.

6 O Nobel em Física foi concedido "em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". O de química, "em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento."

7 Morreu de leucemia em um sanatório
Morreu de leucemia em um sanatório. Em 21 de abril de 1995, suas cinzas e as de seu marido foram enterradas no Panteão de Paris, tornando-se assim a primeira mulher a receber tal honra.

8 Foi uma mulher adiante de seu tempo.
Marie Curie representa o trabalho, o esforço para conseguir alguma coisa, já que o fato de ser mulher e viver nos tempos em que a sociedade era extremamente preconceituosa dificiltava e muito a pesquisa, no entanto conseguiu dedicar a sua vida ao que realmente gostava. Seus avanços em química foram realmente importantes e representam, hoje, um grande apoio para entender muitos compostos radioativos. Foi uma mulher adiante de seu tempo.


Carregar ppt "Marie Curie (1867-1934)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google