A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existem os olhos, e existe o olhar.... - O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existem os olhos, e existe o olhar.... - O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez)"— Transcrição da apresentação:

1 Existem os olhos, e existe o olhar...

2 - O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez)

3 Os apresentadores do Jornal Nacional e do Fantástico fazem pose de preocupados quando o assunto é aquecimento global e crise ambiental, porém, a mídia televisiva, mais do que qualquer outra, estimula incessantemente o consumismo, e quão pouco faz para conscientizar...

4 Troque de carro. Troque de tevê. Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Beba mais cerveja. Troque de celular. (24 horas por dia, 07 dias por semana) Etc., etc., etc...

5 “Consumo, logo existo.” Na sociedade consumista, quem não consome não existe.

6 William Bonner equiparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson, - um sujeito preguiçoso, burro, que adora ficar no sofá, assistindo tevê, comendo rosquinhas e bebendo cerveja, e que só dá mancadas na vida.

7 O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor-chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que nivela milhões de telespectadores como “Homer Simpson”...

8 A pergunta que devemos nos fazer é: - E se William Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição, e a quem interessa que continuemos assim...?

9 A televisão amolece o corpo, a televisão amolece o espírito.

10 No Brasil, segundo o Ibope, as pessoas vêem, em média, cinco horas de tevê por dia.

11 Até quando vamos prolongar nosso passivo imobilismo, nossa paralisante apatia?

12 O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado, que compra quando e o que lhe mandam comprar...

13 Por lei, as emissoras são obrigadas a incluir programas educativos na sua programação. A educação leva a um consumo consciente, diminuindo o faturamento das emissoras. Porém, tais programas são relegados a horários de pouquíssima audiência. Globo Ciência e Globo Ecologia passam, por exemplo, de manhã, quase de madrugada, a partir das 6:30h. Quanto mais se anular o “sujeito pensante”, maior o lucro imediato...

14 TV GlobinhoMais Você Vale a Pena Ver de Novo Sessão da Tarde Malhação Novela das seis Futebol - Segunda a sexta: (será que vale mesmo?) Novela das sete Novela das oito Vídeo Show Tela Quente

15 Propagandas Compre Beba Consuma Exista

16 E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de piorar ainda mais...

17 O que dizer do Domingão do Faustão?

18 E o que dizer das vídeo-cassetadas do Faustão? Pancadas que ferem, tombos que machucam...

19 Em maio de 1995 o ator Christopher Reeve sofreu uma queda enquanto andava a cavalo. O acidente o deixou tetraplégico.

20 Faustão, da próxima vez que resolver zombar dos tombos e da desgraça alheia, lembre-se da sina desta família...

21 Beba com moderação...

22 “Países desenvolvidos vêm estabelecendo políticas restritivas para o anúncio de bebidas alcoólicas, inclusive cerveja, preocupados com a saúde da população em geral e dos jovens em particular. Tais restrições ocorrem pela simples e óbvia valorização da vida...”

23 Segundo levantamento realizado pela PUC/RS, os acidentes de trânsito, nas estradas e nas vias urbanas, resultam em mais de 80.000 mortes por ano no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos metade destes acidentes estão relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas.

24 Embriague-se com moderação...

25 E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”? (Quão deturpados os conceitos de heroísmo e martírio transmitidos. A que ponto chegamos...)

26 seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital... Quem sabe o próximo “reality show” possa mostrar a dura realidade de muitos professores e alunos da rede pública, Aí sim teríamos um show de realidade...

27 Enquanto que em outros países o formato “reality show” vem perdendo espaço, no Brasil continua ocupando o horário nobre, o que prova a competência dos marqueteiros globais. Um programa fútil, vazio, totalmente desprovido de qualquer princípio ético, e que instituiu a fofoca em escala nacional. A Rede Globo já comprou os direitos de transmissão do BBB até o ano 2020.

28 E o que dizer das festas promovidas pela produção do Big Brother? Que belo exemplo são para os nossos jovens: “Bebam para serem felizes, para promoverem farras sexuais”. Obrigado, Rede Globo.

29 Já foi dito que o teatro é a arte do ator, o cinema, a arte do diretor, e a televisão, a arte do patrocinador. A televisão funciona como um intermediário entre a agência de propaganda, que quer vender o seu produto, e a audiência, o telespectador. A tevê existe por causa do intervalo.

30 A guerra pela audiência, como toda guerra, é covarde e suja. E na guerra pela audiência, como em qualquer guerra, são as crianças as principais vítimas...

31 A televisão transforma crianças da mais tenra idade em consumidores.

32 “A cada interrupção de seus desenhos, continua a fazer seu catálogo mental, um rol infindável de desejos: - o tênis com rodas, armas poderosas de super- heróis inacreditáveis ("mamãe, você sabe que com isso vira Power Ranger de verdade?"), mais tocadores de MP3, celulares ("mamãe, isso é de criança? Se for, eu quero"), videogames e até títulos de previdência privada anunciados como se fossem pirulitos.”

33 “Não há refúgio: até mesmo nos canais pagos com preocupações ditas educativas, a disputa pela hora em que a criança formula o desejo de ter algo que precisa ser comprado pelos pais é implacável. *****

34 Especialistas em comportamento infantil têm constatado mudanças significativas provocadas pela exposição massiva e precoce à publicidade. ***** Segundo constatado, dentre as primeiras palavras pronunciadas, as primeiras intenções de transmitir uma mensagem verbal, já aparece a palavra “compra”...

