A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISTRIBUIÇÃO REVERSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISTRIBUIÇÃO REVERSA."— Transcrição da apresentação:

1 DISTRIBUIÇÃO REVERSA

2 DISTRIBUIÇÃO REVERSA A análise do fluxo reverso, segundo o escritor Leite (2002), pode-se dividir em dois tipos: Bens de pós-consumo; Bens de pós-venda.

3 DISTRIBUIÇÃO REVERSA Motivos que Impulsionam a realização do Fluxo Reverso dos Bens de Pós-Venda: Retorno por qualidade ou por garantia: recall e devolução; Redistribuição de produtos: prazo de validade próximo ao vencimento e sazonalidade de venda; Lançamento de novos produtos: retorno dos produtos obsoletos do mesmo ramo dos novos; Liberação de espaço em área de loja: limpeza (retorno) de estoques nos canais de distribuição.

4 DISTRIBUIÇÃO REVERSA Motivos que Impulsionam a realização do Fluxo Reverso dos Bens de Pós-Consumo: Reaproveitamento de componentes / materiais: reutilização e reciclagem de produtos / componentes ou materiais constituintes dos mesmos; Incentivo à nova aquisição: benefício proposto na troca de um bem usado para aquisição de um novo; Revalorização ecológica: decisão de responsabilidade ética empresarial a fim de promover sua imagem vinculada ao destino final adequado dos seus produtos; A escolha da maneira através da qual um fluxo de retorno irá seguir dependerá do negócio em que a empresa atua e dos seus objetivos.

5 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA É o mapeamento dos fluxos reversos, ou seja, quais são os caminhos que os produtos irão percorrer até a sua reintegração ao ciclo produtivo ou o seu descarte final. Começar daqui na próxima aula

6 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA
Aspectos que devem ser Analisados: Vida Útil do Bem Disponibilizado; Ciclo; Nível de Integração da Empresa; Objetivo.

7 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA
Vida Útil do Bem Disponibilizado: Durável; Semidurável; Descartável. (vida útil de algumas semanas) 17/04/13

8 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA Vida Útil do Bem Disponibilizado: Duráveis: vida útil de alguns anos a algumas décadas; Os produtos duráveis poderão ter seus componentes ou materiais constituintes aproveitados ou serem reaproveitados em uma extensão de sua utilidade.

9 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA Vida Útil do Bem Disponibilizado: Semiduráveis: vida útil de alguns meses a dois anos; Os bens semiduráveis possuem características intermediárias entre os duráveis e os descartáveis.

10 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA Ciclo:
Aberto: reintegração do produto ao ciclo produtivo, substituindo o uso de matérias primas; Fechado: os materiais servem para a fabricação de produtos similares.

11 DISTRIBUIÇÃO REVERSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA
Nível de Integração da Empresa: Não-Integrada: a empresa participa de algumas etapas do processo ou utiliza outros agentes para a consecução dessas. Integrada: a empresa é responsável por todas as etapas do canal de distribuição reverso;

12 DISTRIBUIÇÃO REVERSA Econômico: ganho financeiro na operação;
REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA Objetivo: Econômico: ganho financeiro na operação; Mercadológico: diferenciação no serviço; Legislação: obediência à legislação existente ou futura; Ganho de imagem corporativa; entre outros.

13 DISTRIBUIÇÃO REVERSA CONCLUSÃO:
Podemos afirmar que a Logística reversa gradativamente vem ganhando importância econômica, legal, ambiental e competitividade. As empresas acompanham e investem na gestão do ciclo de vida de seus produtos e serviços, posto que os avanços tecnológicos possibilitam o lançamento de novos produtos de forma ágil e constante.


Carregar ppt "DISTRIBUIÇÃO REVERSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google