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| Um caminho para a qualidade Seminários de Engenharia de Software – 01/06/2005 Fábio Ferraz Tiago Soares

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Apresentação em tema: "| Um caminho para a qualidade Seminários de Engenharia de Software – 01/06/2005 Fábio Ferraz Tiago Soares"— Transcrição da apresentação:

1 | Um caminho para a qualidade Seminários de Engenharia de Software – 01/06/2005 Fábio Ferraz (ffp@cin.ufpe.br)ffp@cin.ufpe.br Tiago Soares (tsg@cin.ufpe.br)tsg@cin.ufpe.br

2 01/06/20052 Por que ter um processo? CHAOS Report 2000 (www.standishgroup.com )  Apenas 28% dos projetos de TI são concluídos no prazo e orçamento previstos e com todas as funcionalidades inicialmente planejadas Competitividade / Sobrevivência Melhor entendimento dos projetos Qualidade

3 01/06/20053 A utilização de modelos para a melhoria de processos vêm sendo uma prática constante em organizações de diversas áreas da indústria e do governo; Proliferação de Modelos  Diferentes estruturas, formatos, termos, formas de medição: confusão! Modelos de Processo

4 01/06/20054 Objetivos da Apresentação O que é o CMMI? Como está organizado o CMMI? SW-CMM x CMMI CMMI no Brasil e no Mundo

5 01/06/20055 O que é o CMMI? Guia para desenvolvimento de processos Evolução de modelos Framework que permite a integração de modelos futuros

6 01/06/20056 Introdução ao CMMI É um modelo que descreve orientações para a definição e implantação de processos:  “O que” X “Como”  Orientações definidas através das práticas especificadas A B C D Process 

7 01/06/20057 Objetivos do CMMI Além da integração dos modelos e redução dos custos com melhorias de processo, os seguintes objetivos também fazem parte do modelo CMMI:  Aumento do foco das atividades  Integração dos processos existentes  Eliminar inconsistências  Reduzir duplicações  Fornecer terminologia comum  Assegurar consistência com a norma ISO 15504  Flexibilidade e extensão para outras disciplinas

8 01/06/20058 Níveis CMMI

9 01/06/20059 Nível 1 - Inicial Processo de software ad hoc – imprevisível e quase sem controle Resultados dependem de posturas individuais O processo é uma caixa preta!!

10 01/06/200510 Nível 2 - Repetitivo Processos básicos de gerenciamento de projetos estabelecidos para fazer o “tracking” de custos, cronograma e funcionalidades Sequência de caixas pretas (tarefas) Planejamento e gerência de novos projetos baseados em experiências adquiridas com projetos similares já realizados

11 01/06/200511 Nível 3 - Definido Processo de software documentado, padronizado e integrado em um processo de software padrão para a organização Todos os projetos usam uma versão adaptada e aprovada do processo padrão da organização As tarefas não são mais caixas pretas.

12 01/06/200512 Nível 4 - Gerenciado Processos de software instrumentalizados e controlados quantitativamente Base quantitativa para tomada de decisões Permite prever tendências em processos e em qualidade de produtos

13 01/06/200513 Nível 5 – Em otimização Foco na melhoria do processo A organização tem meios para identificar fraquezas e fortalecer o processo de forma pró-ativa, prevenindo a ocorrência de defeitos

14 01/06/200514 Visibilidade da Gerência

15 01/06/200515 Comparando Representações Staged ML 1 ML2 ML3 ML4 ML5...para um conjunto de áreas de processo estabelecidas pela organização. PA Process Area Capability 0 1 2 3 4 5 PA Continuous...para uma única área de processo ou um conjunto de áreas de processo.

16 01/06/200516 Componentes do Modelo Representação por Estágios Maturity Level Process Area Generic GoalsSpecific Goals Commitment to Perform Ability to Perform Directing Implementation Verification Common Features Generic Practices Specific Practices

17 01/06/200517 TQM >> SW-CMM... TQM aplica-se a todo o contexto do negócio SW-CMM aplica-se especificamente ao software TQM Organização Projetos AC System Hardware Software SW-CMM B

18 01/06/200518 SW-CMM >> CMMI Novas PAs foram acrescentadas Melhores práticas de melhoria de processo foram adicionadas aos requisitos do CMMI Utilização dos conceitos de metas e práticas genéricas para suportar as representações contínua e por estágios.

