A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof ª. Waléria Medeiros 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof ª. Waléria Medeiros 2014."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof ª. Waléria Medeiros 2014

2 Gestão da Produção Classificação dos produtos/serviços “O produto ou serviço representa aquilo que ela sabe fazer e produzir. Constitui a própria vocação da empresa. O produto ou serviço representa todo o arsenal de conhecimentos e competências que ela consegue reunir, desenvolver e transformar em resultado de suas operações. No entanto, raramente a empresa produz um único produto ou um único serviço. O que ocorre frequentemente é a produção de uma extensa linha de produtos ou de serviços para atender uma enorme gama de necessidades do mercado e aproveitar as vantagens do esquema de produção e comercialização. Em função disso, a empresa pode criar, desenvolver e produzir uma ampla matriz de produtos e serviços.” (Chiavenato, 2005)

3 Classificação dos produtos/serviços “Cada produto ou cada serviços apresenta características próprias, como marca, embalagem, tamanho, custo, qualidade, preço e etc. A gestão da produção deve simultaneamente adequar-se as características dos produtos e serviços produzidos e proporcionar condições para seu contínuo desenvolvimento rumo a inovação.” (Chiavenato, 2005) Gestão da Produção

4 A trajetória no projeto do produto e serviço... Idade Média – Criadores de produtos atendiam necessidades específicas de seus clientes, que determinavam exatamente o que queriam em termos de características formas e conteúdos. A definição dos atributos dos produtos e serviços vinha sempre dos consumidores Era Industrial – A produção em escala industria promove a padronização dos produtos e posteriormente os processos de produção. Com as novas necessidades de redução de custo e velocidade na produção, os consumidores perdem o comando sobre as características dos produtos. Pós Segunda Guerra Mundial – Inicia-se a pratica de pesquisar o mercado para posteriormente se definir a produção dos produtos e serviços. A ideia central consistia basicamente em ouvir a voz do mercado e conhecer o que o cliente deseja. O cliente passa a ser o centro das atenções. As empresas passam a investir cada vez mais no entendimento dos desejos e expectativas de seus consumidores Gestão da Produção

5 Classificação dos produtos/serviços Existe uma infinidade de tipos de produtos e serviços. Usaremos dois tipos de classificação: a classificação em bens (produtos) ou serviços e a classificação em produtos / serviços concretos e abstratos. Atenção!!!! Gestão da Produção

6 Classificação em bens (ou mercadorias) e serviços Bens ou mercadorias – São produtos físicos tangíveis e visíveis, como um pão, uma lâmpada ou um automóvel. Os bens podem ser destinados ao consumo ou a produção de outros bens e serviços. Bens de consumo – Quando os bens são destinados direta ou indiretamente ao consumidor são classificados como bens de consumo. São roupas, produtos de higiene, os alimentos e etc... Os bens de consumo pode ser desdobrados em bens duráveis (consumo pode ser feito ao longo do tempo, geralmente com utilização de prazo longo – Ex: móveis e automóveis. Bens semiduráveis (devem ser consumidos em prazo relativamente menor que os bens duráveis. Ex – calçado). Bens perecíveis ( aqueles cuja duração é restrita no tempo pois podem se deteriorar. Ex – Alimentos e medicamentos. Gestão da Produção

7 Classificação em bens (ou mercadorias) e serviços Bens de produção – Quando os bens são destinados à produção de outros bens e serviços, são chamados de bens de produção ou bens de capital. É o caso de máquinas em geral, prensas e transportadores. Serviços – Os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado. São produtos que nem sempre se pode manipular com as mãos. Podem assumir uma enorme variedade de características e especializações. É o caso da advocacia, a publicidade e das consultorias. Gestão da Produção

8 Classificação de produtos/serviços concretos ou abstratos Produto concreto é aquele que pode ser descrito com grande precisão, identificado com grande especificidade medido e avaliado. É o produto fisicamente palpável e tangível (automóvel) Obs – Ele engloba produtos e serviços Produto abstrato é aquele que não permite uma descrição precisa, nem identificação e especificação adequada. É o produto que não possui correspondente físico, como por exemplo :ensino e educação, os serviços de rádio, a atividade política. Gestão da Produção

9 Classificação dos produtos / serviços Algumas considerações interessantes... Muitas vezes um mesmo bem pode ser orientado para o consumo ou para a produção. Se uma pessoa compra um automóvel para o seu próprio uso, temos um bem de consumo, mas se o automóvel é utilizado como táxi temos um bem de produção de serviços. Gestão da Produção

10 Classificação dos produtos / serviços Algumas considerações interessantes... Quando um bem de produção integra o patrimônio da empresa e faz parte do seu ativo fixo, ela passa a ser chamado de bem de capital. Entretanto, nem sempre os bens de produção pertencem efetivamente à empresa. Eles podem ser arrendados ou alugados como é o caso de computadores, edifícios e frotas de automóveis. Todos estes bens, embora esteja dispostos no interior da empresa, não fazem parte de seu patrimônio ou do seu capital. Gestão da Produção

11 Componentes dos produtos/serviços “Denominam-se componentes os diversos aspectos que proporcionam as características físicas dos produtos/ serviços da mesma maneira que o conjunto das partes constitui o sistema. Assim o produto / serviço é mais do que a soma dos componentes, pois a reunião destes deve produzir o efeito da sinergia.” (Chiavenato, 2005) Gestão da Produção

