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Técnicas de comunicação

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Apresentação em tema: "Técnicas de comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de comunicação
Introdução a história da propaganda

2 Existem vários relatos que procuram explicar o nascimento da propaganda. Alguém já até tentou dar um ar científico à origem da propaganda dizendo que quando o homem das cavernas pendurava uma pele de animal na entrada de sua caverna, esse ser pré-histórico já estava fazendo sua divulgação aos interessados no produto. Arqueólogos trabalhando em países ao redor do Mar Mediterrâneo descobriram escritos anunciando vários eventos e ofertas.

3 Os romanos pintavam as paredes para anunciar lutas de gladiadores, e os fenícios pintavam figuras promovendo seus artigos em grandes rochas ao longo de rotas movimentadas. Uma pintura em uma parede de Pompéia louvava um político e pedia votos ao povo. Outra antiga de propaganda era a marca que os comerciantes colocavam em seus produtos tais com potes. À medida que sua reputação se espalhava de boca em boca, os compradores começavam a procurar por uma marca em particular.

4 O momento de transição na história da propaganda mundial ocorreu em meados do século XV, quando Johann Gutemberg inventou a imprensa.

5 Embora não haja completa precisão a respeito do assunto Sampaio (1999, p.19) diz que o termo propaganda teve sua origem depois que a Igreja criou uma congregação religiosa para propagar a fé. Derivado do latim “propagare” que significa plantar uma muda no solo para uma nova reprodução, esse termo teve ampla utilização ligado ao protestantismo e ao surgimento do panfleto (LUPETTI, 2000, p.31). A Congregação Religiosa, segundo Pinho (1990, p.20) teve como objetivo fundar seminários destinados a formar missionários para difundir a religião e a imprimir livros religiosos e litúrgicos. Procurando contrapor-se aos atos ideológicos e doutrinários da Reforma Luterana

6 Após o movimento protestante o papa Clemente VII fundou a Congregação da Propaganda com o objetivo de propagar a fé católica ao mundo Em 1622, a propaganda recebeu um grande incentivo com o lançamento do primeiro jornal inglês The Weekly News. Benjamin Franklin é conhecido como o precursor da propaganda americana porque sua Gazette, publicada em 1729, teve grande repercussão na época. As agências de propaganda foram criadas a partir da segunda metade do século XIX, por fabricantes e corretores que trabalhavam para jornais e recebiam comissão pela venda de espaço de propaganda para várias empresas.

7 Pouco a pouco, formaram agências e aproximaram-se mais dos anunciantes
Pouco a pouco, formaram agências e aproximaram-se mais dos anunciantes. As agências passaram a oferecer mais propaganda e serviços de marketing para seus clientes. A publicidade como conhecemos hoje, organizada como uma industria, com agências de propaganda e publicitários, teve início em 1871, com a fundação da primeira agência americana: JW Thompson. Verdadeira expansão no século XIX. Tecnologia e técnicas de produção em massa.

8 A chegada da propaganda no Brasil
Contemporânea ao “descobrimento” Desde a carta de Pero Vaz de Caminha à D. Manuel, o Brasil exercita o marketing a fim de escapar do destino que nos fora reservado por Cabral: ser uma colônia. Dos nossos índios que também já agiam nesse sentido, pintando papagaios para vendê-los como araras e assim “lesavam” os consumidores europeus, até os camelôs de hoje em dia, “vale tudo” (desde que se tenha ética e eficiência) quando se trata de vender uma idéia ou produto.

9 No Brasil, a propaganda está no sangue
No Brasil, a propaganda está no sangue! Mascates, ambulantes, tropeiros foram os primeiros vendedores, muito antes das vendas por telefone, catálogos ou Internet. E assim a história seguiu-se até a década de 50. Através de transportes mais modernos, bolsas, tecidos importados, coisas da China e da Ilha da Madeira eram levadas aos lares brasileiros, até as donas-de-casa (as maiores consumidoras do país). No Brasil colonial a propaganda de boca mostrou ser tão eficaz quanto os panfletos colados nos postes, ou portas

