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GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Significa a solução de um problema tecnológico, utilizada pela primeira vez, descrevendo o conjunto.

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1 GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

2 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Significa a solução de um problema tecnológico, utilizada pela primeira vez, descrevendo o conjunto de fases que vão desde a pesquisa básica até o uso prático, compreendendo a introdução de um novo produto no mercado em escala comercial, tendo, em geral, fortes repercussões socioeconômicas.

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5 Uma empresa pode realizar vários tipos de mudanças em seus métodos de trabalho, seu uso de fatores de produção e os tipos de resultados que aumentam sua produtividade e/ou seu desempenho comercial. Quatro tipos de inovações que encerram um amplo conjunto de mudanças nas atividades das empresas:

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7 Tipos de Inovações Inovação em produtos Produtos que diferem significativamente de todos os previamente produzidos pela empresa. Inovação em processos Processos e formas de produção tecnologicamente novas introduzidos por meio de máquinas e equipamentos, layout otimizado, sistemas integrados de informação etc. Métodos novos ou substancialmente aprimorados de manuseio e entrega de produtos. Inovações organizacionais Mudanças que ocorrem na estrutura gerencial da empresa, na forma de articulação entre suas diferentes áreas e na especialização dos trabalhadores. Novas formas de relacionamento com fornecedores e clientes. Novas técnicas de organização dos processos de negócios.

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10 GESTÃO DA TECNOLOGIA

11 Ocorre essencialmente segundo dois mecanismos: por sucessivos melhoramentos de cada tecnologia; pelo surgimento de novas tecnologias, mais eficientes e promissoras, que vêm substituir aquelas já estão exauridas e sem possibilidades de progresso. Progresso tecnológico

12 Inovação Tecnológica Processo que leva uma nova idéia à aplicação corrente É no ciclo da inovação tecnológica que se situam os projetos de P&D&E Cada tecnologia que surge para competir e substituir uma outra passa por períodos de evolução e sucumbe, ao término de sua vida útil. São ciclos que se sucedem continuamente, cada um encerrando a vida do predecessor para, mais adiante, ceder a vez a seu substituto.

13 Progresso tecnológico

14 Arquitetura ou configuração de sistemas, políticas e procedimentos de gestão das atividades estratégicas e operacionais da organização, visando atingir os seus objetivos. GESTÃO DA TECNOLOGIA

15 COORDENA P&D ; Engenharia; e O gerenciamento para: planejar, desenvolver; e implementar novas capacidades tecnológicas que possam impulsionar as estratégias corporativas e de operações da empresa. GESTÃO DA TECNOLOGIA

16 Gestão da Tecnologia na Empresa Observação, seleção e organização de fluxos tecnológicos – Dentro da empresa – Do exterior para a empresa A Gestão da Tecnologia envolve uma série de ações estruturadas e não pode ser realizada ao acaso, sem planejamento ou organização.

17 Gestão da Tecnologia na Empresa Observação de tendências relacionadas com – Tecnologias – Desenvolvimento de produtos e processos – Alterações da procura – Alternativas à produção atual Enfoque estratégico das capacidades de desenvolvimento nos resultados dessa observação

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19 Funções das organizações PRINCIPAIS PRODUÇÃO (operações) DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (bens e/ou serviços) MARKETING (vendas, logística) CONTÁBIL-FINANCEIRA APOIO RECURSOS HUMANOS COMPRAS SUPORTE TÉCNICO GESTÃO DA TECNOLOGIA

20 GTI é importante para... operações, que necessitam novas tecnologias para produzir produtos e serviços de forma mais efetiva, proporcionando melhor valor aos clientes e aperfeiçoando as competências-chave da organização. engenharia, que projeta produtos e processos que usam novas tecnologias.

21 GTI é importante para... marketing, que busca melhores tecnologias para seus processos e como novas possibilidades de produtos e serviços podem melhor atender às necessidades dos clientes. recursos humanos, que necessita antecipar e gerir o impacto que a mudança tecnológica tem sobre a força de trabalho sistemas de informações gerenciais, que ajudam a identificar novas informações tecnológicas e implementam-nas quando aprovadas

22 O número de tecnologias diferentes disponíveis para as empresas é enorme, e os gestores devem ter conhecimento sobre aquelas empregadas nas operações específicas de suas empresas. GESTÃO DA TECNOLOGIA Os gestores precisam investir parte de seu tempo para aprender mais sobre as tecnologias críticas e competências centrais de sua empresa e, ao mesmo tempo, identificar e desenvolver suas próprias fontes de consultoria técnica, tanto internas quanto externas à empresa, que possam efetivamente auxiliá-Io nos processos de decisão que envolvam variáveis tecnológicas complexas.