19 01/06/200519 Defect PreventionCausal Analysis and Resolution Technology Change MgmtOrganizational Innovation & Deployment Process Change Management Quantitative Process MgmtOrganizational Process Performance Software Quality MgmtQuantitative Project ManagementOrganization Process Focus Organization Process Definition Training ProgramOrganizational Training Integrated Software MgmtIntegrated Project Management Risk Management Software Product EngrRequirements Development Technical Solution Product Integration Intergroup Coordination Verification Peer Reviews Validation Decision Analysis and ResolutionRequirements Management Software Project PlanningProject Planning Software Project Tracking & OversightProject Monitoring and Control Software Subcontract MgmtSupplier Agreement Management Software Quality AssuranceProduct & Process Quality Assurance Software Configuration MgmtConfiguration Management Measurement and Analysis LEVEL 4 MANAGED LEVEL 4 MANAGED LEVEL 3 DEFINED LEVEL 3 DEFINED LEVEL 2 REPEATABLE LEVEL 2 REPEATABLE LEVEL 5 OPTIMIZING LEVEL 5 OPTIMIZING SW-CMM CMMI

20 01/06/200520 Família de Modelos SE – System Engineering SW – Software Engineering IPPD – Integrated Product and Proccess Development SS – Supplier Sourcing

21 01/06/200521 Certificações no Mundo Lista do SEI de empresas certificadas: http://seir.sei.cmu.edu/pars/pars_list_iframe.asp Relatório de avaliações do SEI (2002-2004) http://www.sei.cmu.edu/appraisal-program/profile/pdf/CMMI/2005marCMMI.pdf

22 01/06/200522 Dados SEI

23 01/06/200523 Dados SEI

24 01/06/200524 Dados SEI

25 01/06/200525 Certificações no Brasil Fonte: ISD Brasil – 30/03/2005 Dessas empresas, apenas 4 delas são certificadas CMMI !

26 01/06/200526 O projeto CMMI-PSI Objetivo  Promover e preparar o pólo tecnológico de PE para exportação de software de alta qualidade Coordenação  Softex Recife, CESAR, Qualiti e CIn/UFPE Estado Atual do Projeto  Institucionalização dos processos Avaliação prevista para início de 2006

27 01/06/200527 Notícias Recentes A General Motors do Brasil é a primeira indústria no país a obter o nível 2 do CMMI (SOFTEX - Publicada em: 03/2005) IBM obtém CMMI nível 5 (SOFTEX - Publicada em: 30/03/2005) EDS conquista CMMI nível 5 em fábrica do RJ (SOFTEX - Publicada em: 08/04/2005)

28 01/06/200528 Concluindo... O CMMI como um caminho para melhoria da qualidade dos processos Produtos com maior possibilidade de qualidade Fator estratégico para a exportação de software

29 01/06/200529 Referências Chrissis, Konrad, Shrum – CMMI - Guidelines for Process Integration and Product Improvement. Addison-Wesley Capability Maturity Model Integration (CMMISM), Version 1.1, Staged Representation Site oficial do CMMI, http://www.sei.cmu.edu/cmmi/http://www.sei.cmu.edu/cmmi/ Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, http://www.softex.brhttp://www.softex.br Disciplina de Tópicos Avançados em Engenharia de Software – Qualidade e Processos de Software (Cin/UFPE) Treinamento de Visão Geral do CMMI (Inteligência Informática)

30 | Um caminho para a qualidade Seminários de Engenharia de Software – 01/06/2005 Fábio Ferraz (ffp@cin.ufpe.br)ffp@cin.ufpe.br Tiago Soares (tsg@cin.ufpe.br)tsg@cin.ufpe.br


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