10 1808 – vinda de D. João VI para o Brasil e a criação da Imprensa Régia
1808 – vinda de D. João VI para o Brasil e a criação da Imprensa Régia. A colônia civiliza-se. Enfim, o jornal! Surge a “Gazeta do Rio” e depois dela os anúncios.Os primeiros anunciantes divulgavam seus interesses em vender ou comprar terras, imóveis e escravos. “Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquim da Silva, que mora nas mesmas casas”

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12 1819 – entra em cena o trio poderoso: Jornal, classificados, agência de propaganda. Nessa época, os anúncios eram uma espécie de classificados de tamanho maior. E os grandes anunciantes eram: remédios, tonificantes e elixires. Era preciso “vender” saúde nos tempos das pragas, moléstias e pestes que assolavam as sociedades. 1821 – Surge o primeiro jornal de anúncios – o “Diário do Rio de Janeiro”, onde os anúncios apresentavam textos longos e poucas ilustrações. Tudo muito formal (palavras, expressões) e pouco comercial.

13 Viação do Rio Grande A publicidade tal qual a conhecemos atualmente surgiu no Brasil em meados de Foi somente a partir de 1807, com a transferência da corte portuguesa ao Brasil e, um ano depois, com a criação da Imprensa Régia, que surgiu de fato o primeiro jornal oficial do país: a Gazeta do Rio de Janeiro. Em 1806, Hipólito da Costa já havia criado em Londres o primeiro jornal não-oficial brasileiro.

14 Escravo Macota Antes da abolição da escravidão no Brasil, era comum anúncios classificados de resgate de escravos. Este anúncio foi veiculado em 1876 no jornal 'O Estado de São Paulo'.  “Atenção. Aos possuidores de escravos: Precisa-se saber quem é o atual possuidor do escravo Manoel, crioulo, com o apelido Macota; foi escravo do major José Mascarenhas Galter, do Paty do Alferes, Província do Rio, é filho da escrava Presciliana e irmão de Floripe, pardo, e Apolinaria, cabra. Foi há mais de 15 anos vendido em Vassouras por Francisco José da Silva a um negociante de escravos de Queimados, que o vendeu na cidade de Campinas. Quem possuir o dito escravo, pode dirigir-se aos Srs. Siqueira & Rosas, de Santos, ou a Marcondes Machado & Comp., rua Municipal número 1 – côrte, que o antigo senhor compra e paga bem, por ter dele necessidade”.

15 Rei dos Remédios Brasileiros - 1889
Muitas décadas atrás, remédios prometiam verdadeiros milagres por meio da propaganda. Recursos fantasiosos e assustadores eram usados para ilustrar o "antes" e "depois" do uso destes medicamentos. Diretamente de 1889 conheça o Xarope de Alcatrão e Jataí.

16 Bomba Portátil para Jardins Gould - 1878
Muito antes de qualquer debate sobre a importância de evitar o desperdício de água, a bomba portátil para jardins Gould revolucionava o mercado com um produto ecológico em 1878.  O equipamento dispensava a torneira e bombeava água diretamente de um balde. Tratava-se de um grande avanço, especialmente porque a água encanada ainda era um luxo reservado a poucos na época.

17 Drops de Cocaína (Cura para Dor) - 1885
Por apenas 15 centavos, drops que usa a cocaína como sua composição básica prometia cura para a dor: ”Cocaína. A dor de dentes desaparece. Cura instantânea!”. Propaganda de 1885.

18 Escravo Fugido e Alcoólatra - 1881
Antes da Lei Áurea era comum encontrarmos anúncios classificados de venda e busca de escravos. Muitos fugiam de seus "donos", obrigando o anúncio de captura com recompensa. Observem que no anúncio abaixo, além de detalhes do escravo, chama a atenção o vício do álcool:

19 "Aluga-se um preto" (Escravo) - 1881
Este anúncio foi apresentado no jornal 'O Estado de São Paulo' no dia 20 de janeiro de 1881: “Aluga-se um preto para todo serviço, tendo o ofício de pedreiro, por mês ou por dia; para tratar com José Pinto Magalhães Cardoso, rua da Estadão da Luz número 8″.