12 Componentes dos produtos/serviços Todo produto/serviço - com exceção dos abstratos – apresenta dois tipos de dimensões, são elas: Dimensões Tangíveis – são proporcionadas pelas características físicas do produto / serviço, como tamanho, cor, textura, resistência, volume, qualidade e etc...As tangíveis podem ser vistas e comprovadas Dimensões Intangíveis – são características do produto/serviço que não podem ser comprovadas e que variam para cada pessoa em função da utilidade que o produto / serviço, representa e dos benefícios que traz a cada pessoa. A máquina fotográfica pode ser um objeto de estimação e de boas lembranças ao registrar a família, um meio de auto- expressão e de criatividade artística ou ainda um bem de produção para determinado profissional. Gestão da Produção

13 Componentes dos produtos/serviços Quais são os componentes principais dos produtos/serviços? EMBALAGEM QUALIDADE CUSTO Gestão da Produção

14 Componentes dos produtos /serviços Embalagem A embalagem constitui o componente que envolve o produto para guardá-lo ou protegê-lo da melhor forma possível de acordo com suas características. A embalagem apresenta três funções importantes, a saber: Funções Técnicas: a embalagem atende às funções técnicas quando é projetada para guardar o produto e torná-lo resistente a quedas e choques e preservá-lo contra a umidade ou intempéries, principalmente quando o produto é frágil ou sujeito a deterioração se exposto a ambientes diferentes. Gestão da Produção

15 Componentes dos produtos /serviços Embalagem A embalagem constitui o componente que envolve o produto para guardá-lo ou protegê-lo da melhor forma possível de acordo com suas características. A embalagem apresenta três funções importantes, a saber: Funções Logísticas: a embalagem atende às funções logísticas quando é projetada para facilitar o manuseio, o transporte, o empilhamento ou a estocagem do produto. A preocupação aqui está voltada para a movimentação do produto, principalmente quando este é de grande tamanho e peso. Funções de Comunicação: a embalagem atende às funções de comunicação quando procura melhorar o visual e a apresentação externa do produto, para dar melhor impressão e diferenciá-lo dos demais concorrentes quando exposto em prateleiras ou em vitrines. Gestão da Produção

16 Componentes dos produtos/serviços Qualidade A qualidade do produto ou serviço constitui o componente mais difícil de se definir ou comprovar, principalmente se o produto / serviço é abstrato. Quando o produto / serviço é concreto, então a qualidade pode ser medida e avaliada com facilidade. Assim torna-se importante distinguir entre qualidade intrínseca e qualidade extrínseca. Qualidade intrínseca é a qualidade inerente ao produto / serviço, isto é aquela que existe objetiva e concretamente e que pode ser avaliada mediante padrões e especificações. Qualidade extrínseca é a qualidade que a pessoa subjetivamente percebe ou imagina. Ela é constitua pelos aspectos extrínsecos que cada pessoa acha que o produto e serviço tem. Gestão da Produção

17 Componentes dos produtos / serviços Custo Custo é a soma dos encargos assumidos pela empresa para obter recursos utilizados na produção e na distribuição dos produtos / serviços. Estes encargos vão desde a aquisição de recursos físicos(máquinas e equipamentos) até a sua conversão em produto / serviço acabado e sua posterior colocação no mercado. O custo de produção envolve custos diretos e custos indiretos. Custos diretos – São aqueles diretamente vinculados ao processo produtivo (matéria- prima e mão-de-obra) Custos Indiretos – São aqueles indiretamente vinculados ao processo produtivo (salários de supervisores, energia elétrica e aluguel) Gestão da Produção

18 Ciclo de vida dos produtos/serviços O ciclo de vida dos produtos está relacionado ao tempo em que um produto ou serviço consegue permanecer ativo no mercado. A vida de um produto ou serviço pode ser definida em um ciclo composto de quatro fases, são elas: Introdução – Corresponde ao nascimento do produto / serviço, isto é quando ele é criado, desenvolvido e lançado no mercado. Nesta fase as vendas são pequenas e crescem lentamente, pois produto ou serviço ainda é desconhecido. Crescimento – É a segunda fase do ciclo, no qual o mercado se familiariza com o produto / serviço e a AP aprende gradativamente como melhor produzi-lo.Ocorre uma aceleração positiva nas vendas e conseqüentemente na produção. Esta fase também é conhecida como fase de aceitação do produto ou serviço no mercado. Gestão da Produção

19 Ciclo de vida dos produtos / serviços Maturidade – Ocorre quando o produto / serviço já ingressou suficientemente no mercado e atinge um patamar elevado de vendas e de produção que se mantém inalterado. Nesta fase o mercado começa a ficar saturado e os concorrentes começam a lançar outras opções similares. Declínio – É a fase onde as vendas e a produção começam a decair progressivamente. A medida que são lançados novos produtos o consumidor começa a mudar suas preferências, provocando desta forma um declínio nas venda do produto de todos os concorrentes. Gestão da Produção

20 Ciclo de vida dos produtos/serviços Gestão da Produção

21 Desenvolvimento dos produtos/serviços Denomina-se desenvolvimento de produtos / serviços a área que cuida de todos os estudos e pesquisas sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramentos dos produtos e serviços produzidos pela empresa. É graças ao desenvolvimento de produtos e serviços que surgem as inovações: produtos e serviços novos, modificações parciais ou totais nos atuais produtos e serviços, novas características, diferentes componentes e etc..Esse desenvolvimento faz com que produtos e serviços sejam constantemente reciclados e adaptados às novas necessidades do mercado. Gestão da Produção

22 Desenvolvimento dos produtos / serviços O lançamento de um novo produto/serviço requer um longo trabalho de P&D que envolve várias fases, a saber: Novas Ideias Estudo de Viabilidade Técnica Projeto do Novo Produto Protótipo Lote Piloto Modificações no Projeto Produção de Lançamento Gestão da Produção


Carregar ppt "FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof ª. Waléria Medeiros 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google