A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO – SÉCULOS XIV A XVI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO – SÉCULOS XIV A XVI"— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO – SÉCULOS XIV A XVI
Rompimento com a Igreja Católica. A literatura começa a ser produzida em linguagem vulgar. Fim do monopólio da cultura medieval por parte da Igreja Católica. Apoio e financiamento da burguesia: interesses pessoais.

2 Literatura que mudou o mundo...
Dante Alighieri e sua Divina Comédia. Escrito durante seu exílio político em 1305. Imaginário acerca do mundo dos mortos. Fusão de desavenças políticas, divergências religiosas. Conjunção-sobreposição das culturas clássica e cristã.

3 Literatura que mudou o mundo...
Giovanni Boccacio e seu Decamerão. Contextualizado na peste negra de 1348, acredita-se que foi escrito entre A Luxúria, pecado capital em Dante, está nas novelas entre risos e recolhimento. Possibilidade de extravasar os sentimentos.

4 Classicismo - arquitetura
Brunelleschi e Alberti retomaram o vocabulário arquitetônico Clássico, introduzindo matemática para alcançar simetria e unificação em suas construções. Bramante também projetou obras simétricas e elas representam o movimento ( ).

5 Monumentalismo – afrescos
Grande escala física. Grandiosidade nos temas. Pretensão de eternização de seus significados. Reconstrução da Basílica de S. Pedro por Bramante. Afrescos de Michelangelo na Capela Sistina.

6 CapelA SISTINA - MICHELANGELO

7 CapelA SISTINA - MICHELANGELO

8 CapelA SISTINA - MICHELANGELO

9 ESCULTURAS

10 ESCULTURAS

11 ESCULTURAS

12 Secularismo Temas retirados da mitologia, paganismo ou História clássica. Surgimento do poder laico: novos patronos e enorme crescimento do mercado da arte. Parecido com o Classicismo, em relação às formas e princípios.

13 SECULARISMO – Sandro Botticelli

14 SECULARISMO – Sandro Botticelli

15 GÓTICO INTERNACIONAL – FRA ANGELICO

16 ANTROPOCENTRISMO – LEONARDO DA VINCI

17 ANTROPOCENTRISMO – LEONARDO DA VINCI
Pintura, inovações tecnológicas e projetos científicos.

18 Sugestões de filmes Lutero, de 2003, dirigido por Eric Till, com Joseph Fiennes e Sir Peter Ustinov Ana dos mil dias, de 1969, dirigido por Charles Jarrott, com Richard Burton e Geneviève Bujold O homem que não vendeu sua alma, de 1966, dirigido por Fred Zinnemann, com Paul Scofield, sobre a vida de Thomas More. La Reine Margot, de 1994, dirigido por Patrice Chéreau.

19 Sugestões de filmes Giordano Bruno, de 1973, dirigido por Giuliano Montaldo Shakespeare Apaixonado, com Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes Agonia e Êxtase, de 1965, dirigido por Carol Reed, com Charlton Heston e Richard Harris Da Vinci e a Renascença,1987 EUA Fala sobre a vida de Petrarca, Alberti e Leonardo da Vinci.


Carregar ppt "RENASCIMENTO – SÉCULOS XIV A XVI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google