20 Dentaduras sem dores O Dr. Palhar atendia em sua residência no Hotel Albion, na Rua Alegre, próximo ao Largo Santa Ifigênia. O cirurgião chumbava dentes a ouro, marfim ou massa metálica. E prometia extrair dentes e raízes sem dor, “por meio de preparados”, além de oferecer um “agradável remédio que combate em dois minutos a mais aguda dor de dentes”. Publicado em 10 de novembro de 1878 no jornal 'O Estado de São Paulo'.

21 Cerveja Guiness (Recomendada pela Faculdade de Medicina) - 1889
“Cerveja preta de Guiness, marca registrada do Gato, cerveja preta, afamada e recomendada pela Faculdade de Medicina, em toda parte do mundo pelas suas qualidades medicinais e fortificante, Únicos agentes no Estado de S. Paulo, F. S. Hampshire & C, Ltda”.  Publicado em 13 de agosto de 1889 no jornal 'O Estado de São Paulo'.

22 Anúncio de Chapéu Perdido - 1876
Alguns anúncios classificados são históricos e inusitados. O jornal 'O Estado de São Paulo' apresentou em 1876 um anúncio de um senhor que perdeu seu chapéu. Notória a formalidade e riqueza do texto para descrever um simples chapéu. “Pede-se à pessoa que, por engano, levou do salão da Propagadora, na noite da instalação da Sociedade Typographica, um chapéu novo, tendo a copa mole e aba dura, com forro de cetim carmezim e com a marca da fábrica Bierrembach, o obséquio de o mandar entregar nesta typografia, pelo que desde já se confessa grato o seu proprietário”.

23 Casa Bancária (Empréstimo) - 1879
O juro era de 4% ao ano. Theodoro Reichert, dono da Casa Bancária, comunicava os clientes em anúncio publicado dia 1 de janeiro de 1879:  “Entrado minha casa no 16º ano de existência, continuo a descontar letras com duas firmas, dar dinheiro a prêmio sob garantia e títulos comerciais, apólices de dívida pública, ações da estrada de ferro, ouro e prata cunhados e abro contas correntes caucionados e dou dinheiro sobre hipotecas. Recebe dinheiro a prêmio com as seguintes taxas: pagável à vista, 4% ao ano; a prazo de seis meses, 6% ao ano; a prazo de um ano, 7% ao ano”.

24 Chegaram Bicicletas Anúncio de para promoção de bicicletas. Naquela época, muitos produtos precisavam ser anunciados sobre sua chegada (reposição de estoque) no mercado brasileiro. 

25 Cerveja Hackerbrau A Cerveja Hackerbrau era importada, sendo encontrada em Santos e em São Paulo. Propaganda veiculada no jornal "O Estado de São Paulo". “A melhor cerveja de atualmente. Únicos importadores: Rodolfo Wahnschaffe & Comp. em Santos e São Paulo”.

26 Loja da China Os primórdios do "Made in China", diretamente de Veiculado no jornal 'O Estado de São Paulo', um varejista chinês buscava a promoção de seu novo negócio no folhetim. Raridade publicitária.

27 Primeiro Merchandising da História - 1876
Uma curiosidade vinda de 1876: primeira notícia sobre a invenção da mistura de publicidade no enredo da novela: “Um editor publica interessantíssimos romances de intrincado enredo e situações de efeito. O leitor, cuja atenção é atraída desde as primeiras páginas, segue com interesse o fio da história, busca com ansiedade o desenlace das mil peripécias que o matizam e, de súbito, quando menos o espera, dá de rosto com o anúncio de uma casa de modas ou com o reclames de um armazém de gêneros de consumo. É um choque inesperado que faz refletir e meditar”.

28 Cocaína de Chaves SIM! 1894! Diante as dores nos dentes e ouvidos, qual a melhor solução? As "inofensivas" gota de cocaína de Chaves! O que pode ser assustador nos dias de hoje, 100 anos atrás seria a solução do alívio imediato da dor. Extraído do jornal "O Estado de São Paulo.

