A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novos modelos das organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novos modelos das organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Novos modelos das organizações

2 Imagens das organizações Mintzberg Sete tipos, caracterizados pela parte mais importante, que define a estrutura da organização. Handy Quatro tipos, simbolizados por deuses da mitologia grega. Morgan Oito tipos. As organizações são vistas de forma diferente por diferentes pessoas. Cada pessoa vê uma ou mais imagens. Aprendizagem Organizacional Argyris Busca de novas soluções favorece a aprendizagem. Processo decisório produz aprendizagem, não o contrário. Cyert e March Novas competências modificam o comportamento e a capacidade de resolver problemas. Senge Para lidar com a mudança contínua, organizações devem estar em contínuo processo de aprendizagem. Cinco disciplinas podem auxiliar a aprendizagem.

3 As Organizações segundo Mintzberg

4 Para Mintzberg há sete tipos de organizações: empresarial, máquina, profissional, diversificada, inovadora, missionária e política. Cada tipo é caracterizado pela parte que é mais importante nas operações da organização. Essa parte mais importante influencia a organização e define sua estrutura. Os gerentes devem identificar e entender a configuração para garantir a harmonia de suas partes e seu funcionamento eficaz.

5 Organização Empresarial
Parte importante: Cúpula estratégica; São caracterizadas pela centralização na figura do executivo principal; Ex: empresa industrial de pequeno porte, lojas.

6 Organização Máquina Parte importante: Tecnoestrutura;
São caracterizadas pelo caráter repetitivo que favorece a uniformidade e a padronização das práticas; Ex: empresas, usinas siderúrgicas.

7 Organização Profissional
Parte importante: núcleo operacional; São caracterizadas pela gestão do conhecimento, quem tem o conhecimento são os especialistas; Ex: escolas, hospitais, contadores.

8 Organização Diversificada
Parte importante: Linha média; São caracterizadas por unidades de negócios independentes, a administração central decide sobre investimentos; Ex: grandes universidades com vários campi; ministérios governamentais que dirigem empresas estatais.

9 Organização Inovadora
Parte importante: Pesquisa e desenvolvimento; São caracterizadas pela pouca estrutura formal; Ex: produtoras de filmes, fábricas que produzem protótipos, empresas do ramo petroquímico.

10 Organização Missionária
Parte importante: Ideologia; São caracterizadas pelo sistema de valores e crenças que é o elementos aglutinador que mantém as unidas as partes da organização missionária; Ex: McDonalds, Amway, empresas japonesas.

11 Organização Política Parte importante: Não há.
São caracterizadas pelo conflito. Ocorre na administração pública e em empresas privadas que passam pelo processo de fusão.

12 As Organizações segundo HANDY

13 Atena Dionísio Apolo Zeus
Nos Livros de Handy, encontramos análises e reflexões sobre a mudança e suas conseqüências para as empresas . Com o livro “A era da irracionalidade” ele prevê um futuro caracterizado por uma mudança descontinua: novas organizações e pessoas diferenciadas, qualificações e padrões de carreira passarão menos tempo trabalhando e mais tempo pensando. No livro “compreendendo as Organizações”explica a idéia de que há quatro tipos de Organizações, cada um simbolizado por um deus da mitologia grega: Atena Dionísio Apolo Zeus

14 Zeus Líder dos deuses gregos, símbolo das organizações centralizadas. Cultura do clube; Todos os caminhos levam ao chefe (Teia da Aranha). Início de muitas organizações. Semelhante à organização empresarial de Mintzberg. Vantagem: Velocidade da decisão.

15 Apolo Deus da ordem e das regras, símbolo das organizações mecanicistas. Cultura das funções (papéis) padronizadas; Os pilares são os departamentos (Templo Grego). Semelhante à burocracia de Weber e à máquina de Mintzberg. Vantagem: Capacidade de lidar com o futuro igual ao passado.

16 Atena Deusa do conhecimento e da sabedoria, símbolo das organizações orientadas a pessoas. Cultura das tarefas; Estruturas matriciais e equipes interligadas por objetivos (Rede). Semelhante à adhocracia de Mintzberg. Vantagem: Flexibilidade e solução de problemas pontuais.

17 Dionísio Deus do vinho da música e do prazer, símbolo das organizações de grupos de profissionais. Cultura existencial; Advogados, médicos, consultores etc. em empresas próprias. Semelhante ao modelo profissional de Mintzberg. Vantagem: Trabalhos especializados.

