A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Izaias Cordeiro Néri

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Izaias Cordeiro Néri"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Izaias Cordeiro Néri
Módulo VII – Recursos digitais para sala de aula e para o professor Oficina Pedagógica Professor Izaias Cordeiro Néri

2 O que veremos? Projetor Multimídia Portátil;
Computação nas Nuvens (Cloud Computing); Blog como Ferramenta Educacional; Educação Colaborativa (wiki); Google Apps; Disco Virtual ( Dropbox); Creative Commons; Softwares Remotos.

3 Projetor Multimídia Portátil
Modelo Samsung SP – P410M

4 Samsung SP – P 410 M Pode ser usado com notebook ou pendrive;
Projeta até 80 polegadas; Maior nitidez de cores e imagens;

5 Samsung SP – P 410 M Formato JPEG para os Slides em Power Point;
Vídeos: Alguns formatos (melhor mpg)

6 Cloud Computing Aplicativos via Web

7 Computação nas Nuvens O conceito de computação nas nuvens refere-se à utilização de aplicativos, memória e armazenamentos de grandes servidores interligados por meio da internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

8 Computação nas Nuvens - Vantagens
Qualquer sistema operacional; Melhora o compartilhamento de arquivos e dados entre os usuários (professores); Sem a necessidade de instalação de softwares específicos; Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física. (formatar)

9 Blog como Ferramenta Educacional
Um exemplo de utilização dos blogs como ferramentas de ensino-aprendizagem

10 Blog como Ferramenta Educacional
Web + Log = Blog É um site com uma temática organizada em ordem cronológica que permite atualização rápida de seus conteúdos (artigos ou post), podendo ser escrito por uma ou mais pessoas, de acordo com a finalidade de sua construção.

11 Blog como Ferramenta Educacional
Assista o vídeo. Os Blogs podem ser usados pelo professor como recurso ou como estratégia Os conteúdos desse módulo estão disponíveis no blog: oficinapedagogica2.wordpress.com

12 Blog como Ferramenta Educacional
Recurso Inserção de conteúdos elaborados pelo professor com a possibilidade dos alunos comentarem. Aluno Receptivo. Estratégia Inserção de conteúdos pesquisados pelos alunos, sendo visitado e comentado pelo professor. Aluno Ativo.

13 Educação Colaborativa
O que é um Wiki?

14 O que é WIKI? Assista o vídeo
Wiki é o nome usado para identificar uma coleção de documentos criados de forma colaborativa O termo "Wiki wiki" significa "extremamente rápido" no idioma havaiano.

15 “Se pensarmos sobre as habilidades dos educadores, elas têm mais a ver com a administração do conhecimento e em como ajudar os aprendizes a se orientarem dentro do conhecimento, do que ensinar a como funcionar online” Pierre Lévy Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.

16 Google Apps Ferramentas de Auxílio ao Professor

17 Google Apps Agenda; Calendário; E-mail;
Comunicador instantâneo (talk); Sites; Escritório (docs). apps docs

18 Google Docs Texto (“Word”); Planilha (“Excel”); Slides(“Power Point”);
Desenhos; Formulários.

19 Disco Virtual Armazenamento de dados pela internet

20 Dropbox Por meio desse serviço o professor poderá armazenar seu arquivos em uma pasta que pode ser acessada de qualquer lugar e computador interligado a internet. Além disso, quando você instala o Dropbox no computador, ele cria uma pasta específica, igual a todas as outras do sistema, na qual é preciso apenas arrastar arquivos para sincronizar e compartilhar

21 Dropbox - Vantagem Assim você tem “nas nuvens” documentos e informações que precisa usar sempre ou então que quer compartilhar com outros usuários.

22 Creative Commons As Licenças Creative Commons

23 Creative Commons Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons. Fonte:

24 Entendendo o Creative Commons
Assista o vídeo Selos

25 Entendendo o Creative Commons
Atribuição: Permitido copiar, distribuir e executar uma obra somente se for dado crédito ao autor; Uso Não Comercial: Atribuição + sem fins comerciais; Não às Obras Derivadas: Atribuição + Executar somente obras exatas, sem derivações; Compartilhamento pela mesma licença: Atribuição + distribuam obras derivadas sob uma mesma licença idêntica à licença que rege a obra.

26 Essa obra poderia receber o seguinte selo de licença:
Um Exemplo Essa obra poderia receber o seguinte selo de licença:

27 Softwares Remotos Softwares que podem auxiliar o professor

28 Softwares Remotos

29 Conheça Alguns Baixar vídeos CmapTools: Foxit:
Constrói Mapas Conceituais Foxit: Leitura e manipulação de arquivos em pdf Sunbird: Calendário, Agenda e Tarefas Camtasia: Cria vídeos tutoriais e os edita VLCPlayer: Executa Vídeos e sons.

30 FF: Converte formato de mídias
Conheça Alguns FF: Converte formato de mídias Google Talk: Comunicador instantâneo. Possibilidade de trocar arquivos. Pacote Office da Microsoft: Muito conhecido por nos professores. Word, Excel e PowerPoint. Vocês conhecem o ONENOTE?

31 Créditos Professor Izaias Cordeiro Néri

32 Créditos Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em uma oficina pedagógica elaborada pelo Instituto de Educação. Aqui foram apresentados alguns recursos que podem auxiliar o professor em sua prática docente. Professor Izaias Cordeiro Néri


Carregar ppt "Professor Izaias Cordeiro Néri"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google