29 Campainha Elétrica (Rei dos Mágicos) - 1878
Nos dias atuais pode ser algo comum. Imagine como a publicidade tratou o lançamento da campainha elétrica no mercado em 1878? O primeiro anúncio de campainha elétrica publicado no jornal 'O Estado de São Paulo' foi de um agente da empresa portuguesa ‘Ao Rei dos Mágicos’. Confira: “As afamadas Campainhas Electricas da referida casa oferecem a maior comodidade em casas particulares, hotéis, hospitais, fazendas e estabelecimentos públicos. Estas campainhas tem a propriedade de chamar e responder, conforme os sinais convencionais. Quem precisar deste melhoramento, geralmente adotado na corte, pode dirigir-se ao Hotel da Europa, rua da Imperatriz”.

30 Cigarros Veado Em 1899 era comum os senhores combinarem rodadas de negociações ou um brunch para fumar um Veado. Uma raridade que descobrimos de mais de 100 anos atrás.

31 O primeiro filme publicitário da história
Inventado em 1895, o cinema rapidamente atraiu milhares de curiosos para as salas de exibição. Algum tempo depois de conhecer a novidade na Feira Mundial de Bruxelas, em 1897, Edouard Cointreau, criador do famoso licor que leva seu sobrenome, encomendou aos irmãos Lumière o que viria a ser o primeiro filme publicitário da história.  Nele, após recusar vinho e champagne, o Pierrot (mascote da marca criado em 1898) pede por Cointreau. A jornada imaginária começa com sonhos do personagem: uma imagem sobreposta mostra uma mulher que parece estar se despindo. É difícil precisar a data de criação do filme, que teria sido rodado entre 1898 e Os dois pôsteres que aparecem no fundo do cenário confirmam o período: o rótulo da garrafa mostrada não tem a medalha ganha pela bebida na Feira Mundial de Paris em 1900.

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33 A população multiplica-se com o êxodo de trabalhadores rurais para as grandes cidades e a chegada dos imigrantes. Surgem novos nichos de consumo. Implantam-se fábricas de bebidas e alimentos e, ao mesmo tempo, evidencia-se uma nova demanda de serviços. Aprimoram-se os veículos de comunicação com a técnica de fotogravura, o boom das revistas ilustradas e o processo de cromotipia. A mídia de massa passa a ser uma necessidade e, nessa busca por uma maior cobertura, surgem os anúncios em bondes e nos cartões-postais, milhões deles circulando o Brasil, paralelo a ações promocionais de rua. Nessa época o setor gráfico cresceu muito devido ao sucesso das revistas. Os agenciadores de anúncios (profissionais que comercializavam espaços publicitários nos jornais e revistas) abriram escritórios independentes, que originariam as primeiras agências nacionais.

34 Au Bon Diable (Roupas para Meninos) - 1909
Loja de roupas para meninos com o melhor da moda de Muito tecido e pouco conforto para os pequenos. As lojas 'Au Bon Diable' anunciava a sua coleção no jornal 'O Estado de São Paulo‘. “Novos modelos em roupas para meninos. Peletots e colletes de alpaca. Paletots de palha de seda. Colletes de fustão e calças de linho, ternos de linho pardo. Pyjamas de zephir e flanelleta. Optimo sortimento de camisaria. Superiores ternos de casemira para homem. Preços sem competência. Au Bon Diable. Rua Direita, 49″.

35 Leite Condensado 3 Bebês (Harmens) - 1907
No começo do século passado era comum a promoção do leite condensado às crianças recém nascidas. Na falta do leite materno, a publicidade apontava o leite processado como solução. Temos uma coleção de propagandas que retratam bem isso. Confira mais uma pérola publicitária de

36 Oficina de Gravura Em 16 de agosto de 1908, o jornal 'O Estado de São Paulo' oferecia os serviços de sua oficina de gravura: “Executam-se com presteza clichés para annuncio e illustração de obras. Trata-se neste escritório”. Uma época em que as propagandas eram feitas por desenhos.

37 Vinho Caramuru (Fraqueza Genital) - 1900
“Levanta-te e anda”, dizia o anúncio do Vinho Caramuru, recomendado “Para os que estão no ocaso da vida”. Ela recomendado para fraqueza genital, falta de memória, insônia, dispepsias, neurastemia e espermatorrea. Ou, para aqueles que tiveram roubado a saúde e o vigor dos primeiros anos. “Surge o Sol de uma nova vida com ‘Vinho Caramuru”.

