A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE MENTAL Conceito: segundo a OMS "a capacidade de estabelecer relações harmoniosas com os demais e a contribuição construtiva nas modificações do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE MENTAL Conceito: segundo a OMS "a capacidade de estabelecer relações harmoniosas com os demais e a contribuição construtiva nas modificações do."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 SAÚDE MENTAL Conceito: segundo a OMS "a capacidade de estabelecer relações harmoniosas com os demais e a contribuição construtiva nas modificações do ambiente físico e social".

4

5 SAÚDE MENTAL Segundo P. Bernard, "podemos considerar que um indivíduo reage de forma saudável se, no decorrer do seu desenvolvimento, se mostra capaz de uma adaptação flexível diante dos conflitos, de forma que fique salvaguardadas as suas necessidades instintivas fundamentais, ao manter a capacidade de suportar as frustrações e as angústias que estas criam".

6 Outros Conceitos Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso);

7 Outros Conceitos Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

8 CRITÉRIOS DE SAÚDE MENTAL ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO A SI PRÓPRIO CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E AUTOREALIZAÇÃO INTEGRAÇÃO E RESPOSTA EMOCIONAL

9 CRITÉRIOS DE SAÚDE MENTAL AUTONOMIA E AUTODETERMINAÇÃO PERCEPÇÃO APURADA DA REALIDADE DOMÍNIO AMBIENTAL E COMPETÊNCIA SOCIAL

10 INTERFACES DAS AÇÕES EM SAÚDE MENTAL CAMPO EPISTEMOLÓGICO ÉTICA IDEOLOGIA SAÚDE MENTAL POLÍTICA CIÊNCIA

11 TRANSTORNO MENTAL TRANSTORNO MENTAL Conceitos: Consiste num desequilíbrio psíquico que se pode manifestar através de diversos sinais e sintomas e que dificulta o desenvolvimento da vida habitual da pessoa.

12 TRANSTORNO MENTAL TRANSTORNO MENTAL Conceitos: Conjunto de sintomas que geralmente envolvem sofrimento pessoal e interferência nas fun ç ões que o indiv í duo necessita exercer na sua vida. São alterações no funcionamento da mente que prejudicam o desempenho do indivíduo na vida familiar,social, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na tolerância aos problemas e na possibilidade e ter prazer na vida.

13 POSSÍVEIS CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS

14 Podemos, então afirmar que os transtornos mentais não tem uma causa precisa, específica mas dizer que três grupos de fatores influenciam o surgimento do transtorno mental: os físicos ou biológicos os ambientais e os emocionais ou psicológicos

15

16 POSSÍVEIS CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS 1. Fatores Físicos ou Biológicos a)Fatores genéticos ou hereditários (Predisposição hereditária) Fala-se das predisposições que o indivíduo possui de desenvolver determinados desequilíbrios químicos no organismo que possam levá-lo a apresentar determinados transtornos mentais.

17 Fatores Genéticos

18 FATORES FISICOS OU BIOLOGICOS b) Fatores Pré-natais As condições de gestação, dentre elas os fatores emocionais, econômicos e sociais, o consumo de álcool, drogas, cigarro e de alguns tipos de medicação podem prejudicar a formação do bebê, gerando problemas futuros que poderão comprometer sua capacidade adaptativa no crescimento e desenvolvimento, podendo facilitar o surgimento de doença mental.

19 Fatores Pré natais

20 FATORES FISICOS OU BIOLOGICOS c) Fatores Peri-natais Em alguns casos a criança pode sofrer danos neurológicos devido ao traumatismo ou falta de oxigenação dos tecidos cerebral, que a depender da gravidade a criança pode desenvolver problemas neurológicos (epilepsia e diversos tipos de atraso de desenvolvimento) que podem formar a base para futuros transtornos psiquiátricos.

21 FATORES FISICOS OU BIOLOGICOS d) Fatores neuro-endocrinológicos O Sistema endócrino, que é responsável pela regulação do equilíbrio do nosso organismo através da produção de hormônios pelas glândulas endócrinos (pituitária, tireóide), tem estreita ligação com o S.N.C.

22 FATORES FISICOS OU BIOLOGICOS d) Fatores neuro-endocrinológicos Havendo uma influência recíproca entre eles. Muitos estudos têm mostrado ligação entre mecanismos neuro-endocrinológicos e reações cerebrais, e que as mudanças hormonais podem influenciar nosso estado de humor e deflagrar estados psicóticos como: psicose puerperal e TPM.

23 FATORES FISICOS OU BIOLOGICOS e) Fatores ligados a doenças orgânicas Infecções, traumatismo, vasculopatias, intoxicações, abuso de substâncias e qualquer agente nocivo que afete o S.N.C. Podem desencadear o transtorno mental.

24 POSSÍVEIS CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS 2 – Fatores Ambientais Os fatores ambientais exercem forte e constante influência sobre nossas atitudes e nossas escolhas. As reações a cada estímulo ambiental se darão de acordo com a estrutura psíquica de cada pessoa. Os fatores ambientais podem ser: sociais, culturais e econômicos.

25 Fatores Ambientais

26 FATORES AMBIENTAIS a) Sociais Todas as interações que temos com os outros nossas relações pessoais, profissionais e com outros grupos. Principalmente da infância. b) Culturais Todo o sistema de regras que estamos envolvidos. Esses sistemas variam de país para país e de estado para estado de acordo com a época.

27 FATORES AMBIENTAIS c) Econômicos Pode-se falar tanto em relação mais direta de aquisição de bens, quanto ás atuais condições sociais, onde a miséria associada à baixa escolaridade pode levar ao aumento da tensão.

28 POSSÍVEIS CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS 3 – Fatores Emocionais ou Psicológicos A repetição constante de exposição à frustração por períodos mais prolongados pode levar o indivíduo no futuro, a desenvolver uma série de transtornos mentais.

29 Fatores Emocionais ou Psicológicos

30 POSSÍVEIS CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS Multicausalidade Várias são as causas que fazem com que o indivíduo venha a desenvolver, em determinado momento de sua história um transtorno mental. Podemos perceber que há uma mescla de fatores físicos, ambientais e emocionais na história de um cliente com sofrimento mental.

31 REFERÊNCIA Ballone GJ - O que são Transtornos Mentais - in. PsiqWeb, Internet, disponível em HOLMES, S. D. Psicologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: ARTES MÉDICAS Laraia MT, Stuart Gw- Enfermagem psiquiátrica-

32 "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente." (Soren Kierkegaard)


Carregar ppt "SAÚDE MENTAL Conceito: segundo a OMS "a capacidade de estabelecer relações harmoniosas com os demais e a contribuição construtiva nas modificações do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google