A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão e os tigres asiáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão e os tigres asiáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Japão e os tigres asiáticos
Geografia 9º ano Saraiva

2 População e ascensão econômica
População: 127,9 milhões de hab. (2008) Densidade: 337 hab./km² População predominantemente urbana (63%), gerando problemas de espaço para moradia. Tóquio e Kyoto (maiores aglomerações urbanas do mundo). Taxa de natalidade (diminuindo) e expectativa de vida (aumentando)

3 Os Dekasseguis Uma das consequências da queda do crescimento vegetativo é a carência de mão de obra. A saída que o Japão tem dado a carência de mão de obra é o incentivo a imigração. Os Deka: São pessoas que deixam o lugar onde vivem temporariamente para ir trabalhar em outro. Geralmente jovens, que aceitam as condições de trabalho nesse país para ganhar até US$ 5 mil por mês.

4 Atividade Agrícola O país tem enormes desafios:
Relevo montanhoso, com mais de 40 vulcões ativos, Pequena extensão. Para superar essa limitação, eles recorrem a recursos tecnológicos – o cultivo hidropônico (usa água e nutrientes) Principais produtos são: arroz, chá, algodão, soja ed trigo.

5

6 Atividade Industrial O governo busca aliar valores tradicionais aos processos industriais do Ocidente, formando pactos com suas antigas elites (Zaibatsus) para investir na criação da infraestrutura necessária as grandes indústrias. Ramos Industriais: Siderúrgico, Automobilístico, Eletroeletrônico, Naval e Têxtil.

7

8 Tigres Asiáticos Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coréia do Sul são os Tigres Asiáticos em razão de seu rápido crescimento industrial e desenvolvimento social, em decorrência do alinhamento econômico com o Japão e o Ocidente. Esse desenvolvimento socioeconômico está relacionado: Forte Atuação do Estado Pesados Impostos sobre os Produtos Importados

9 Tigres Asiáticos Implantação de estratégias para atrair investimentos estrangeiros. Investimento nos setores de educação e pesquisa científica. Os Novos Tigres Asiáticos surgiram na década de São eles: Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. A política de incentivo as exportações e a mão de

10 Tigres Asiáticos obra barata e bem qualificada foram importantes atrativos para que empresas transnacionais se instalassem nos Tigres Asiáticos. Modelo Econômico Adotado: Redução dos custos de produção, com intensa exploração da força de trabalho, e melhor distribuição de renda, para aumentar o mercado consumidor.

11 Tigres Asiáticos Crise Econômica:
O crescimento dos empréstimos externos e a especulação imobiliária comprometeram o sistema bancário e influenciaram negativamente a economia dos Tigres. Cingapura: O país é um exemplo de sucesso, gerado por sua integração aos circuitos globalizados e por políticas de desenvolvimento interno marcadas por investimentos em tecnologia.

12 Tigres Asiáticos Hong Kong:
Sua característica mais importante, é ser um dos maiores centros financeiros e de serviços do mundo, concentrando grande quantidade de bancos, seguradoras e companhias de exportação e importação. Taiwan: É um arquipélago formado por ilhas de relevo montanhoso, onde cada centímetro de terra disponível para a agricultura é aproveitado.

13 tTaiwan HoHONG KONG Kong

14 Tigres Asiáticos Hoje Taiwan vive as voltas com questões da reunificação com a China Continental. Coréia do Sul: A indústria é a principal atividade econômica do país, com destaque para a produção de automóveis, eletroeletrónicos, calçados e roupas. O desenvolvimento econômico do país decorreu do modelo econômico que tornou a Coréia do Sul uma plataforma de exportação.

15

16 Coréia do Norte Socialista, mantém pouco intercâmbio comercial com o exterior, e o turismo é pouco explorado. Sua economia, baseia-se na indústria pesada e na agricultura mecanizada. A reunificação com a Coréia do Sul está na pauta das negociações políticas do país.

17 China: Processo de Modernização
O país havia passado por grande desenvolvimento cultural entre os séculos XVII e XVIII, com o Expansionismo Manchu. A partir da segunda metade do século XIX, o crescimento populacional, aumento dos impostos e a corrupção levaram o grande império a decadência e a fragmentação de parte de seu território. Movimentos nacionalistas contrários a ocupação estrangeira intensificaram-se e em 1912 o Imperador foi deposto.