23 Afinal..... O QUE É GESTÃO DA TECNOLOGIA?

24 Matriz da tipologia da gestão da tecnologia

25 A gestão da tecnologia também é às vezes chamada de gestão da inovação tecnológica. A Inovação tem duas etapas: uma delas é a geração de idéia ou invenção; a outra, a conversão daquela idéia em um negócio ou outra aplicação útil, de modo que: Inovação = Invenção + Comercialização

26 Tecnologia é uma mercadoria, tanto que ela é produzida, na maior parte das vezes, intencionalmente. Tecnologia tem proprietário, porque mantém os privilégios de patente, é vendida, trocada, cedida e até mesmo copiada, falsificada, roubada. Os centros de pesquisa tecnológica podem ser entendidos como "fábricas de tecnologia". A tecnologia pode apresentar-se de forma explícita ou implícita.

27 Tecnologia explícita É a que existe como conhecimentos ou habilidades de pessoas ou que expressa informações contidas em documentos como relatórios, patentes, projetos, desenhos etc. Tecnologia implícita É aquela que se acha incorporada a bens ou serviços.

28 O comércio da tecnologia explícita é feito por meio de: - contratos de cessão de direitos de fabricação, - fornecimento de tecnologia, - contratação de serviços de engenharia, de projetos, de assistência técnica etc. As tecnologias implícitas, cada uma delas agrega um valor ao custo do produto, isto é, em cada etapa do desenvolvimento ou da produção há uma parcela do custo que corresponde às tecnologias até então incorporadas.

29 A gestão da tecnologia e da inovação em uma organização tem cinco papéis básicos a desempenhar: 1. identificar as demandas (produção de bens e serviços) tecnológicas internas e externas – mercado - à organização; 2. identificar as ofertas (centros de P&D e universidades) tecnológicas internas e externas à organização; 3. fazer com que as ofertas existentes efetivamente satisfaçam às demandas identificadas; 4. fomentar interna e/ou externamente o desenvolvimento de ofertas para as demandas não atendidas; 5. fomentar interna e/ou externamente demandas para ofertas que ainda não encontraram aplicações, mas que têm potencial de difusão.

30 Independentemente do lado em que o gestor da tecnologia e inovação esteja, seu papel será sempre o de fazer com que oferta e demanda se encontrem de forma adequada e eficiente.

31 aumenta sua flexibilidade e capacidade de respostas.

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35 Elementos chave da GT Vigiar Focalizar Capacitar Implantar Aprender

36 O gestor da inovação tecnológica

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39 ambiente

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45 MODELO GTI

46 Perfil do gestor tecnológico: orientação profissional que enfatize a contribuição da tecnologia ao objetivo da empresa; capacidade e experiência técnica afins com o setor correspondente; capacitação em gestão tecnológica e domínio de conceitos e metodologias; capacidade para organizar e manejar informação tecnoeconômica; conhecimento sobre processamento de dados e informação por via eletrônica; capacidade para desenvolver missões e objetivos; competência interpessoal; capacidade para motivar e liderar outras pessoas; facilidade para iniciar e manter novas relações humanas; desejo de aprender e explorar de uma maneira contínua; poder de iniciativa; capacidade de negociação para lidar com conflitos; traços característicos de um empreendedor; conhecimento sobre inovação tecnológica; fluência em outras línguas, pelo menos a inglesa.

47 1.Planejamento Estratégico Tecnológico 2.Gestão da Propriedade Intelectual 3.Prospecção Tecnológica/Monitoramento 4.Gestão de Projetos de P&D 5.Gestão do relacionamento com Universidades e Centros de Pesquisa 6.Gestão de fomentos e incentivos públicos 7.Gestão de normas e regulamentos técnicos 8.Gestão de Design PROCESSOS DA GTI

48 ALGUMAS CONDIÇÕES QUE FAVORECEM A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS: 1.Intenção/decisão da direção da empresa 2.Autonomia aos pesquisadores 3.Formação/capacitação dos pesquisadores 4.Estrutura (laboratórios, biblioteca etc.) 5.Acesso às informações 6.Interação entre áreas 7.Caos criativo: Natural ou Intencional

49 10 mandamentos para promover a inovação 3M

50 A inovação tecnológica é o processo pelo qual uma idéia ou invenção é transposta para a economia, ou seja, ela percorre o trajeto que vai desde essa idéia, fazendo uso de tecnologias existentes ou buscadas para tanto, até criar o novo produto, processo ou serviço e colocá-Io em disponibilidade para o consumo ou uso. A utilização completa o processo, pela introdução do produto ou serviço na economia, até que ele seja suplantado por outro, oriundo do ciclo que vai substituí-lo. CICLO DE INOVAÇÃO

