A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida Simples Buscando o Equilíbrio para a Vida Pessoal e Familiar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida Simples Buscando o Equilíbrio para a Vida Pessoal e Familiar."— Transcrição da apresentação:

1 Vida Simples Buscando o Equilíbrio para a Vida Pessoal e Familiar

2 A Vida Simples é uma Disciplina Espiritual
Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

3 A Vida Simples começa de dentro para fora
Precisa ser uma realidade interior para depois tornar-se uma prática exterior É preciso haver mudança de valores O Texto clássico sobre a vida simples está em Mt 6

4 A Vida Simples torna-se mais fácil quando definimos um foco/missão

5 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. (Ef 5:15,16)

6 Vida Simples Se você tivesse apenas três anos de vida para viver, o que faria? O que pararia de fazer?

7 Vida Simples Jesus teve que considerar estas perguntas. Desde o começo de seu ministério, Ele sabia que seu tempo na terra era limitado. E sendo limitado, Suas atividades também tinham que ser limitadas (veja Lc. 4:42-44; João 2:4).

8 A vida simples de Jesus Não construiu um templo. Não abriu uma igreja.
Não fundou uma denominação. Não foi para um seminário, nem para estudar, nem para ensinar. Essas coisas são erradas? Claro que não! Por que Jesus não fez? Simples: Não fazia parte da sua corrida! Ele tina um foco, uma missão a cumpriri e não podia se envolver com atividades que desviariam ele desse foco!

9 A vida simples de Jesus Não escreveu um livro, nem uma apostila.
Não se casou, nem teve filhos. Não se identificou com nenhum movimento religioso da ocasião Não se preocupou, nem se interessou com a política (religioso ou secular) Essas coisas são erradas? Claro que não! Por que Jesus não fez? Simples: Não fazia parte da sua corrida! Ele tina um foco, uma missão a cumpriri e não podia se envolver com atividades que desviariam ele desse foco!

10 Realizou uma obra por meio da Sua morte Salvação
O Que Jesus fez? Realizou uma obra por meio da Sua morte Salvação

11 Realizou outra obra por meio da Sua Vida Discipulado
O Que Jesus fez? Realizou outra obra por meio da Sua Vida Discipulado

12 A vida simples de Jesus “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para liberta r os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4:18,19)

13 A vida simples de Jesus “Todos estão te procurando”. Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”.

14 A vida simples de Jesus “Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel”.

15 O que esse trio tem em comum?
A vida simples de Jesus Na parábola dos solos (ou do semeador), o solo espinhoso representa aqueles que “ouvem, mas ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida (Lc 8.14). O que esse trio tem em comum?

16 A vida simples de Jesus “Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas...”

17 A vida simples de Jesus “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” .

18 “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e tudo que dá fruto ele poda para que dê mais fruto ainda” (Jo 15.1, 2). Qual é o princípio por trás desse ensino de Jesus que podemos aplicar a uma vida simples?

19 A vida simples em Paulo “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar, mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo...” (1 Co 9.26, 27ª)

20 A vida simples em Paulo “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo” (Fp 3.13,14)

21 “Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”
A vida simples em Paulo “Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial” (At 26.19).

22 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”
A vida simples em Paulo “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Tm 4:6,7)

23 Reflexão Qual é a sua missão? Qual é o seu foco? Qual é sua corrida?
Qual é o seu chamado? . Enquanto não responder isso com firmeza, você vai correr para todos os lados, e sua vida ficará complicada e corrida!

24 A Vida Simples é uma Disciplina Espiritual
Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

25 A Vida Simples começa de dentro para fora
Precisa ser uma realidade interior para depois tornar-se uma prática exterior É preciso haver mudança de valores O Texto clássico sobre a vida simples está em Mt 6

26 A Vida Simples torna-se mais fácil quando definimos um foco/missão

27 A Vida Simples é experimentada quando assumimos nossa liberdade

28 O Que tem roubado sua liberdade?

29 Dois ladrões da nossa liberdade
Falta de tempo Falta de dinheiro

30 Primeiro ladrão Falta de Tempo
O primeiro ladrão nos leva a viver escravos da opinião dos outros, sem conseguir controlar nosso próprio tempo

31 A falta de tempo Nossa vida se torna muito complicada e enredada porque não conseguimos dizer “não”. Sabe qual é o resultado disso? Obrigação x chamado

32 A falta de tempo Sentimos uma perda de controle e de ordem porque não existe forma de satisfazer todas as pessoas com as quais nos sentimos comprometidos. Sabe qual é o resultado disso? Obrigação x chamado

33 A falta de tempo Chegamos a nos sentir obrigados em servir aos outros ao invés de nos sentirmos chamados.

34 A falta de tempo Qual o perfil de uma pessoa OBRIGADA?
Qual o perfil de uma pessoa CHAMADA? Esse ladrão nos leva a viver numa relação com outros baseada no desempenho, rendimento

35 Segundo ladrão Falta de Dinheiro
O segundo ladrão de nossa liberdade nos leva a viver como escravo das coisas materiais.

