A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação para a separação do endereço IP e uma solução: o Locator ID Separation Protocol Marcelo Rocha Machado Profesores: Luis Henrique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação para a separação do endereço IP e uma solução: o Locator ID Separation Protocol Marcelo Rocha Machado Profesores: Luis Henrique."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação para a separação do endereço IP e uma solução: o Locator ID Separation Protocol Marcelo Rocha Machado machado@gta.ufrj.br Profesores: Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa luish@gta.ufrj.br Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte otto@gta.ufrj.br

2 Internet Criada na década de 70. Começa a demonstrar rugas. Tamanho das tabelas de Roteamento! Porque existe problema? Como resolver?

3 Multihoming

4 Engenharia de tráfego

5 Renumeração

6

7 Solução? Endereços Agregáveis pelo provedor Endereços Independentes de provedor Soluciona! Aumenta a tabela do BGP =(

8 Tamanho das Tabelas Retirado de http://bgp.potaroo.net/

9 Sobre Carregamento do endereço O endereço IP está sobrecarregado QUEM ONDE (Chiappa) Dividir o endereço Identificador Localizador

10 Locator ID Separation Protocol - LISP

11 LISP Separa o endereço IP Mapear e Encapsular Endpoint ID e Routing Locator

12 Novos Endereços Endpoind ID - EID Ponto Final Distribuídos entre domínios. Nó que realiza comunicação Routing Locator- RLOC Posição Física Distribuído topologicamente Agregação!! Nós de “borda”

13 Funcionamento Comunicação continua normal EID? Um endereço IP Roteadores de Túnel Ingrees Tunnel Router - ITR Egrees Tunnel Router - ETR Túnel entre ITR e ETR ITRs e ETRs => RLOC Encapsular com cabeçalho LISP

14 Cabeçalho Retirado de http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/archived_issues/ipj_11-1/111_lisp.html

15 Mapeamento de EID em RLOC Sistema de Mapeamento de endereços Muitos em “desenvolvimento” LISP+ALT, LISP-CONS, NERD, EMACS “Cada ETR sabe que EIDs estão associados aos seus RLOCs” Informações distribuídas na rede Mensagens de Controle para buscar o mapeamento Map Request Pedido de mapeamento Map Reply Resposta de mapeamento Data Probe Sonda

16 Topologia Alternativa Rede Overlay EIDs são anunciados Pode acarretar na perda do primeiro pacote

17 Passo a Passo Retirado de http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/archived_issues/ipj_11-1/111_lisp.html

18 Diminui o problema de tamanho da “Zona sem Default” Não reformula a internet, apenas remenda Conclusões Tunelamento para Inter-Domínio MTU? Atraso? Implementação gradual Work In Progress!

19 Referências http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/archived_issues/ipj_ 11-1/111_lisp.html Artigo de David Meyer um dos criadores do LISP http://bgp.potaroo.net/ Informações dobre as tabelas BGP http://tools.ietf.org/html/draft-ietf-lisp-05 Útima versão do draft do LISP

20 Perguntas Qual o problema da Internet que a separação de endereços quer resolver? Como esta separação funciona?

21 Perguntas Qual o problema da Internet que a separação de endereços quer resolver? Como esta separação funciona? O sobre carregamento do endereço IP que acumula funções de identificar o nó, o quem, e o lugar físico da rede, o onde. Dois novos endereços são criados um para cada identificação diferente.

22 Perguntas Como o LISP faz para separar o endereço?

23 Perguntas Como o LISP faz para separar o endereço? Ele usa a técnica de mapear e encapsular. O pacote percorrerá a internet através de um túnel, onde o RLOC é usado para o roteamento. Após chegar no domínio de destino o EID passa a ser utilizado.

24 Perguntas Explique, em termos gerais, o cabeçalho LISP.

25 Perguntas Explique, em termos gerais, o cabeçalho LISP. O cabeçalho LISP é, na verdade, um cabeçalho IP seguido de um cabeçalho UDP que são colocados em um pacote IP. O endereço de destino do cabeçalho IP exterior é o RLOC do destino e do interior é o EID.

26 Perguntas Como o ITR consegue as informações de mapeamento EID para RLOC?

27 Respostas Como o ITR consegue as informações de mapeamento EID para RLOC? Através de mensagens de controle específicas que são enviadas para o sistema de mapeamento. O "map request" pede um mapeamento específico. Ele é respondido por um "map reply", que contém este mapeamento. Pode-se usar o "data probe" para não perder o primeiro pacote no request.

28 Respostas Porque que, mesmo com o EID servindo como meio de rotear os pacotes dentro de seus domínios, o LISP consegue, praticamente, eliminar o problema com o tamanho da tabela do DFZ?

29 Respostas Porque que, mesmo com o EID servindo como meio de rotear os pacotes dentro de seus domínios, o LISP consegue, praticamente, eliminar o problema com o tamanho da tabela do DFZ? O EID servirá apenas para o roteamento dentro do domínio final e inicial da comunicação. Por toda a internet o RLOC que será o parâmetro de roteamento. Logo as informações sobre os EIDs são estritamente locais e não são anunciadas na internet. Como o RLOC, por ser distribuído de acordo com a topologia da internet, será a única informação a ser anunciada, o nível de agregação alcançado será alto.

30 OBRIGADO


Carregar ppt "Motivação para a separação do endereço IP e uma solução: o Locator ID Separation Protocol Marcelo Rocha Machado Profesores: Luis Henrique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google