18 As organizações segundo Morgan

19 Ênfase no sistema mecanicista. Organismo vivo
Imagem Característica Máquina Ênfase no sistema mecanicista. Organismo vivo Semelhança com sistema orgânico de Burns e Stalker . Cérebro Distribuição uniforme da inteligência e do conhecimento. Cultura Interpretação de situações com base em valores similares. Sistema Político Conciliação de interesses conflitantes. Prisão psíquica Alienação das pessoas. Sistema em fluxo e transformação Intercâmbio dinâmico com ambiente. Instrumento de dominação Poder opressivo sobre as pessoas.

20 Máquina A organização máquina enfatiza a hierarquia e a organização, empresas fast-food, desfile militar e departamentos de contabilidade são vistos geralmente com máquina. A disciplina e o tratamento uniforme são pontos fortes e a desumanização do trabalho como ponto fraco.

21 Organismo vivo O organismo vivo se caracteriza pela capacidade de mudança onde as tarefas e as linhas de autoridade podem ser mudadas constantemente. Os pontos fortes são flexibilidade e ênfase no desenvolvimento da competência humana e o ponto fraco é o conflito interno podendo levá-la à obsolescência ou extinção.

22 Cérebro O cérebro é caracterizado por organizações que a inteligência e o conhecimento está disseminado em todos lugares, como as instituições de pesquisa e universidades. O ponto forte e que qualquer parte da organização pode reproduzir e fazer o papel do outro e qualquer parte se auto-desenvolve, ponto fraco é o pouco contato entre as áreas e automaticamente não aprende com os outros e não consegue questionar sua própria forma de trabalhar.

23 Cultura É caracterizada por apresentar todos os seus membros compartilhando uma cultura pois interpretam os eventos e situações da mesma maneira, exemplo organizações religiosas e de missão filantrópicas. A visão da cultura possibilita enxergar outros aspectos além dos formais. Quando empresa de transporte vê seus passageiros não como carga e sim como cliente.

24 Sistema político Caracteriza-se por ter vários interesses : departamentais, grupais, pessoais e etc., podendo ser democracia ou autocracia, ou ficar entre as duas. Os múltiplos interesse devem ser compatibilizados onde a organização deve reconhecer a natureza política.

25 Prisão Psíquica A prisão psíquica é caracterizada por apresentar poder sobre as pessoas muito maior do que realmente a empresa tem, as pessoas ficam limitadas as suas atividades e se tornam incapazes de pensar diferente do que a empresa pensa. É responsabilidade do gerente derrubar barreiras mentais e interpretar de maneira diferente suas tarefas.

26 Sistema em fluxo e transformação
A imagem de sistema de fluxo e transformação é da empresa que está em constante mudança e intercâmbio com o ambiente. Todas as empresa interagem com o ambiente e se transformam para se adaptar. A incapacidade de se transformar destina a empresa à extinção.

27 Instrumento de dominação
Os grandes empreendimentos como as muralhas da China, ou a Pirâmide de Quéops, são demonstração do triunfo da técnica e habilidade, e também do sacrifício de muitos para glória de poucos. A organização tem poder e utiliza para se beneficiar, muitas vezes causando prejuízo a empregados, ao ambiente e a sociedade.

28 Aprendizagem Organizacional Cyert e March

29 Cyert e March Solução de problemas procura o caminho mais confortável. Primeiro, as soluções conhecidas, que nem sempre funcionam. Busca de novas soluções favorecem a aprendizagem. Processo decisório produz a aprendizagem, não o contrário.

30 Argyris e Schon

31 Argyris e Schon Novas competências modificam o comportamento e a capacidade de resolver problemas. Aquisição de competências para resolver problemas (aprendizagem) depende de comportamento participativo dos gerentes.

32 Senge

33 Senge Para lidar com mudança contínua, organizações devem estar em contínuo processo de aprendizagem. Certas características das organizações dificultam o processo de aprendizagem. Cinco disciplinas podem auxiliar o processo de aprendizagem.

34 Agradecemos a atenção de todos Boa Noite

35 Professor podemos fazer uma pergunta
?

36 Professor pelo amor de DEUS dá a prova com consulta!!!


Carregar ppt "Novos modelos das organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google