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Projeto Esportivo na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de SP

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Apresentação em tema: "Projeto Esportivo na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de SP"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Esportivo na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de SP
Gerando oportunidades e referência moral aos Jovens

2 ESCOPO DO PROJETO O Basquete, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania. Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir as demandas sociais, mostra-se como relevante o PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE BASQUETE MAUÁ a realizar-se na Cidade de Mauá, por isso a necessidade de executá-lo na LEI DE INCENTIVO, para que recursos de empresas locais possam ser destinados em benefício da comunidade através deste projeto desportivo-educacional. Serão desenvolvidas atividades em dois ginásios da cidade, por professores da ASSEDEC, voltadas às crianças matriculadas nas escolas municipais de Mauá, na faixa etária de 06 a 14 anos de ambos os sexos, num total de 300 crianças e adolescentes no primeiro ano. No período contrário das atividades escolares, no contra turno escolar, os participantes aprenderão a modalidade esportiva basquetebol, através de um ação esportiva-social diferenciada desenvolvendo todas as dimensões físicas e psicológicas de aprendizagem, adequados para a completa educação corporal do movimento.

3 Objetivos Específicos:
Por meio do Projeto Basquete Mauá, pretende-se popularizar o esporte na cidade de Mauá estendendo-o para os bairros mais carentes por meio da criação de núcleos de iniciação esportiva. Deseja-se também formar jovens cidadãos, com mais ferramentas sociais para conquistar seus objetivos. Objetivos Específicos: Oportunizar a prática do basquete a 300 crianças e pré-adolescentes com o apoio e assessoria constantes do corpo técnico e pedagógico da ASSEDEC. Facultar o desenvolvimento físico e social, em condições de liberdade e dignidade, tendo a família como parceira no processo. Consolidar os aspectos motivacionais do esporte na criança e no adolescente para atingir outros segmentos importantes na formação de suas personalidades, como: a tolerância, a competitividade, o respeito ao próximo e a ciência acerca das diferenças de raça, gênero, origem, deficiências, etc. Realizar uma Avaliação Física com todos os participantes, para acompanhar a evolução do peso, altura, IMC, e testes dinâmicos visando observar a saúde e desenvolvimento dos jovens. Acompanhar as notas escolares para conferir a melhoria de concentração, autoestima dos participantes. Tirar as crianças da rua, combatendo o risco social como o uso de droga e álcool, colaborando, assim, na formação integral das crianças junto aos seus familiares.

4 METAS Medir: peso, altura, IMC, teste de agilidade, salto vertical e salto horizontal. Medir as principais capacidades e habilidades inerentes ao basquetebol, para aferir a evolução dos participantes; correr, saltar, driblar, coordenação ambidestra, etc. Realizar uma Avaliação Física 3x por ano: início, meio e fim do projeto com todos os participantes 3x por ano: início, meio e fim do projeto. Comparar os resultados com tabelas da idade e a evolução do próprio participante, ou seja, o delta evolução individual. Atingir 200 participantes até o meio do projeto e o total de 300 alunos participantes até o final. Controlar uma evasão controlada máxima de 20% e reverter para 0%. Divulgar o projeto em todas as escolas municipais com panfletos e cartazes. Realizar 4 palestras anuais nas Escolas – Basquete Cidadão. Realizar 4 ações de Basquetebol nas escolas – Basquete Inspiração. Observar o envolvimento dos pais junto ao projeto, para o fortalecimento familiar. Manter todos interessados sem que haja uma evasão significativa até o final do projeto. Obter um parâmetro de evolução do projeto ao final do ciclo para que seja estabelecido um piso de superação de ano em ano, de ciclo em ciclo. Obter parâmetros no número de participantes, na avaliação física dos mesmos, no incide final nas medidas das capacidades e habilidades inerentes ao basquetebol do projeto.

5 (Localidade/Público Alvo)
ABRANGENCIA (Localidade/Público Alvo) O Projeto Basquetebol Mauá, será realizado na Cidade de Mauá em 3 ginásios, onde se pretende atingir 300 crianças e adolescentes diretamente, pertencentes a rede educacional do município, na faixa de 06 a 14 anos de ambos os sexos. A Cidade de Mauá está localizada na região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, no ABC paulista, com habitantes e 61,886 km² de extensão territorial. O município está situado em região de Mata Atlântica e está estruturando a política de desenvolvimento sustentável, uma vez que abriga várias nascentes de rios, como o Tamanduateí e diversas áreas de proteção permanente. Tem vocação eminentemente industrial, com 40 escolas municipais, 61 escolas estaduais e 44 escolas privadas onde podemos expandir nosso trabalho. No âmbito dos projetos esportivos sociais, o esporte deve ser inclusivo, garantindo o desenvolvimento educacional físico e de cooperação entre os participantes. Quanto à forma de entrada , somente são admitidas crianças que estiverem estudando. O projeto se realiza durante todo ano letivo, sendo exigidas as apresentações dos boletins escolares como forma de avaliação de desempenho, embora não ocorra punição, mas sim um acompanhamento individualizado por parte dos professores ou colaboradores em forma de motivação.

6 Gerando oportunidades e referência moral aos Jovens
A ASSEDEC - Associação Educacional Esportiva e Cultural é uma associação sem fins lucrativos destinada a desenvolver os projetos sociais através do esporte junto às comunidades carentes da cidade de Mauá/SP CNPJ: / Em 2008 nasce a ASSEDEC da ideia do ex-atleta profissional de basquete Vlademir Pereira, com uma proposta de desenvolver e difundir a modalidade principalmente com crianças carentes da periferia. Com o trabalho surtindo efeito com as crianças nasce o primeiro projeto da ASSEDEC que seria o seu carro chefe o Basquete Mauá. Após um ano do projeto o basquete Mauá ganha repercussão na região do Grande ABC e depois em âmbito estadual disputando campeonatos na Liga Paulista de Basquete e campeonato paulista com a categoria juvenil. Desde então a ASSEDEC segue com seu trabalho com as crianças carentes da periferia, pois acredita que o esporte é grande responsável pela construção de cidadãos saudáveis, como em princípios éticos e morais. Desta forma se faz o Projeto EDUCANDO PELO ESPORTE – BASQUETE MAUÁ Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo Gerando oportunidades e referência moral aos Jovens

7 Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo
Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo É mais que certo que a maioria dos nossos ídolos esportivos saem da periferia poderíamos ficar horas enumerando os grandes esportistas que saíram da miséria, diamantes brutos a espera de uma oportunidade ou incentivo de se desenvolver como cidadão, respeitando leis e regras, almejando um futuro melhor, a ASSEDEC tem como objetivo trabalhar e oferecer oportunidade a essas crianças, por isso gostaríamos de contar com seu apoio como parceiro. Vlademir Pereira Silva Presidente ASSEDEC

8 Projeto Esportivo Social através do Basquetebol
CNPJ: / CONTATO: Vlademir Pereira Silva Presidente – Assedec Tel.:(11) Projeto Esportivo Social através do Basquetebol Gerando oportunidades e referência moral aos Jovens


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