A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS DE MARKETING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS DE MARKETING
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR CURSO DE GRADUACÃO EM ADMINISTRAÇÃO CONCEITOS DE MARKETING Prof. Ricardo Freitas Viana Salvador 2013

2 Cronologia Produção – Séc. XIX (D>O)
Produto – Anos 10, 20 e 30 (D=O) Venda – Pós-guerra / Anos 50 (D<O) Marketing – Anos 50 Marketing Societal – Anos 90 Marketing Holístico

3 Conceitos de Marketing
Necessidade Desejo Demanda Produto/Serviço Valor Satisfação Mercado

4 Conceitos de Marketing Necessidade

5 Conceitos de Marketing Necessidade
Geralmente disfarçada em problemas Erro comum: o marketing conhece superficialmente a necessidade do mercado e do consumidor Tamanho da necessidade = tamanho do mercado? O marketing cria necessidades? Essa pirâmide ainda é correta?

6 Conceitos de Marketing Desejo

7 Conceitos de Marketing Desejo
Quando a necessidade está conectada ao emocional Erro comum: produtos de alta performance mas não “conectados” ao consumidor Processo caótico (não-estruturado) Criatividade

8 Conceitos de Marketing Demanda

9 Conceitos de Marketing Demanda
Monetização do desejo Relacionado à análise de oportunidades e mercado Desafio principal: Mensurar a demanda Competência analítica Demanda ≠ necessidade ≠ desejo Atender versus criar (demanda)

10 Conceitos de Marketing Produto/Serviço

11 Conceitos de Marketing Produto/Serviço
Desempenho está relacionado a percepção do consumidor Voltado para satisfazer ao desejo e/ou necessidade Desafio: Capacidade de diferenciação Pode se apresentar em vários níveis

12 Conceitos de Marketing Produto/Serviço
Potencial Produto Ampliado Instalação Garantia Embalagem Nível de Qualidade Benefício Núcleo Entrega e Crédito Marca Design Características Produto Esperado Produto Básico Serviço pós-venda

13 Conceitos de Marketing Valor

14 Conceitos de Marketing Valor
Diferença entre o que o cliente ganha adquirindo um produto e os custos para obtenção do mesmo Julgamento subjetivo e inexato Desafio: Entregar produtos com o valor desejado pela demanda Envolve o posicionamento: Como uma marca deseja ser vista pela demanda

15 Conceitos de Marketing Satisfação

16 Conceitos de marketing Satisfação
Depende do desempenho do produto com relação ao valor relativo às expectativas do cliente. Desempenho = expectativas = satisfação Desempenho > expectativas = encantamento Desempenho < expectativas = prejuízo

17 Conceitos de Marketing Mercado

18 Conceitos de Marketing Mercado
Grupo de compradores potenciais e reais de um produto. COMUNICAÇÃO PRODUTOS Indústria (conjunto de vendedores) Mercado (conjunto de compradores) DINHEIRO INFORMAÇÕES

19 Conceitos de Marketing Avaliação
Estudos de Casos A copa do mundo é nossa A Miolo no mercado de vinhos da China Academia ViaForma : quando o crescimento deve ser repensado Casa do Pão de Queijo Ecochapa

20 Conceitos de Marketing
“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.” Steve Jobs


Carregar ppt "CONCEITOS DE MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google