A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Disciplina de Farmacologia Básica Curso de Medicina Veterinária Universidade Castelo Branco UCB Prof. Ms.Marcos Pires

2 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Etimologia Phármakon (grego = fármaco, droga ou medicamento) lógos (grego = estudo, tratado)

3 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Definição: “É a ciência que estuda a ação de substâncias químicas em um organismo vivo.”

4 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA

5 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Histórico-Papiro de Ébers (Egito 1550 a.c.) utilização terapêutica de várias substâncias químicas. Dioscórides (séc I e II ac ) “Pai da Farmácia” escreveu obra descrevendo 600 plantas medicinais Galeno (131 – 201) “Pai da Fisiologia Experimental” escreveu cerca de 400 tratados sobre Medicina, indicando o uso de extratos de plantas e outros produtos naturais.

6 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Histórico Avicena ( ) filósofo e médico árabe introduziu o uso da cânfora e da noz-vômica Paracelso ( ) introduziu novos medicamentos e defendeu o uso de poucos ingredientes em suas formulações Samuel Hahnemann ( ) médico Alemão criador da homeopatia terapia que considera que os semelhantes curam-se com semelhantes”. François Magendie ( ) introduziu o conceito de investigação sistemática da ação das drogas.

7 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Etimologia Fármaco x droga x medicamento Droga (holandês) = droog = seco, substância dessecada. Refere-se a qualquer substância química (que não atue como alimento) que possa agir sobre um organismo vivo, produzindo alterações (maléficas ou benéficas). Medicamento (latim) = medicamentum / medicare = curar. Qualquer substância química empregada em um organismo vivo, visando obter efeitos benéficos. São substâncias químicas destinadas a curar, diminuir prevenir e/ou diagnosticar as enfermidades. (Todo medicamento é uma droga, porém nem toda droga é um medicamento). Remédio (latim) remedium ( re = inteiramente / mederi = curar). Tudo aquilo que cura, alivia ou evita uma enfermidade. Abrange não só os agentes químicos (medicamentos) como os agentes físicos (duchas, massagens). Fármaco qualquer agente químico que afeta os processos da vida. É empregado como sinônimo de droga ou medicamento.

8 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Inclui o conhecimento da história, origem, propriedades físico-químicas, composição, absorção, distribuição, mecanismo de ação, biotransformação e eliminação dos fármacos.

9 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Farmacodinâmica (grego dýnamis = força) estuda os mecanismos de ação fármacos. Utiliza os conceitos básicos e as técnicas experimentais da fisiologia, bioquímica, biologia celular e molecular, microbiologia imunologia, genética e patologia. Farmacocinética (grego kinetós = móvel) estuda o caminho percorrido pelo fármaco no organismo animal.

10

11 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Farmacotécnica relacionada ao preparo, purificação e conservação dos medicamentos com a finalidade de promover um melhor aproveitamento no organismo. Farmacognosia (grego) = gnôsis = conhecimento obtenção identificação e isolamento dos princípios ativos (matérias-primas naturais encontrada nos reinos) passíveis de uso terapêutico. Farmacologia Clínica compatibiliza as informações obtidas no laboratório (em animais saudáveis), com aquelas obtidas no animal-alvo (enfermo).

12 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Farmacoterapêutica refere-se ao uso de medicamentos para o tratamento das enfermidades. Terapêutica não só o uso de medicamentos mas também outros meios para a prevenção, tratamento e diagnóstico das doenças (cirurgias, radioterapia). Imunofarmacologia relacionado com a ação terapêutica de algumas substâncias (vacinas, medicamentos) que podem estimular ou deprimir o sistema imune e também com determinadas condições (deficiências nutricionais / stress) que podem alterar a resposta imune. Toxicologia- Ciência que estuda os agentes tóxicos sendo que estes são quaisquer substâncias químicas ou agentes físicos (radiação) capazes de produzir efeito nocivo em um ser vivo.

13

14 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Dose quantidade do medicamento necessária para promover a resposta terapêutica. Dosagem inclui a dose, a freqüência de administração e a duração do tratamento. Posologia (grego = pósos = quanto, mais / lógos= estudo) é o estudo das dosagens do medicamento com fins terapêuticos.

15 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Relações com outras ciências Química, biologia, bioquímica, matemática, fisiologia, genética, microbiologia entre outras. Profissões da área da saúde Saúde pública poluição ambiental, aditivos alimentares, fluoração, fumo. Ponto de vista sociológico – abuso de drogas Na prática médica faz melhor quem compreende a base científica do que esta fazendo

16 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Variação Biológica Cada paciente é um caso diferente. Idade, fatores genéticos, estados fisiológicos, patologias e interações medicamentosas, Reações idiossincrásicas (diferenças genéticas e/ou imunológicas). Na farmacologia humana, ainda devemos considerar os componentes psíquicos e culturais do paciente (influência dos medicamentos e placebo)

17 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Farmacologia e terapêutica Terapêutica – “É a ciência e arte de tratar o doente, aliviar seu sofrimento, quando possível curá-lo e sempre confortá-lo”. Sistemas Terapêuticos I-Tratamento específico Diagnóstico específico

18 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Sistemas Terapêuticos II-Tratamento de suporte Medicação sintomática, alimentação, repouso, controle do ambiente e outras medidas.

19 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Sistemas Terapêuticos III Placeboterapia Palavra de origem latina (“agradar”). Em farmacoterapia, refere-se à ação do medicamento que não é decorrente de sua ação famacológica.

20 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Placebo puro é representado por uma substância química inerte, mas na qual o paciente acredita. Uso clínico: Controla os ensaios clínicos, destacando os efeitos verdadeiros das drogas, da cirurgia e de outros processos terapêuticos. Elimina a tendenciosidade humana do paciente e do médico, de modo que os reatores e não reatores possam ser estudados como um grupo controle em relação à ação da droga. O placebo pode ser utilizado como instrumento psicológico no controle de sintomas de origem emocional Como medida provisória antes de se estabelecer um diagnóstico preciso.

21 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
IV-Teste terapêutico Chega-se ao diagnóstico através da terapêutica

22 INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Objetivos do ensino da Farmacologia: Informativo, formativo, cultural e social


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google