36 Mostramos anteriormente que a Vida Simples começa de dentro para fora.
Liberdade exterior Mostramos anteriormente que a Vida Simples começa de dentro para fora. Quando ganhamos esse valor, nossa vida exterior mostrará algumas evidências

37 Não ser escravo de nada nem de ninguém. Somente dependente de Deus.
Liberdade exterior Não ser escravo de nada nem de ninguém. Somente dependente de Deus. Dito isso quero convida-lo a fazer uma rápida auto-avaliação sobre a vida simples

38 Liberdade exterior Ser livre para desfrutar dos bens materiais, sem preocupar-me com eles (não procurando vida rica e nem vida pobre) Dito isso quero convida-lo a fazer uma rápida auto-avaliação sobre a vida simples

39 Estar sempre pronto para compartilhar com outros.
Liberdade exterior Estar sempre pronto para compartilhar com outros. Dito isso quero convida-lo a fazer uma rápida auto-avaliação sobre a vida simples

40 Liberdade exterior Procurar as coisas necessárias para a vida, não sendo controlado pelas normas e modas do mundo, nem pelos apelos e desejos de outras pessoas. Dito isso quero convida-lo a fazer uma rápida auto-avaliação sobre a vida simples

41 Viver segundo as prioridades de Deus e não sob a tirania do urgente.
Liberdade exterior Viver segundo as prioridades de Deus e não sob a tirania do urgente. Dito isso quero convida-lo a fazer uma rápida auto-avaliação sobre a vida simples

42 AVALIAÇÃO

43 Avaliação Estou insatisfeito e confuso, sem propósito claro em meu coração, não encontrando tempo para Deus, freqüentemente nervoso, sem alegria duradoura.

44 Avaliação Tenho um sentido claro do propósito divino, buscando e encontrando primeiro o reino de Deus e a sua justiça, estando cheio do Espírito, e do fruto do Espírito

45 Avaliação Sinto uma grande falta de tempo; vivo com sentido de obrigação e escravidão, sob a tirania do urgente, sentindo que minha vida está desordenada e fora de controle.

46 Avaliação Sinto que tenho tempo necessário; vivo segundo prioridades divinas, com um sentido de chamado e liberdade, harmonia e ordem interior e exterior.

47 Avaliação Vivo sob pressão financeira, cativo a um sentido agudo de falta de recursos e posses.

48 Avaliação Vivo com liberdade financeira, sentindo-me contente, realizado, tendo o suficiente para viver dignamente, investir no Reino e ajudar aos outros.

49 Três chaves para aVida Simples
Resumindo Três chaves para aVida Simples Ter um sentido claro do propósito divino, buscando e encontrando o reino de Deus e a sua justiça, estando cheio do Espírito e do fruto do Espírito.

50 Três chaves para aVida Simples
Resumindo Três chaves para aVida Simples Ter o tempo necessário; viver segundo prioridades divinas, com um sentido de chamado e liberdade, harmonia e ordem.

51 Três chaves para aVida Simples
Resumindo Três chaves para aVida Simples Ter liberdade financeira, sentindo-se contente, tendo o suficiente para viver e para ajudar a outros.

52 Conselhos práticos que podem lhe ajudar a simplificar a vida

53 Exodo 18:13-17 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.

54 Encontre um Mentor para ajuda-lo no processo
1 Encontre um Mentor para ajuda-lo no processo Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

55 Gálatas 4:6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

56 Fortaleça sua Identidade em Cristo
2 Fortaleça sua Identidade em Cristo Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

57 Hb 12:1-2 “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado, que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”

58 Identifique os pesos e pecados em sua vida e família e livre-se deles
3 Identifique os pesos e pecados em sua vida e família e livre-se deles Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

59 Pesos

60 Pecados

61 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

62 corrida, chamado, paixão ministerial
4 Defina sua corrida, chamado, paixão ministerial Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

63

64 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual a dissolução, mas enchei-os do Espírito, 19 falando entre vós com Salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

65 22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

66 28 Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. (Efésios 5:22-33) (NVI)

67 1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2 "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa, 3 "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". 4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:1-4)

68 Organize sua vida dentro das prioridades divinas
5 Organize sua vida dentro das prioridades divinas Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

69 Relação com Deus

70 Relação consigo mesmo

71 Relação com seu Cônjuge

72 Relação com os filhos

73 Relação com o trabalho

74 Relação com a igreja

75 Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

76 Seja firme colocando limites saudáveis na sua vida e relacionamentos
6 Seja firme colocando limites saudáveis na sua vida e relacionamentos Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

77 Não esqueça de prender os ladrões
7 Não esqueça de prender os ladrões Falta de tempo Falta de dinheiro

78 A Vida Simples é uma Disciplina Espiritual
Disciplina pouco conhecida, estudada, ensinada em nossas igrejas e especialmente nos programas de discipulado! Você nao vai encontrar a espressão “vida simples”nas Escrituras! Mas ensino está lá!

79 A Vida Simples começa de dentro para fora
Precisa ser uma realidade interior para depois tornar-se uma prática exterior É preciso haver mudança de valores O Texto clássico sobre a vida simples está em Mt 6

80 A Vida Simples torna-se mais fácil quando definimos um foco/missão

81 A Vida Simples é experimentada quando assumimos nossa liberdade

82 Vida Simples Buscando o Equilíbrio para a Vida Pessoal e Familiar


Carregar ppt "Vida Simples Buscando o Equilíbrio para a Vida Pessoal e Familiar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google