A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Várias teorias evolutivas surgiram, destacando- se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Várias teorias evolutivas surgiram, destacando- se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Várias teorias evolutivas surgiram, destacando- se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética às idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural. Várias teorias evolutivas surgiram, destacando- se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética às idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural.

3 Jean Baptiste Lamarck ( ), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.

4 Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

5 Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.

6 O comprimento do pescoço da girafa é outro exemplo que justifica a teoria. Segundo Lamarck o esforço que a girafa fazia para se alimentar acarretou as transformações.

7 Charles Darwin ( ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a Teoria da Seleção Natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

8

9 Gregor Johan Mendel ( ) foi um monge, botânico e meteorologista. No mosteiro, Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

10 Embora bastante diferentes em suas formulações, as duas teorias buscam explicar a modificação das espécies e podem ser facilmente diferenciadas quando destacamos a ação do ambiente. Lamarck Para Lamarck o ambiente é a causa das modificações que ocorrem nos seres vivos. É o ambiente que as provoca. Darwin Darwin entende o ambiente como meio de seleção natural de características apresentadas pelos seres vivos.

11 Um exemplo anteriormente citado esclarece as diferenças entre as duas teorias. O atual tamanho de pescoço das girafas é explicado por Lamarck como resultante de um alongamento em função da necessidade de conseguir alimentos localizados em lugares altos. Seria, pois, a alteração ambiental a causa da mudança.

12 Darwin partiria da variabilidade para explicar o mesmo fato: existiriam girafas de pescoços curtos e outras de pescoço longo. A mudança ambiental que obrigou as girafas a conseguirem alimentos em locais mais altos favoreceu aquelas portadoras de pescoço longo e fez desaparecer as de pescoço curto. Teria havido, portanto, ação do ambiente no sentido de selecionar os animais portadores de características adaptadas às novas exigências ambientais.

13 A idéia simples de Sutton, conhecida por Teoria Cromossômica da Hereditariedade, admite que os cromossomos são o suporte físico dos genes. A partir dela desencadearam-se campos de pesquisa e de conhecimento que marcaram todo o século XX e que se repercutem até hoje.

14

15

16 Hereditariedade ou Hereditário: característica ou algo que se transmite por reprodução dos pais para os descendentes. Hipócrates: filósofo e médico grego ( a.C.) considerado o pai da medicina, propôs a hipótese conhecida como pangênese. Pangênese: hipótese proposta por Hipócrates que afirmava que cada parte que constitui nosso organismo produzia um líquido repleto de partículas hereditárias chamadas de gêmulas, que se acumulavam no sêmen e eram passadas para o corpo da mãe no momento da concepção. Com a melhoria na qualidade dos microscópios, essa hipótese foi descartada. RESUMINDO...

17 Charles Darwin: naturalista inglês ( ) explica que os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Teoria pré-formista: afirmava que cada espermatozóide continha um pequeno ser humano que simplesmente se desenvolveria no corpo da mãe. Gregor Mendel: monge austríaco ( ) é considerado o fundador da genética por ter criado as primeiras leis que regem a hereditariedade, por meio de experimentos com plantas de ervilha.

18 Conclusões de Mendel: I – Cada característica de um indivíduo é determinada por um par de fatores hereditários. II – Em cada par de fatores hereditários, um pode se sobrepor ao outro. Esse fator foi chamado de dominante; o outro, que não se manifesta quando está na presença do dominante, é chamado de recessivo. III – No momento da formação dos gametas, os fatores se separam, de modo que cada gameta é portador de apenas um fator hereditário.

19 Walter Sutton: cientista americano ( ) formulou e concluiu a teoria cromossômica da hereditariedade: I – Os cromossomos se organizam aos pares no momento da formação dos gametas (óvulos e espermatozóides). II – Cada par de cromossomos se separa durante o processo de formação dos gametas. III – Cada gameta formado só contém um cromossomo daqueles que originalmente formavam um par.

20 Cromossomo: Cada um dos filamentos presentes no núcleo das células eucariontes, constituído basicamente por DNA e proteínas; nele situam-se os genes. Gene: (do grego génos, gerar) cada fator hereditário disposto ao longo dos cromossomos, é portanto, unidade fundamental da hereditariedade. dna DNA: (desoxirribonucleic acid): substância química com propriedades ácidas da qual os cromossomos são constituídos.

21 Os cromossomos (23 pares, formando 46 na espécie humana) são formados por DNA. Ao longo da extensão do DNA, estão dispostos milhares de genes (cerca de 30 mil), que contém a instrução genética para a formação de um organismo completo.

22 Cromossomos homólogos: Os cromossomos (46) podem ser sempre agrupados em pares (23), que são semelhantes, basicamente, em formato e tamanho. Cromossomos não-homólogos: É conhecido como par sexual e são diferentes em tamanho e formato. Esse par é representado pelas letras XY e aparecem nos machos da espécie humana. Obs.: O par de cromossomo sexual das mulheres é homólogo, indicado pelas letras XX.

23 Células somáticas: são as células que formam nosso corpo, compostas de 46 cromossomos, formados através de mitose. Gametas ou células sexuais: são os óvulos e espermatozóides, que são formados por 23 cromossomos, formados através de meiose. Meiose: processo pelo qual são formados os gametas masculino e feminino. Mitose: Processo pelo qual uma célula eucarionte origina, em uma seqüência ordenada de etapas, duas células geneticamente idênticas, com 46 cromossomos.

24 Genótipo: Constituição genética apresentada pelo indivíduo (exemplo: genes que determinam a cor dos olhos). Fenótipo: Característica apresentada exteriormente pelos indivíduos (exemplo: a cor dos olhos). Biotecnologia: várias técnicas que utilizam diferentes espécies de seres vivos para a obtenção de processos e produtos de interesse da humanidade.

25

26 EXERCÍCIOS 1)Um homem, de olhos azuis (aa), casa-se com uma mulher de olhos castanhos (Aa). Quais serão os fenótipos e genótipos possíveis dos futuros filhos desse casal? - Homem: genótipo: aa (homo. recessivo) fenótipo: olhos azuis fenótipo: olhos azuis - Mulher: genótipo: Aa (hetero. dominante) fenótipo: olhos castanhos fenótipo: olhos castanhos - Filhos: Aa x aa = 50% Aa (hetero. dominante) – genótipo olhos castanhos - fenótipo olhos castanhos - fenótipo 50% aa (homo. recessivo) – genótipo olhos azuis - fenótipo Aa aa Aa a Aa 25% aa 25% a Aa 25% aa 25%

27 2) Uma mulher de cabelos encaracolados casa-se com um homem de cabelos lisos. Sabendo que, a característica para cabelos encaracolados é dominante sobre a característica para cabelos lisos, determine o genótipo desse casal. - Cabelos encaracolados – dominante (LL ou L l ) - Cabelos lisos – recessivo ( l l ) Homem: cabelos lisos (fenótipo), portanto, l l (genótipo) Mulher: cabelos encaracolados (fenótipo), portanto, LL ou L l (genótipo)


Carregar ppt "Várias teorias evolutivas surgiram, destacando- se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google