A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rompimento com a Igreja Católica. A literatura começa a ser produzida em linguagem vulgar. Fim do monopólio da cultura medieval por parte da Igreja Católica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rompimento com a Igreja Católica. A literatura começa a ser produzida em linguagem vulgar. Fim do monopólio da cultura medieval por parte da Igreja Católica."— Transcrição da apresentação:

1 Rompimento com a Igreja Católica. A literatura começa a ser produzida em linguagem vulgar. Fim do monopólio da cultura medieval por parte da Igreja Católica. Apoio e financiamento da burguesia: interesses pessoais.

2 Dante Alighieri e sua Divina Comédia. Escrito durante seu exílio político em Imaginário acerca do mundo dos mortos. Fusão de desavenças políticas, divergências religiosas. Conjunção-sobreposição das culturas clássica e cristã.

3 Giovanni Boccacio e seu Decamerão. Contextualizado na peste negra de 1348, acredita- se que foi escrito entre A Luxúria, pecado capital em Dante, está nas novelas entre risos e recolhimento. Possibilidade de extravasar os sentimentos.

4 Brunelleschi e Alberti retomaram o vocabulário arquitetônico Clássico, introduzindo matemática para alcançar simetria e unificação em suas construções. Bramante também projetou obras simétricas e elas representam o movimento ( ).

5 Grande escala física. Grandiosidade nos temas. Pretensão de eternização de seus significados. Reconstrução da Basílica de S. Pedro por Bramante. Afrescos de Michelangelo na Capela Sistina.

6

7

8

9

10

11

12 Temas retirados da mitologia, paganismo ou História clássica. Surgimento do poder laico: novos patronos e enorme crescimento do mercado da arte. Parecido com o Classicismo, em relação às formas e princípios.

13

14

15

16

17 Pintura, inovações tecnológicas e projetos científicos. za.org/leonardo/ za.org/leonardo/ /commun/home.jsp /commun/home.jsp

18 Lutero, de 2003, dirigido por Eric Till, com Joseph Fiennes e Sir Peter Ustinov Ana dos mil dias, de 1969, dirigido por Charles Jarrott, com Richard Burton e Geneviève Bujold O homem que não vendeu sua alma, de 1966, dirigido por Fred Zinnemann, com Paul Scofield, sobre a vida de Thomas More. La Reine Margot, de 1994, dirigido por Patrice Chéreau.

19 Giordano Bruno, de 1973, dirigido por Giuliano Montaldo Shakespeare Apaixonado, com Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes Agonia e Êxtase, de 1965, dirigido por Carol Reed, com Charlton Heston e Richard Harris Da Vinci e a Renascença,1987 EUA Fala sobre a vida de Petrarca, Alberti e Leonardo da Vinci.


Carregar ppt "Rompimento com a Igreja Católica. A literatura começa a ser produzida em linguagem vulgar. Fim do monopólio da cultura medieval por parte da Igreja Católica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google