35 Pesquisa realizada com crianças de nove anos de idade, de escolas particulares da cidade de São Paulo, revelou que elas trocam, em média, seus aparelhos celulares a cada seis meses, por novos lançamentos. Este consumismo desenfreado, que nos tem conduzido à iminência de um colapso ambiental, é apenas um dos efeitos maléficos da televisão. ***** Bens materiais perderam seus valores intrínsecos, passando a ser vistos como objetos de ostentação. Será que uma criança de nove anos tem necessidade de um aparelho celular?

36 Diante da tevê, o telespectador está fisicamente inativo. Dos seus sentidos, trabalham somente a visão e a audição, mas de maneira extremamente parcial. Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem.

37 Os pensamentos estão praticamente inativos: não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta. Isso ficou provado em pesquisas sobre os efeitos neurofisiológicos da tevê.

38 O eletroencefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo televisão indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

39 O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, especialmente seu olhar fixo, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

40 Na leitura, é preciso produzir uma intensa atividade interior: num romance, imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.

41 A tevê, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental: - as imagens chegam prontas, não há nada para associar. Não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido...,

42 ...porque as velocidades das mudanças de imagem, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.

43 Uma condição similar à da hipnose.

44 Tudo isso significa que o telespectador está num estado de consciência que têm os animais quando não são atraídos por uma atividade exterior (como caçar, prestar atenção em um possível perigo, procurar alimento, etc.).

45 “A televisão mata a imaginação e leva ao estado hipnótico.” "Na tevê não há aprendizado, há condicionamento.” Valdemar Setzer Professor da USP

46 Infelizmente, a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância. As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não nas crianças ou no futuro da nação.

47 Além de condicionar um consumismo desenfreado, estudiosos listam, ainda, dentre as influências maléficas da televisão: - sobrecarga sensorial, sendo que a tevê hiperestimula o cérebro e faz com que se perca o costume de prestar atenção em atividades que exigem uma concentração maior, tais como ler, jogar xadrez ou assistir às aulas; - indução a comportamentos violentos; - desencadeamento de uma sexualidade prematura, artificial e doentia.

48 Lembre-se de que o exemplo é o mais forte dos ensinamentos. Não podemos restringir o tempo de televisão de nossos filhos sem reduzir o nosso próprio.

49 Além do que, a cultura comercial e consumista é ruim para as crianças, e também para nós adultos: ao protegê-las, poderemos também nos libertar.

50 - Limite sua própria permanência frente à televisão. Dê um bom exemplo através de sua moderação e discriminação ao assistir programas; - Torne-se um alfabetizado na mídia, avaliando criticamente a programação e as publicidades veiculadas; - Não transforme a tevê no ponto central da casa. Evite colocar a tevê no lugar mais importante; - Ligue a tevê somente quando houver algo específico que você decidiu que vale a pena assistir; - Evite usar a televisão como se fosse uma babá para seus filhos.

51 Maria Teresa Rocco, professora da Faculdade de Educação da USP e estudiosa da televisão há mais de 20 anos, aconselha uma exposição diária de, no máximo, 45 minutos. Se atentarmos para o fato de que a criança brasileira passa em média cinco horas por dia em frente à tevê ( Ibope ), quanta influência da mídia ela sofre?

52 Troque de carro, troque de celular, mude de operadora, temos os melhores planos, beba mais cerveja...

53 Compre!

54

55 Deborah Secco de calcinha e sutiã (Fonte: Folha de SP) dá recorde de audiência à novela "Paraíso Tropical" E no horário nobre:

56 “Zorra Total” O segundo programa mais assistido pelo público infantil...

57 Propagandas Compre Consuma Possua

58 O quê??? O teu suado dinheiro acabou? Já não dá mais pra comprar o que te anuncio, - supérfluos itens consumistas?

59 “Quem disse que não dá? Venha correndo pegar dinheiro emprestado! Na Fininvest dá!”

60 Endivide-se, Perca noites de sono por conta de dívidas e credores, Enriqueça os agiotas, Mas não deixe de consumir...

61 aquela espiadinha... E agora, vamos dar

62 Alemão, Bam-Bam, Cobra, e Siri... (nossos heróis, segundo os produtores do BBB...)

63 “Se vc quer eliminar fulaninho, ligue... (maldade tirar assim o dinheiro dos pobres e dos pouco instruídos...) É dia de paredão: Se vc quer eliminar fulaninha, ligue...”

64 Quão vazia uma vida pode se tornar...

65 É na infância que se cria uma dependência que, freqüentemente, continua pelo resto da vida.

66 Nada melhor que a tevê para preencher uma vida vazia, carente de aspirações elevadas e sem padrões morais firmes...

67 “Só teremos um país de verdade no dia em que gastarmos mais com escolas do que com televisão, isto é, no dia em que gastarmos mais com a educação do que com a falta de educação.” Millôr Fernandes

68 Por quanto tempo, ainda, iremos permitir que Faustão, Gugu, Tiririca e Pedro Bial “eduquem” as nossas crianças...? Sabendo que o compromisso deles é com os anunciantes, o seu trabalho, impulsionar as vendas.

69 Eficientes campanhas publicitárias nos fazem acumular um acervo de ornamentos e adereços absolutamente dispensáveis (como a constante troca de aparelhos de celular). Vender ou não vender um produto é simples questão de marketing. Basta saber provocar no consumidor o “desejo de consumo”.

70 Lembre-se de que a criança só fica alegre quando recebe alguma coisa de seu interesse: seja um bem material, como um presente ou um bem imaterial, como atenção, respeito, carinho. E, dentre estes dois bens, certamente é o imaterial que ocasiona a felicidade verdadeira, duradoura e genuína.

71 Quais as lembranças mais caras que ficaram guardadas da tua infância?

72 O livro é um tesouro, tesouro maior, o livro lido.

73

74


Carregar ppt "Existem os olhos, e existe o olhar.... - O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google