A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristianismo A face humana de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristianismo A face humana de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Cristianismo A face humana de Deus

2 Tradição Cristã Para os Cristãos Jesus Cristo é o filho de Deus.
Nasceu em Belém na Judéia e começou seu ensinamento depois de seu batismo no Rio Jordão. Escolheu doze discípulos seus seguidores, fez muitos milagres, inclusive curou pessoas. Jesus foi crucificado. Depois de três dias que Jesus morreu, ressuscitou, apareceu para seus seguidores e subiu para o céu. Sua história encontra-se narrada na Bíblia, sobretudo nos Evangelhos e nos livros escritos por São Paulo. Em 313 o imperador Constantino concedeu aos cristãos, liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano.

3 Algumas perguntas: Em que século nasceu o cristianismo?
Jesus era Cristão? Cristianismo e catolicismo são a mesma coisa? Qual é o grande mandamento do cristianismo? O cristianismo é o grande responsável pela evolução moral da sociedade? Você é Cristão? Conhece a vida de Jesus Cristo?

4 Jesus Cristo, o fundador
A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava dominada pelo Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida. Jesus foi perseguido pelo a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia idéias contrárias às do Império. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.

5 Doutrina Cristã Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este foi o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Morto, porém ressuscitou. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos. A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor em todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.

6 Historicamente A religião fez tantos seguidores que no ano de 313, da nossa era, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto. No ano de 392, o cristianismo é transformado na religião oficial do Império Romano. Na época das grandes navegações (séculos XV e XVI), a religião chega até a América através dos padres jesuítas, cuja missão era catequizar os indígenas.   

7 A Bíblia O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus,  fala sobre a vida do Messias.

8 Os Dez Mandamentos De acordo com o cristianismo, Moisés recebeu de Deus duas tábuas de pedra onde continham os Dez Mandamentos: Êxodo 20:1-1 1] “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. 2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

9 4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar
4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. 5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 6]Não matarás. 7]Não adulterarás. 8]Não furtarás. 9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo. 10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Carregar ppt "Cristianismo A face humana de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google