38 Gelol “Caiu? Bateu? Doeu? Passa Gelol que passa!”. O slogan ficou famoso com filmes para a TV a partir dos anos 90, mas o medicamento é bem mais antigo. Já em 8 de novembro de 1906, o produto era anunciado nas páginas do jornal 'O Estado de São Paulo' com a ilustração abaixo e a receita: ‘O Gelol em fricções cura toda a dor’.

39 Gillette (Bebê) Publicitários amam exagerar nos conceitos e ultrapassam alguns limites nos textos e imagens. Não é a toa que ficamos assustados ao ver esta propaganda de 1905, onde um bebê está fazendo uso da Gillette, com o título"Comece cedo, faça a barba"

40 Casa Baruel (Sabonete Infantil) - 1907
Os padrões estéticos da publicidade mudaram muito em comparação ao início do século passado. A famosa Casa Baruel promovia seu sabonete infantil com o anúncio abaixo. A empresa foi fundada pelo farmacêutico paulistano Francisco Nicolau Baruel em 1892 na cidade de São Paulo. Inicialmente como "Casa Baruel", a empresa passou de comércio para industria com o passar dos anos. 

41 Papelaria Duprat Muito antes de surgir equipamentos para auxiliar na diagramação de anúncios, os desenhistas eram os "reis" das artes publicitárias. Resgatamos um anúncio de 1907, onde podemos ver a riqueza do desenho para promover empresas e produtos:

42 Máquina Fotográfica Kodak - 1908
A Kodak, desde 1892 ajuda a registrar grandes momentos. A cada clique, uma emoção no papel. Resgatamos um histórico anúncio de 1908, com todos os aspectos da época: um casal bem trajado em seu passeio de barco.

43 Sifão Água Gasosa (Revista Fon-Fon) - 1908
Em 1908, a publicidade usava de outros argumentos e textos mais longos para promoção de produtos simples, do cotidiano. Este anúncio é do "Siphão Prana Sparklet"para produção caseira de água gasosa. Interessante texto, interessante nostalgia. Diretamente da Revista Fon- Fon:

44 Gillette A história da Gillete é secular. Apresentamos, diretamente de 1908, as lâminas de barbear da Gillete. O que as imagens não apresentam, o rico e detalhado texto toma conta do recado.

45 Xarope São João – 1900

46 Apesar da 1ª Grande Guerra, do boicote promovido ao café brasileiro e da gripe espanhola, este período é dos mais favoráveis para a expansão da indústria nacional. Nesse contexto, fábricas de calçados como a Casa Clark e Alpargatas expandem suas atividades. Surge o Mappin e, com ele, o conceito de loja de departamentos, Nasce a A Eclética, agência que se manteria em atividade por mais de 40 anos. Nessa época os artistas plásticos funcionavam como os diretores de arte de hoje e cuidavam das ilustrações. Grandes poetas e escritores como Casemiro de Abreu e Olavo Bilac era os redatores publicitários da época e inseriram verso e rima aos anúncios.

47 Tanto o príncipe de Gales, Como o Dr. Campos Sales,
“Aviso a quem é fumante, Tanto o príncipe de Gales, Como o Dr. Campos Sales, Usam fósforo Brilhante.”

48 Chocolate Lacta (Necrotério) - 1917
Quem imaginaria que, para vender chocolate, seria preciso ilustrar um morto na mesa de necrotério? Chocolates Lacta em "O médico legista constatou que a morte do cadáver foi devido a ele não ter feito uso do delicioso chocolate Lacta".  Veiculado no antigo jornal paulistano 'O Parafuso'.

49 Harley Davidson

50 Harley-Davidson

51 Sabão Aristolino Sabão recomendado para banhos gerais ou parciais. Em uma época em que o uso do sabonete era fortemente ligado a combate de doenças. “É um verdadeiro específico das moléstias da pele, devendo ser o preferido nos banhos gerais ou parciais. é contra manchas, sardas, espinhas, rugosidades, cravos, vermelhidões, comichões, frieiras, feridas, caspa, perda de cabelo, dores…à venda em qualquer parte”.