18

19

20 Processo de Modernização
A crise social conduziu a China a uma longa guerra civil, opondo nacionalistas, alinhados a países estrangeiros e liderados por Chiang Kai-Shek, e comunistas, sob o comando de Mao Tsé-Tung e do Partido Comunista. A guerra civil chegou ao fim em 1949, quando os comunistas conseguiram vencer os nacionalistas e implantar o socialismo. Da China Socialista à Abertura Econômica O modelo chinês baseou-se no da ex-URSS, sua

21 Abertura Econômica Aliada até o final da década de Durante toda a década de 1960, a China viveu um isolamento internacional. Crescimento e Autoritarismo Deng Xiaoping iniciou amplas reformas econômicas no país. As mudanças possibilitaram a obtenção de lucros por meio da entrada do capital estrangeiro, das relações comerciais com vários países e de acordos de cooperação técnica e científica.

22

23 Zonas Econômicas Especiais (ZEEs)
Foram criadas na década de 1980, visavam atrair investimentos de empresas estrangeiras para estimular com isso a exportação e a expansão do mercado doméstico. As empresas estrangeiras foram atraídas pela farta mão de obra barata e pela possibilidade de venda de seus produtos para o imenso mercado consumidor chinês.

24 Desenvolvimento Econômico, Recursos Minerais e Energia.
Grande Salto para a Frente: Estabeleceu a criação de um pátio industrial pesado e diversificado, com indústrias de base e bélicas. As indústrias mecânica e siderúrgica receberam atenção especial e passaram a se desenvolver de forma acentuada. Reforma Agrária Estatal: Desorganizou a produção de alimentos e contribuiu para a grande fome que matou cerca de 20 milhões de chineses entre 1959 e 1962.

25 Desenvolvimento Econômico
Em 2001, de todas as exportações chinesas, cerca de 90% já eram de produtos industrializados, 20% dos quais de alta tecnologia, o que propiciou a entrada do país na OMC, sinalizando o desenvolvimento de uma economia competitiva e de índole capitalista. Hidrelétricas e termelétricas: A maior parte da energia consumida é produzida por termelétricas que empregam o carvão mineral e geram poluição.

26 Desenvolvimento Econômico
Merece destaque o grande potencial hidrelétrico chinês, cuja baixa exploração pelo país foi resolvida em parte com a construção da gigantesca hidrelétrica de Três Gargantas. Suas obras se encerraram em maio de 2006, após seis anos para ser construída e ter consumido cerca de US$ 24 bilhões. Agropecuária: O setor agrícola da China é responsável pela ocupação de quase 60% da

27 Usina Hidrelétrica de 3 Gargantas

28 Desenvolvimento Econômico
População economicamente ativa, sendo a agricultura uma atividade econômica estratégica do país. A China é um grande importador de alimentos, como a soja e a carne, tendo os Estados Unidos e o Brasil entre os fornecedores mais importantes. A China é o maior produtor mundial de arroz, o trigo é cultivado em associação com a soja. O algodão sustenta uma produção têxtil que atende a 30% do mercado mundial.

29

30 Demografia Chinesa As maiores concentrações demográficas estão situadas nas planícies costeiras e na região oriental, ao longo dos vales dos grandes rios. Xangai e Pequim, as duas cidades mais importantes e populosas, somam mais de 29 milhões de habitantes. A alta densidade demográfica gera problemas ambientais. Obs: Na pecuária, destaca-se a criação de suínos (tem o maior rebanho do mundo), equinos e bovinos

31 Índia: Imperialismo Britânico e Independência
Foram implantadas na Índia as plantations com produção destinada a exportação. No início do século XX, o quadro de miséria impulsionou um movimento nacionalista liderado por Gandhi, que defendia a desobediência civil não violenta, como forma de protesto e demonstração da insatisfação ante a ocupação estrangeira. Economia Indiana: A agricultura é a atividade econômica que emprega a maior parte da PEA.

32

33 Economia Indiana Nas últimas décadas, os indianos ganharam destaque no cenário mundial no setor industrial, sobretudo naquele ligado a tecnologia de informática. O processo de industrialização atinge apenas algumas cidades e regiões, como Calcutá, Mumbai e Nova Délhi, a capital. A produção industrial se destaca em produtos químicos, processamento de comida, aço, mineração, softwares e farmacêuticos. O parque industrial absorve apenas 14% da PEA.

34 Agricultura Indiana O arroz é o principal produto agrícola. Outras produções importantes são as de trigo, milho, algodão, cana de açúcar e chá. As monoculturas de chá, algodão e cana, contribui para a fome e a desnutrição no país. Desigualdades Sociais: Alguns conflitos étnicos e separatistas ameaçam a unidade territorial da Índia. Entre eles destacam-se a disputa pela região da Caxemira.

35


Carregar ppt "Japão e os tigres asiáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google