A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Alan Alencar Biotecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Alan Alencar Biotecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alan Alencar Biotecnologia

2 Biotecnologia. O que é? Corresponde a técnicas que têm permitido ao ser humano utilizar organismos para obter produtos de interesse. Através dela é possível: Gerar organismo trangênicos; Sequenciamento e mapeamento gênico; Identificação de pessoas com base na análise de DNA; Produção de hormônios; Clonagem.

3 DNA recombinante

4 DNA recombinante As principais enzimas que atuam na técnica de DNA recombinante são: Enzimas de restrição. DNA ligases.

5 Clonagem de DNA

6 Clonagem de DNA A partir da clonagem de vários trechos de DNA de uma espécie, é possível formar uma biblioteca de DNA. Tal clonagem auxilia na produção de determinados hormônios como, por exemplo, a insulina e somatotropina (hormônio do crescimento).

7 Clonagem de DNA

8 Terapia Gênica A terapia gênica consiste basicamente na introdução de genes em células ou tecidos com o intuito de corrigir deficiências genéticas. Esses genes são colocados dentro de células através da utilização de vetores, que podem ser de origem viral ou não-viral. Devido à capacidade intrínseca dos vírus de invadir e fazer com que seu genoma seja transcrito pela maquinaria celular, alguns tipos de vírus são modificados e utilizados como vetores para terapia gênica. Apesar da maioria dos protocolos de terapia gênica estar em estágios iniciais de desenvolvimento, essa área desperta interesse por seu potencial para o tratamento de uma grande diversidade de doenças.

9 Terapia Gênica

10 Vacinas Gênicas Apontada pelos cientistas como promessa no combate a doenças infecciosas como a malária, a dengue e, até mesmo, a AIDS, a vacina gênica é uma nova estratégia para a prevenção de doenças onde o conhecimento das técnicas relacionadas ao DNA tem um papel essencial. E como esta vacina é feita? Para a sua produção, é necessária a retirada de uma seqüência de DNA do agente causador da doença que codifica uma proteína capaz de estimular o nosso sistema imune. Depois que este fragmento de DNA é retirado, ele é clonado e inserido em vetores. Quando aplicado em animais, suas células passam a traduzir as seqüências do agente causador da doença, fazendo com que a proteína traduzida seja exposta ao sistema imune que irá reconhecê-la como não-própria do organismo, desencadeando posterior formação de anticorpos e células de memória.

11 Vacinas Gênicas A vacina de DNA tem sido considerada mais segura e eficiente do que as vacinas convencionais, oferecendo segurança e uma resposta imunológica duradoura, não sendo necessária a aplicação de outras doses. Um exemplo de vacina de DNA que vem trazendo bons resultados é a da raiva. Testada em macacos, os pesquisadores obtiveram 100% de imunização dos animais. Eles foram expostos (desafiados) à doses letais do vírus da raiva e não desenvolveram a doença. Esta é uma boa notícia, tendo em vista que surgem no mundo, a cada ano, mais de novos casos de raiva. A vacina de DNA abre novas portas, trazendo esperança para a solução de doenças como a AIDS e a malária, para as quais ainda não foram obtidas vacinas eficazes.

12 Clonagem: definição e técnica básica
Clonagem é basicamente a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo.

13 Clonagem da ovelha Dolly
A ovelha Dolly (5 de julho de fevereiro 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta.

14 Clonagem da ovelha Dolly

15 Trangênicos Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm material genético de outros organismos. A geração de transgênicos visa à obtenção de características específicas por um organismo de interesse. A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de animais e plantas. O primeiro transgênico foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980.

16 Alimentos transgênicos
Trangênicos Alimentos transgênicos São alimentos cujas sementes tiveram seu material genético modificado em laboratório. Essas sementes são modificadas para que as plantas possam resistir às pragas de insetos e à grandes quantidades de pesticida.

17 Alimentos transgênicos
Trangênicos Alimentos transgênicos Aspectos positivos: Aumento na produção de alimentos. Alteração do valor nutricional dos alimentos. Desenvolvimento de espécies com características desejáveis. Maior resistência dos alimentos ao armazenamento por períodos maiores.    Aspectos negativos: A maior resistência a agro tóxicos e antibióticos nas pessoas e nos animais. A eliminação de populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. O empobrecimento da biodiversidade. O desenvolvimento de ervas daninhas muito resistentes que podem causar novas doenças e o desequilíbrio da natureza. O desconhecimento das conseqüências da utilização dos alimentos geneticamente alterados a longo prazo.       


Carregar ppt "Prof. Alan Alencar Biotecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google