A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção
Suprimento e demanda Atividades de planejamento e controle Quando fazer? Agendamento Alocação O quanto fazer? Monitoramento e controle Sequenciamento Em que ordem fazer? As atividades estão de acordo com o plano? SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

2 Administração da Produção
Suprimento e demanda Depois de elaborar um plano de produção com detalhamentos de alocação, sequenciamento e agendamento, é necessário também monitorar as atividades planejadas. Qualquer desvio poder ser alterado por meio de intervenções nas operações e provavelmente haverá a necessidade de planejar novamente. Operação Entradas Saídas Planos Comparar/ replanejar Monitorar Intervir SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

3 Administração da Produção
Suprimento e demanda Intervenção puxada e intervenção empurrada Há uma distinção entre as intervenções. Em um sistema de controle empurrado, as atividades são agendadas por um sistema central e estão em acordo com instruções centralizadas, como ocorre em um MRP. Cada centro de trabalho empurra o volume de trabalho realizado sem considerar o que os centros subsequentes estão realizando. Já no sistema puxado de controle, o ritmo e as especificações do que será realizado são estabelecidos pela estação de trabalho, que puxa as informações sobre o que acontece na estação anterior. Cada cliente age como se fosse o gatilho para iniciar um novo movimento. SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

4 Administração da Produção
Suprimento e demanda Consequências para os estoques Estoque puxados apresentam uma propensão menor de retenção de materiais. São ideais para operações que utilizam a filosofia Jus In Time. Os estoques empurrados, por sua vez, resultam em mais inventário. Qualquer atraso vai implicar em acúmulo de materiais. SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

5 Estoque puxados e empurrados
Estoques empurrados têm origem dos pedidos a montante, geralmente o fabricante Também pode haver especulação com a produção e a distribuição. Estoques puxados têm origem dos pedidos a jusante, geralmente o consumidor Também pode haver postergação com a produção e a distribuição. Lavratti

6 Administração da Produção
Suprimento e demanda Tambor-Pulmão-Corda A Teoria das Restrições apresenta o conceito de tambor, pulmão e corda. Geralmente não há uma balanceamento entre as atividades nas estações de trabalho, portanto, o volume de trabalho é diferente em cada momento. Segundo a Teoria, ocorre um gargalo em alguns pontos de produção, que reduzem a velocidade de todo o sistema. O gargalo deve ser o ponto de controle de todo o processo. Este gargalo é chamado de tambor porque estabelece o ritmo da produção. Por não ter capacidade suficiente, o tambor deve trabalhar o tempo todo. Para isso, deve haver um pulmão, ou reservatório, para garantir que o tambor sempre será alimentado. Todo o tempo perdido no tambor afetará a produtividade global do sistema. Não vale a pena acionar as outras partes do sistema a toda capacidade. A comunicação do tambor com as atividades antecessoras é essencial para não faltar material. Esta, portanto, é a corda que puxa a produção para o gargalo. SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

7 Administração da Produção
Suprimento e demanda Teoria das Restrições – Eli Goldratt Atividade A Atividade B Atividade C Atividade D Atividade E Tambor (gargalo) Pulmão Corda (comunicação) SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

8 Administração da Produção
Suprimento e demanda Facilidade e dificuldade para controlar Controle difícil porque: Controle fácil porque: Objetivo não é facilmente aceito. Muito difícil saber se a produção ocorre como deveria Desempenho da produção pode ser com parado com algo objetivo Medidas de desempenho são pouco compreensivas. Difícil saber se há desvios Resultados mensuráveis significam que o nível de desempenho é conhecido Sem previsibilidade do efeito de intervenção. Difícil de saber o que fazer para corrigir As consequências de intervenção são previsíveis e os planos são corrigidos Não há repetição. Os produtos variam muito e fica difícil o aprendizado Fazer as mesmas coisas sempre torna tudo mais fácil. O aprendizado é facilitado Consenso sobre objetivos - + Medida de desempenho - + Conhecimento do processo - + Repetição das atividades - + Preenchimento do imposto de renda Indústria alimentícia Creche infantil SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.

9 Administração da Produção
Suprimento e demanda Efeito do volume e da variedade no planejamento e no controle Volume Variedade Reposta ao cliente Horizonte de planejamento Decisão de planejamento Controle de decisões Estabilidade Baixo Alta Lenta Curto Tempo Detalhado Alto Baixa Rápida Longo Agregado SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, 2004.


Carregar ppt "Administração da Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google