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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –

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1 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT – Centro de Tecnologia Área de avaliação: Engenharias 1 Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado:1994 Doutorado: Coordenador(a): Rinaldo J. B. Pinheiro Coordenadora substituta: Delmira Beatriz Wolff MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano898586 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12132230 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/12

3 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes A) proposta programa – 0% B) Corpo docente – 20% C) Corpo discente, teses e dissertações- 35% D) Produção intelectual – 35% E) Inserção social – 10%

4 UFSM B) Corpo docente – 20% análise quantitativa: DP/TD disciplinas ministradas/DP x ano existência projetos aprovados órgãos de fomento Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

5 UFSM C) Corpo discente, teses e dissertações em relação corpo docente e dimensão corpo discente - 35% Qtidade dissertações def (ORI)= mestres titulados + 2,5 doutores titulados)/DP, por ano PDO = DP envolvidos na orientação de mestres ou doutores titulados/DP por ano Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

6 UFSM QTD = publicações A1, A2,B1, B2 e B3 com discentes e egressos autores/ quantidade de teses + 0,4 x qtdade dissertações defendidas no período (70%) artigos completos anais (QTM) = nº artigos anais com discentes e egressos /teses e dissertações defendidas no período (15%) (RPE) = % bancas com representantes externos, preferencialmente pesquisadores destaque área (15%) Será considerada também a diversidade de membros de banca e das IES de origem. eficiência programa formação mestres TTM = tempo médio, meses, de titulação bolsistas de mestrado Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes C) Corpo discente, teses e dissertações em relação corpo docente e dimensão corpo discente - 35%

7 UFSM D) Produção intelectual – 35% – Prod. Qual. Docente (PQD1) = periódicos [A1+A2x0,85 +B1x0,7 + B2x0,5 + B3x0,2 + B4x 0,1 + B5 x 0,05]/DP Prod. Compl. Docentes PQD2 = { Anais [A1x0,1 +A2x0,075 + B1 x 0,05 + B2 x 0,02] + livros e capítulos{até 2 x livro internacional + até 1 x livro nacional + até 0,5 x cap. Livro inter + ate 0,25 capítulo nacional} PQD3 = PQD1 + PQD2 Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

8 UFSM E) Inserção social – 10% impacto regional e nacional Integração e cooperação outros centros de pesquisa Viabilidade ou transparência pelo programa Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

9 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 Ano/Qualis periódicos Dissertações concluídas A1, A2 e B1B2 e B3B4 e B5 2010130309 20112206128 2012 *3009033 2012 – parcial: publicações considerando somente 16 DP Observação: referentes aos anos 2011 e 2012 nem todas as publicações são com discentes/egressos – inserção de novos docentes em 2011 e 2012 no quadro permanente: 2010 – 17DP, 2011= 23DP e 2012 = 27DP

10 Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes PQD1PQD2PQD3ORI 0,280,090,370,65 0,270,150,421,26 Média área 2007- 2009 A relação entre a quantidade de publicações em periódicos A1, A2, B1, B2 e B3 com discentes e egressos autores) / quantidade de dissertações defendidas no mesmo período foi de apenas 12% em 2007 -2009. 0,340,76 0,95 1,14 2010 2011 2012

11 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 Manter conceito 4 1. Maior número de defesas de dissertações = muitos dos novos docentes já terão então suas primeiras orientações concluídas 2. Maior número de produções qualificadas (A1 a B1) e B2, incluindo o aumento de publicações com discentes/egressos 3. Maior número de projetos em agências de fomento 4. Maior inserção internacional

12 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Aumentar a produção em periódicos internacionais 2Competição internacional é maior Dificuldade traduções 1 Aumentar a participação de discentes e egressos nas produções 2Demora em submeter, aprovar e publicar. 1 Descentralizar a produção. Distribuir melhor entre os DP 2Falta de empenho Distribuição desigual de recursos 1 Melhorar infraestrutura (sala professores e alunos) 4Viabilização de espaço físico no CT 1 Implantação do doutorado2Produção docente com participação de discente em periódicos internacionais média. competitividade dos demais programas na área 1

13 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 aumentar projetos de financiamento 2Resistência de alguns docentes: baixa produtividade de alguns 2 Pós-doutoramento no exterior3Substituição do docente afastado Disposição do docente para o afastamento 2 Atualizar o conteúdo e bibliografias das disciplinas 1Não comprometimento de alguns docentes 1 Aumentar o ingresso de discentes 4Mercado de trabalho aquecido Baixo valor de bolsas 2 Fortalecimento da linha de pesquisa em Saneamento Ambiental 2Poucos docentes nesta linha; falta de articulação na linha transversal Falta de técnicos e espaço físico 1

14 UFSM AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Fortalecimento da linha de Pesquisa em Patologia das Construções 3- pequeno número de docentes nesta linha - falta de articulação na linha transversal 1 Fortalecimento das áreas de concentração e linhas de pesquisa 3-falta de articulação entre as áreas e linhas - falta uma cultura de trabalho coletivo 1 Ampliar a atual inserção regional 1- Falta de empenho2 Ampliar a inserção internacional 2 - fragilidade das redes nacionais e internacionais de cooperação principalmente na área de construção civil 1 Gerar produção a partir de convênios com instituições públicas e privadas 3Não ampliar ou não prosseguir com convênios 2 METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015

15 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Critérios de credenciamento/descreden ciamento mais rígidos Em trâmite nas instâncias 1Não aprovação imediata junto ao CEPE 1 - Apoiar estruturação e formalização de novos grupos de pesquisa, 2-Falta de articulação entre professores e linhas de pesquisa com poucos professores 1 Submetida a APCN doutorado ao comitê assessor 1Não aprovação do plano1 - Incentivar a realização de pós-doutorados no exterior pelos docentes, traçando prioridades para liberação dos docentes 2Não interesse dos docentes1

16 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Comprometer as Áreas de Concentração com a organização de eventos acadêmicos anuais, 2- Falta de comprometimento do corpo docente 4 - encaminhar material de divulgação do Programa, enviando para IES do RS e SC, visando atrair um maior número de candidatos à seleção,. 12

17 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Dificuldade em alocar discentes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por falta de espaço físico. Falta de espaço e técnicos nos laboratórios de pesquisa dificulta o desenvolvimento de pesquisas e pode comprometer a solicitação de novos projetos em agências financiadoras.

18 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA - Incentivar a realização de pós-doutorado no exterior pelos docentes, a fim de buscar ampliar as redes internacionais de cooperação Captar discentes de outros países

19 UFSM


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