A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISLÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISLÃ."— Transcrição da apresentação:

1 ISLÃ

2 A Unicidade Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso 1. Dize: Ele é Deus, o Único! 2. Deus! O Absoluto! 3. Jamais gerou ou foi gerado! 4. E ninguém é comparável a Ele!

3 Pilares do Islã Testemunho (Shahada) Oração (Salat) Zakat Jejum (Siam)
Peregrinação (Hajj)

4 O Alcorão Livro sagrado do islamismo, o Alcorão é revelado a Maomé pelo arcanjo Gabriel e redigido ao longo dos cerca de 20 anos de sua pregação. São versos em 114 suras (capítulos). Traz o mistério do Deus-Uno e a história de suas revelações de Adão a Maomé, passando por Abraão, Moisés e Jesus, assim como as prescrições culturais, sociais, jurídicas, estéticas e morais que dirigem a vida individual e social dos fieis.

5 Maomé (Muhammad) Nasceu em Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação do monoteísmo. Começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano. Em Medina, é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar o Islamismo que começa a se expandir pela Península Arábica. Faleceu no ano de 632.

6 Al-Fátiha (Abertura) Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso,
Louvado seja Deus, Senhor do Universo, O Clemente, o Misericordioso, Soberano do Dia do Juízo, Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda! Guia-nos à senda reta, À senda dos que agraciastes, não dos abominados, nem à dos extraviados.

7 Locais sagrados Meca - Onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. Medina - Local onde Maomé construiu a primeira Mesquita. Jerusalém - Cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moisés e Jesus.

8 Perguntas Os muçulmanos acreditam em Jesus?
O Islã é uma religião extremista? O Islamismo é a favor da poligamia? Quem é o representante da religião na Terra? Eles também têm um papa? Pessoas de outras religiões, que vivem em países islâmicos, são obrigados a converter? O Islamismo acredita ou nega a Ciência? Existe diferença entre árabe e muçulmano? Porque imagens ou estátuas do profeta são proibidas?

9 Caaba (Kaaba) Segundo relatos islâmicos, quando Abraão propagou pelo Iraque a crença monoteísta, foi perseguido. Então foi necessário um local simples para ser o ponto de adoração monoteísta. Abraão escolheu Meca por ser geograficamente o centro do mundo. A construção está descrita no Alcorão e na Bíblia. "7 E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. 8 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR." Gênesis 12, 7,8. "E quando Abraão e Ismail elevam as fundações da casa, dizendo, Nosso Senhor! aceita de nós (este trabalho). Certamente Tu escutas, és conhecedor." Capítulo 2, vers. 127

10 A criação Adão – sem pai nem mãe Eva - com pai sem mãe
Jesus – com mãe sem pai Homem – com pai e mãe

11 Diferenças Xiitas Sunitas
Acreditam que somente Deus poderia selecionar os líderes religiosos, e que, portanto, todos os sucessores devem ser descendentes diretos da família de Maomé. Eles sustentam que Ali, primo e genro de Maomé, era o legítimo herdeiro da liderança. Predominam em países como Irã e Iraque. Acreditam que Maomé não tinha herdeiro legítimo, e que um líder religioso deveria ser eleito através de votação entre as pessoas da comunidade islâmica. Eles afirmam que os seguidores do profeta escolheram Abu Bakr, amigo e conselheiro do mesmo. Correspondem a 85% dos muçulmanos, com maioria na Arábia, Egito e Indonésia.