51 Em geral, um mesmo produto contempla a utilização de várias tecnologias que se sucedem. Exemplos: Os relógios de pulso de algumas décadas eram de mola e hoje são de cristal. O automóvel passou por dezenas de tecnologias que ele próprio recebeu, utilizou e descartou. CICLO DE INOVAÇÃO

52 MODELO LINEAR DO CICLO DE INOVAÇÃO

53 CLASSIFICAÇÃO DA INOVAÇÃO

54 Inovação Incremental Acontece quando são feitas pequenas melhorias em um produto ou nos processos empregados na fabricação de um produto. Essas mudanças geralmente aperfeiçoam o desempenho funcional do produto - ou, pelo menos, a percepção que o usuário tem de seu desempenho -, reduzem seus custos ou aumentam a eficiência e qualidade dos respectivos processos de produção. Exemplo: Introdução de compensadores de temperatura nos volantes de relógio de pulso mecânicos para aumentar sua precisão.

55 Acontece quando são feitas grandes melhoria em um produto. Essas mudanças freqüentemente fazem com que os princípios de funcionamento do produto ou dos processos de produção sejam alterados, envolvendo uma nova tecnologia que torna obsoleta a que era anteriormente empregada e, às vezes, exige o desenvolvimento de novos canais de marketing. Exemplos: Relógio de quartzo que emprega tecnologia eletrônica em substituição à mecânica, não requerendo uma rede de relojoeiros qualificados para serviço pós-venda. C omunicações wireless Inovação Radical

56 Inovação Fundamental Ocorre quando o impacto da inovação for de tal natureza que possibilita o desenvolvimento de muitas outras inovações. Exemplos: São vários nas áreas de computação, comunicações e biotecnologia.

57 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROCESSO Compreende as implantações de processos tecnologicamente novos bem como substanciais melhorias tecnológicas em processos. É considerada implantada se tiver sido utilizada no processo de produção. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PRODUTO Compreende as implantações de produtos tecnologicamente novos bem como substanciais melhorias tecnológicas em produtos. É considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE SERVIÇOS Compreende as implantações de serviços tecnologicamente novos bem como substanciais melhorias tecnológicas em serviços.

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59 Tipologias de Inovação Presença de diversas tipologias na literatura, entre as classificações mais comuns podemos destacar: Inovações incrementais: Inovações radicais: produtos ou formas de produção completamente novas; incrementa de forma significativa os trade-offs tecnológicos que caracterizam a trajetória atual; ex. comunicações wireless Inovação de arquitetura (architectural innovations): reconfigurações do sistema de componentes que constituem o produto; ex. miniaturização de componentes; Inovações competence enhancing vs. competence destroying Inovações core vs. Perifericas Inovações sustentadoras vs. Disruptivas

60 A visão mais abrangente Segundo a visão Schumpeteriana a inovação tem papel central nas mudanças no sistema econômico e a busca incessante por maior lucratividade impele as empresas a uma constante busca. Schumpeter propõe que estas inovações podem ser de vários tipos, como: novo produto ou melhoria em produtos existentes; novas formas de produção (inovação de processo) que normalmente têm impacto significativo nos custos de produção; abertura de novo mercado; novas fontes de suprimento de matéria prima; mudanças organizacionais;

61 Distinção entre: – Inovação Incremental: introdução de algum tipo de melhoria em produto, processo ou organização da produção, sem alteração na estrutura industrial – Inovação Radical: introdução de um novo produto ou processo ou a introdução de uma estrutura organizacional de produção inteiramente nova – Mudança de sistemas tecnológicos: mudança na tecnologia que afetam vários ramos da economia (combinação de inovações incrementais e radicais, juntamente com inovações organizacionais e gerencias, afetando uma ou poucas firmas) – Mudança do paradigma tecno-econômico: mudança contundente que tem influência no comportamento de toda a economia (como na mudança de sistemas tecnológicos, no entanto, afetam toda a economia)

62 INOVAÇÃO INCREMENTAL - É a introdução de qualquer tipo de melhoria em um produto, processo ou organização da produção dentro de uma empresa, sem alteração na estrutura industrial. INOVAÇÃO RADICAL - É a introdução de um novo produto, processo ou forma de organização da produção inteiramente nova. Este tipo de inovaçãopode representar uma ruptura estrutural com o padrão tecnológico anterior, originando novas indústrias, setores ou mercados.

63 Inovação tecnológica de produto pode assumir duas formas abrangentes: – produtos tecnologicamente novos; – produtos tecnologicamente aprimorados; Inovação tecnológica de processo é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. A inovação TPP precisa ser distinguida de: – inovação organizacional – outras mudanças em produtos e processos.

64 MODELO INTERATIVO


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