A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS

2 APRESENTAÇÃO PESSOAL – ODAIR GOMES SALLES
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS APRESENTAÇÃO PESSOAL – ODAIR GOMES SALLES E.MAIL: APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES NOME, EMPRESA, JÁ CURSOU A DISCIPLINA, ATIVIDADE PROFISSIONAL, ACADÊMICA OBJETIVOS / MONOGRAFIA? TEMAS ESCOLHIDOS? PROGRAMA / EMENTA / CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO APRESENTAR EMENTA, PLANO DE AULAS, CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

3 CRONOGRAMA DAS AULAS DIA 22/03 = APRESENTAÇÃO+REVISÃO
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS CRONOGRAMA DAS AULAS DIA 22/03 = APRESENTAÇÃO+REVISÃO DIA 29/03 = PRODUTO DIA 05/04 = ANÁLISE DE PORTFÓLIO (MATRIZ BCG E SWOT) DIA 12/04 = MARCA DIA 19/04 = EMBALAGEM / PESQUISA DE CAMPO “O QUE TRANSMITE” DIA 26/04 = PREÇO E ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO DIA 03/05 = SERVIÇOS / DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO DIA 10/05 = SEMINÁRIOS – 1ºs GRUPOS DIA 17/05 = SEMINÁRIOS – 2ºs GRUPOS

4 Disciplina: Gestão de Produtos e Marcas
Responsável: Prof. Odair Gomes Salles OBJETIVOS Fornecer ao pós-graduando suporte para compreender a importância da tomada de decisão na gestão dos produtos e marcas. Estimular o desenvolvimento de escalas de atitudes envolvendo: funcionários, especialistas, cidadãos, políticos, consumidores e compradores. EMENTA Decisões sobre produto; Decisões sobre marca; Decisões sobre embalagem; Evolução do produto; Política de preços; Distribuição e ciclo de vida do produto; Comunicação do produto; Serviço como diferencial do produto. REFERÊNCIAS GOBE, A. C. et al. Gerencia de Produtos. São Paulo: Editora Saraiva, 2003. KOTLER, PHILIP. Administração de Marketing – Editora Atlas, 2005. SANTOS, D. G.; MATTAR, F. N. Gerencia de Produtos. São Paulo: Editora Atlas, 2003. TYBOUT, A. M.; CALKINS, T. Branding. São Paulo: Editora Atlas, 2006

5 Pesquisas de Artigos e Estudos em:
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS Pesquisas de Artigos e Estudos em: Eventos ENANPAD 2010, 2009,2008, 2007 e 2006 EMA 2010, 2008 e 2006 Periódicos RAC - ANPAD RAI - UNINOVE RAM - MACKENZIE RAUSP RAE - FGV RBGN – FECAP REV GESTÃO E REGIONALIDADE - USCS OUTROS CLASSIFICADOS NO SISTEMA QUALIS Sistema de Avaliação A avaliação da disciplina contará com os seguintes aspectos que comporão a nota do aluno na seguinte proporção: Presença 10% Resumos dos tópicos (pesquisas e atividades solicitadas) / Estudos de Caso 30% Trabalho Final 60% - Apresentar um trabalho no formato artigo acadêmico(pesquisa de campo). Power Point + arquivo em Word (versão Office 2007). – PRAZO: 06/05/2012 – enviar até 23h:50 ( SEMANA ANTES DOS SEMINÁRIOS DE APRESENTAÇÃO QUE SERÁ NO DIA 10 e 17/05).

6 EIXO CENTRAL (4 PILARES) – TRABALHO FINAL
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS EIXO CENTRAL (4 PILARES) – TRABALHO FINAL 1. AVALIAÇÃO DE UM PRODUTO (desenvolvimento, participação de mercado, valor x preço, etc.) 2. AVALIAÇÃO DE UMA MARCA (valor da marca, como construir o valor da marca, como valorizar uma marca, criação de marca, marcas mais lembradas pelos consumidores, etc.) 3. EMBALAGEM (a importância da embalagem, como a embalagem agrega valor ao produto, o desenvolvimento de uma embalagem, embalagens autosustentáveis, a embalagem e o meio ambiente) 4. SERVIÇOS (características dos serviços, qualidade em serviços, como medir qualidade, avaliar uma empresa de serviços).

7 TEMAS – TRABALHO FINAL COMPARAÇÃO ENTRE MARCAS MARCAS MAIS LEMBRADAS
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS TEMAS – TRABALHO FINAL COMPARAÇÃO ENTRE MARCAS MARCAS MAIS LEMBRADAS COMO SE CONTRÓI O VALOR DE UMA MARCA COMO MENSURAR O VALOR DE UMA MARCA (METODOLOGIAS QUE EXISTEM; PORQUE DIFEREM?) PRODUTOS QUE TRAZEM LEMBRANÇA DOS ATRIBUTOS O QUE OS CONSUMIDORES ATRIBUEM COMO VALOR DO PRODUTO NO BRASIL AS MARCAS NACIONAIS DE MAIOR VALOR A EMBALAGEM TRADUZ O PRODUTO REAL? COMPRAS COLETIVAS: CONSUMIDORES, PRODUTOS, DEMANDAS, OFERTAS, SATISFAÇÃO, FORNECEDORES. PRAZO DE ENVIO: 06/05/2012 – até 23h:50 ( semana antes do dia do seminário que será nos dias 10 e 17/05) SEMINÁRIOS: 10 e 17/05/2012 GRUPOS DE ATÉ 7 ALUNOS

8 GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
O que é Marketing? “O processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.” (American Marketing Association) “Um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.” (KOTLER, 2000)

9 Mercado alvo e composto de marketing
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS Mercado alvo e composto de marketing Produto Preço Mercado alvo Ponto de venda Promoção

10 II. Conceitos básicos Cliente Valor do cliente Necessidade Desejo
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS II. Conceitos básicos Valor do cliente Necessidade Desejo Valor para o cliente Cliente Concorrente Produto

11 O valor para o cliente Princípio básico
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS O valor para o cliente Princípio básico Não é de primordial importância o que uma empresa pensa que produz - principalmente para o futuro da Empresa e para o seu bom êxito. O que é decisivo é o que o cliente pensa que está comprando, o que ele considera “valor” - isto é o que determina o que uma Empresa é, o que ela produz e se ela prosperará. (DRUCKER apud ALBRECHT, 1992)

12 PRÓXIMA AULA FAZER A COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDOS
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS PRÓXIMA AULA FAZER A COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDOS PESQUISAR E PREPARAR RESUMO INDIVIDUAL PARA DEBATE EM AULA – PRODUTO: CONCEITO, O QUE É, TIPOS DE PRODUTOS, etc. O FUNDAMENTAL É LER, ENTENDER, INTERPRETAR E ELABORAR UM PEQUENO PAPPER (1 a 2 páginas) REGISTRANDO O APRENDIZADO.


Carregar ppt "DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google