12 Poligamia O Alcorão é a única escritura conhecida no mundo a explicitamente limitar a poligamia e colocar restrições estritas em sua prática: “... podereis desposar duas, três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas, se temerdes não poder ser equitativos para com elas, casai, então, com uma só.” (Alcorão 4:3) O Alcorão limitou em quatro o número máximo de esposas.  No início do Islã ,aqueles que tinham mais de quatro esposas na época de abraçar a religião, tiveram que divorciar das outras esposas.    O Islã não permite que um homem se case com outra mulher se não for justo em seu tratamento.  O profeta proibiu a discriminação entre as esposas ou entre os filhos tidos com elas. O casamento e a poligamia são uma questão de consentimento mútuo.  Ninguém pode forçar uma mulher a casar com um homem casado.  O Islã simplesmente permite a poligamia, não a força e nem a exige.  Uma mulher também pode estipular que o seu marido não se case com outra mulher em seu contrato pré-nupcial.  Sua prática real é muito rara.  Alguns pesquisadores estimam que não mais de 2% dos homens casados a pratiquem, sendo que essa fatia é praticamente xiita.

13 Restrições Animais já mortos por doença ou morte natural, o sangue, a carne de porco, os animais que foram abatidos sem a invocação do nome de Deus e aqueles sufocados ou mortos a pancadas. Bebidas alcoólicas. Jogo de azar, pedras de idolatria, flechas adivinhatórias.

14 Véus islâmicos Porque a maioria das mulheres muçulmanas usam véus?
Seu uso é opcional? Quem deve usar o véu? Há diferença entre o véu simples e o que cobre todo o corpo e rosto? Países de maioria islâmica exigem seu uso?

15 Cristianismo X Islamismo
Jesus é filho de Deus, portanto seu representante na Terra. Jesus foi crucificado para salvar os homens. Julgamento acontece após a morte. A Bíblia é a mensagem de Deus aos homens. Jesus é um profeta e mensageiro de Deus na Terra. Jesus não foi crucificado mas salvo por Deus. Julgamento acontece no Dia do Juízo final. O Alcorão é a mensagem de Deus aos homens.

16 Islamofobia Sentimento de ódio ou de repúdio em relação aos muçulmanos e ao Islã. Este tipo de aversão ao islamismo vem acontecendo principalmente nos EUA, no Canadá, na Europa e em Israel, devido aos atentados terroristas promovidos por organizações fundamentalistas islâmicas, tais como a Al Qaeda, o Taleban, o Hezbollah, e o Hamas. A discriminação agravou exponencialmente após os ataques de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos EUA. De acordo com a Enciclopédia da Raça e Estudos Étnicos, os meios de comunicação social têm sido criticados por perpetrarem a islamofobia; alimentando teses infundadas de que os muçulmanos são uma ameaça à segurança do Ocidente e aos valores sociais desta parte do planeta.

17 Crescimento Atualmente, o Islã é a religião que mais cresce no mundo. São 16% a mais de fiéis a cada ano. O número de seguidores já é maior que o do cristianismo e já passou da casa de 1,1 bilhão - 20% do total de habitantes do planeta. Mais da metade desse número está na Ásia. Os Estados Unidos são, hoje, o lar de quase 4 milhões de muçulmanos, cinco vezes mais do que em Há 30 anos, a França tinha onze mesquitas e hoje já são mais de mil. No início da década de 70, a Inglaterra possuía 3 mil muçulmanos. Agora, eles são 1 milhão. No Brasil, o número de seguidores também cresce com rapidez. Há 40 anos, o País abrigava uma única mesquita. Hoje são 52, frequentadas por cerca de 2 milhões de fiéis. Segundo pesquisadores que analisam o crescimento islâmico, o grande diferencial da religião, e motivo principal da sua expansão, é o contato direto com Deus, sem intermediários. Isso faz do Islã uma religião extremamente acessível. Já que não existe hierarquia e a fé pode ser praticada em qualquer lugar.

18 Crescimento anual

19 Dados do crescimento Religião Seguidores/ano % Crescimento
Cristianismo 25,210,195 1.36% Islamismo 22,588,676 2.13% Hinduísmo 12,533,734 1.69% Budismo 3,687,527 1.09% Judaísmo 124,515 0.91%

20 Distribuição atual das religiões

21 Shukran... Massalama. Allah ma’a Akum...


Carregar ppt "ISLÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google