52 Vestidos para o Verão (Mappin) - 1918
Em tempos de calor absurdo, fica complicado imaginar como seria confortável para as mulheres de adequar aos padrões da moda. “Vestidos para o verão. Entre os diversos modelos de verão, citamos o elegante ‘tailleur’ representado no ‘cliché’. De corte simples e elegante, todo de linho branco, com vivos de cor na gola e nas mangas, este ‘tailleur’ é oferecido pelo convidativo preço de 98$000. Mappin Stores, rua XV de Novembro, 26, São Paulo”.

53 Chocolate Lacta (Crianças Vadias) - 1918
Páscoa de 1918, propaganda do Chocolate Lacta com um texto muito interessante: “As crianças são geralmente vadias, e só gostam da escola por causa das aulas de recreio. Mas, se se lhes oferece o Lacta como prêmio, todas se tornam estudiosas e comportadas. É inútil, pois, facilitar o ensino por meio de métodos apropriados: o Lacta, como prêmio e estímulo, vale por todos os métodos”.

54 Pasta Russa (Beleza dos Seios da Mulher) - 1917
Em 1917, começaram a circular em jornais anúncios de um unguento que prometia peitos dos sonhos às brasileiras. A Pasta Russa, criada pelo “célebre médico e cientista russo” Doutor G. Ricabal, asseguraria seios “desenvolvidos, fortificados e aformoseados” após dois anos de uso.  O produto podia ser encontrado nas melhores “pharmacias” do País ou entregue pelo correio. O rótulo, azul, trazia a ilustração de uma mulher topless. No final da década de 1940, jornais e revistas ainda traziam reclames da pasta prodigiosa

55 Pasta Russa

56 Aumente os seios com a Pasta Russa - 1918

57 Corinthians contra Brasileiros - 1910
O Corinthians foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team. Foi um dos primeiros clubes do país a aceitar atletas negros. Abaixo, temos uma propaganda de um jogo, do dia 31 de agosto de Observem que o Corinthians entraria na disputa contra 'brasileiros':

58 Chocolate Lacta (Discriminação Social) - 1919
O anúncio do chocolate Lacta registra o flagrante de discriminação social da polícia. Um soldado fala para o colega: “Com gente fina, que passa a chocolate Lacta, não me meto”

59 Farinha Láctea Nestlé - 1916

60 Biotônico Fontoura: mais de 100 anos com muita força
Criado em 1910 pelo pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura, o Biotônico Fontoura completou 100 anos no ano de 2010 inserido na lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. O nome Biotônico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado. Posteriormente foi criado o Almanaque Fontoura que trouxe o personagem de Lobato Jeca Tatuzinho, baseado no Jeca Tatu que o autor criara na literatura. O almanaque divulgava o laboratório e pregava uma campanha contra a ancilostomíase. Sua fórmula original continha 19,5% de álcool etílico; em 2001 a Anvisa proibiu álcool em formulações destinadas às crianças, nesta época o produto continha 9,5% de álcool etílico.

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67 A indústria automobilística instala as suas unidades de montagem no país e o seu produto torna-se um desejo de consumo. A propaganda se profissionaliza, a reboque dessa expansão. A propaganda afina-se com os ventos reformistas da Semana de Arte Moderna de 1922, e o consumidor é estimulado a adquirir produtos importados para o seu conforto e decoração do lar. Os anúncios ainda eram muito informativos e superadjetivados.

68 Algodão Torcido - Anos 20 Interessante cartaz publicitário para promover Algodão Torcido em meados dos anos 20. A mensagem "preto especial" poderia dar uma ambiguidade ao negro apresentado na imagem. A herança escravagista ainda imperava nos padrões sociais.

69 Sistema National (Gestão) - 1924
“Adote hoje mesmo o sistema National que evita aborrecimentos, descuidos, enganos, esquecimentos e perda de tempo e dinheiro”. A alternativa ao sistema proposto pelo anúncio é outro sistema: um método de gestão. Anúncio veiculado em 20 de janeiro de 1924 no jornal 'O Estado de São Paulo'.

70 Anúncios de Saúde e Higiene - 1924
Anúncio dos produtos Tayuya, sabão Aristolino e xarope Grindelia, de Todos em uma única página. Interessante notar o quanto milagroso eram apresentados os produtos. Raridade e belezas da história da publicidade.

