A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS DE MARKETING FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR CURSO DE GRADUACÃO EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Ricardo Freitas Viana Salvador 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS DE MARKETING FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR CURSO DE GRADUACÃO EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Ricardo Freitas Viana Salvador 2013."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS DE MARKETING FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR CURSO DE GRADUACÃO EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Ricardo Freitas Viana Salvador 2013

2 Cronologia Produção – Séc. XIX (D>O) Produto – Anos 10, 20 e 30 (D=O) Venda – Pós-guerra / Anos 50 (D

3 Conceitos de Marketing Necessidade Desejo Demanda Produto/Serviço Valor Satisfação Mercado

4 Conceitos de Marketing Necessidade

5 Geralmente disfarçada em problemas Erro comum: o marketing conhece superficialmente a necessidade do mercado e do consumidor Tamanho da necessidade = tamanho do mercado? O marketing cria necessidades? Essa pirâmide ainda é correta?

6 Conceitos de Marketing Desejo

7 Quando a necessidade está conectada ao emocional Erro comum: produtos de alta performance mas não conectados ao consumidor Processo caótico (não-estruturado) Criatividade

8 Conceitos de Marketing Demanda

9 Monetização do desejo Relacionado à análise de oportunidades e mercado Desafio principal: Mensurar a demanda Competência analítica Demanda necessidade desejo Atender versus criar (demanda)

10 Conceitos de Marketing Produto/Serviço

11 Desempenho está relacionado a percepção do consumidor Voltado para satisfazer ao desejo e/ou necessidade Desafio: Capacidade de diferenciação Pode se apresentar em vários níveis

12 Conceitos de Marketing Produto/Serviço Produto Básico Produto Ampliado Produto Esperado Benefício Núcleo Marca Embalagem Características Design Nível de Qualidade Instalação Entrega e Crédito Serviço pós-venda Garantia Produto Potencial

13 Conceitos de Marketing Valor

14 Diferença entre o que o cliente ganha adquirindo um produto e os custos para obtenção do mesmo Julgamento subjetivo e inexato Desafio: Entregar produtos com o valor desejado pela demanda Envolve o posicionamento: Como uma marca deseja ser vista pela demanda

15 Conceitos de Marketing Satisfação

16 Conceitos de marketing Satisfação Depende do desempenho do produto com relação ao valor relativo às expectativas do cliente. Desempenho = expectativas = satisfação Desempenho > expectativas = encantamento Desempenho < expectativas = prejuízo

17 Conceitos de Marketing Mercado

18 Grupo de compradores potenciais e reais de um produto. Indústria (conjunto de vendedores) Indústria (conjunto de vendedores) Mercado (conjunto de compradores) Mercado (conjunto de compradores) DINHEIRO INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO PRODUTOS

19 Conceitos de Marketing Avaliação Estudos de Casos A copa do mundo é nossa A Miolo no mercado de vinhos da China Academia ViaForma : quando o crescimento deve ser repensado Casa do Pão de Queijo Ecochapa

20 Conceitos de Marketing As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas. Steve Jobs


Carregar ppt "CONCEITOS DE MARKETING FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR CURSO DE GRADUACÃO EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Ricardo Freitas Viana Salvador 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google