71 Bromil (Olavo Bilac) - Anos 20
O xarope Bromil, lançado pelo laboratório de Daudt de Oliveira no início do século 20, tornou-se conhecido como o “amigo do peito”, graças aos testemunhais do poeta Olavo Bilac. Em anúncios publicados em jornais e revistas entre 1906 e 1916, a pedido do também poeta Felipe Oliveira, proprietário do laboratório, Bilac exaltava as melhoras de sua bronquite graças ao medicamento.  Depois, o Bromil foi exaltado por outro poeta. Bastos Tigre (criador do slogan “Se é Bayer, é bom”) foi contratado pelo laboratório e publicou na revista Dom Quixote, de 1918 a 1920, em capítulos, as Bromilíadas, uma paródia de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Eram 1102 estrofes contendo versos decassílabos com estrofação sempre na oitava rima. Sucesso de público e crítica, as Bromilíadas começavam assim:

72 “Os homens de pulmões martirizados
Que, de uma simples tosse renitente, Por contínuos acessos torturados Passaram inda além da febre ardente; Em perigos de vida atormentados, Mais de quanto é capaz um pobre doente, Entre vários remédios encontraram, O Bromil que eles tanto sublimaram.”

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74 Veículos para Crianças (Brinquedos) - 1928
Muito longe do encanto e magias das campanhas publicitárias de brinquedos dos dias atuais, a Casa São Nicolau anunciou em 1928 vários itens para a diversão das crianças: “Veículos para crianças de todas as idades: carros-berços, cadeiras-carrinhos com e sem estofo, tico-ticos, patinetas, voadores, automóveis, tricicletas, bicicletas, etc. Sempre novidades interessantes. Preços populares. Casas São Nicolau. Praça do Patriarca, 14-18, São Paulo”.

75 Filmes Kodak Ainda na busca da popularização das câmeras fotográficas, a Kodak apresentou este anúncio para promover seus filmes. “Não esqueça de comprar filme Kodak para domingo! O filme ‘Tropical’ próprio para o Brasil. Horas felizes viverá de novo. Entes queridos voltará a ver usando sua Kodak”

76 Guaraná Espumante Nos anos 20, a propaganda do Guaraná Espumante apresentava uma índia semi-nua oferecendo a bebida a um senhor elegante. Um verso completava o texto da campanha.

77 Pomada Onken (Problemas da Pele) - 1922
Em 1922 o mercado apresentava uma solução para tratar os mais variados problemas da pele: Pomada Onken. Este anúncio foi veiculado no Jornal O Farol Paulistano.

78 Guia de Musculação Enéas Campello - 1920
Diretamente de 1920 um anúncio veiculado em Fortaleza-CE apresentava um apanhado de guias para cuidar da saúde e manter a forma. Interessante notar que a livraria também comercializava aparelhos de ginástica. A foto, um jovem com padrões estéticos daquela época. Afamado Prof. Enéas Campello.

79 Lybiol (Lavagem e Cuidados Íntimos) - 1924

80 Trepol (Fim da Sífilis) - 1922
Com um nome estranho este medicamento prometia a cura da sífilis, em Nessa época era comum encontrarmos medicamentos que faziam promessas milagrosas de diversos males

81 Empresa Americana de Publicidade - 1929
Uma agência de publicidade em década atrás exigia uma habilidade muito grande de desenhistas. Longe das atuais modernas ferramentas de edição, os pincéis, lápis e tinta nanquim faziam as artes dos criativos e desenhistas. Eis um anúncio da Agência Americana de Publicidade (SP), diretamente de 1929 em que apresentavam a oportunidade para novos anunciantes de todo o Brasil. “Anúncios em todo o Brasil. Departamento de desenho sob a direção de Nino Borges. Desenhistas especializados em todos os ramos da propaganda”.

82 Guaraná Elefante O Guaraná Elefante foi produzido pela Bebidas Ipiranga, com um considerável sucesso de vendas na década de 20, na capital paulista. 

83 Harley Davidson A emoção de andar sob duas rodas desde tempos remotos. Anúncio do ‘único representante Harley Davidson no Sul do Brasil’ com oferta do modelo A loja ficava na Praça da República número 16, em São Paulo. 18 de janeiro de 1925. 


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