A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo Bíblia Viva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo Bíblia Viva"— Transcrição da apresentação:

1 Segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo Bíblia Viva
Jesus disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai a não ser através dEle. Medite neste texto bíblico Envie-o aos teus amigos E ore para que o Espírito Santo fale a eles também

2 2Timóteo 1:1 a 6 prefácio e ação de graças
1-De: Paulo, missionário de Jesus Cristo, enviado por Deus para falar, por toda a parte, a homens e mulheres, a respeito da vida eterna que Ele lhes prometeu por meio da fé em Jesus Cristo. 6-Assim sendo, quero lembrá-lo de que você deve transformar em zelo a força e a ousadia que estão no seu íntimo, e que se apoderaram de você quando coloquei minhas mãos sobre a sua cabeça e o abençoei. 3-Como sou grato a Deus por você, Timóteo! Oro todos os dias por você e muitas vezes durante as longas noites suplico ao meu Deus que o abençoe ricamente. Ele é o Deus de meus pais, e meu também, e o meu único propósito na vida é agradar-lhe. 5-Eu sei quanto você confia no Senhor, tal como fazem sua mãe Eunice e sua avó Lóide; e estou certo de que você ainda está confiando nele tanto quanto antes. 2-Para: Timóteo, meu querido filho. Que Deus o Pai e Cristo Jesus nosso Senhor derramem a sua bondade, misericórdia e paz sobre você. 4-Como estou ansioso por vê-lo de novo! Como eu ficaria feliz com isso, pois me recordo das suas lágrimas quando nos separamos.

3 2Timóteo 1:7 a 14 a prática do zelo, da firmeza e da fidelidade
8-Se você despertar esta força interior, nunca terá medo de falar do nosso Senhor aos outros, nem de que eles saibam que eu sou seu amigo, muito embora eu esteja aqui na prisão por causa de Cristo. Você estará pronto a sofrer comigo pelo Senhor, pois Ele lhe dará forças no sofrimento. 14-Conserve bem a brilhante capacidade que Deus lhe concedeu e que você recebeu como um dom do Espírito Santo que mora em você. 10-E agora Ele tornou isso bem claro para nós, mediante a vinda do nosso Salvador Jesus Cristo, que quebrou o poder da morte e nos mostrou o caminho da vida eterna por meio da confiança nele. 9-Foi Ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo – mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo. 12-É por isso que eu estou sofrendo aqui na prisão, e é certo que não estou envergonhado disso, pois conheço aquele em quem confio e tenho certeza de que Ele é capaz de guardar em segurança tudo quanto eu lhe dei até o dia da sua volta. 7-Pois o Espírito Santo que é um dom de Deus, não quer que você tenha medo das pessoas, mas que seja sábio e forte, amando-as e gostando de estar com elas. 13-Agarre-se firmemente ao modelo de verdade que eu lhe ensinei, especialmente no tocante à fé e ao amor que Cristo Jesus lhe oferece. 11-E Deus me escolheu para ser seu missionário, para pregar aos gentios e ensinar a eles.

4 2Timóteo 1:15 a 18 o Apóstolo preso
15- Como você sabe, todos os cristãos que vieram da Ásia para cá me abandonaram; até Fígelo e Hermógenes foram embora. 16- Que o Senhor abençoe Onesíforo e toda a sua família, pois ele me visitou e me animou muitas vezes. Suas visitas me revigoraram como um sopro de ar fresco, e ele nunca se envergonhou por eu estar na prisão. 18- Que o Senhor dê a ele uma bênção especial no dia da volta de Cristo. E você sabe, melhor do que eu lhe posso contar, quanto ele me ajudou em Éfeso. 17- De fato, quando ele veio a Roma, procurou por toda parte, tentando encontrar-me, e finalmente conseguiu.

5 Mas a palavra de Deus não está em cadeias, embora eu esteja.
2Timóteo 2:1 a 13 os estímulos no combate da fé e no sofrimento de Cristo 1- Timóteo, meu filho, torne-se valoroso com a força que Cristo lhe dá. 9- É porque tenho pregado estas grandes verdades que eu estou em aperto aqui, e fui posto na prisão como um criminoso. Mas a palavra de Deus não está em cadeias, embora eu esteja. 4- E como soldado de Cristo, não se deixe prender pelos negócios deste mundo, porque assim você não pode satisfazer aquele que o alistou em seu exército. 5- Siga as determinações do Senhor para execução da sua obra, como um atleta que, ou obedece aos regulamentos, ou é desclassificado e não recebe prêmio nenhum. 2- Pois você deve ensinar aos outros essas coisas que você e muitos outros me ouviram falar. Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que, por seu turno, as transmitirão a outros. 3- Receba a sua porção de sofrimento como um bom soldado de Jesus Cristo, como eu faço. 7- Pense bem nessas três ilustrações, e que o Senhor o ajude a entender de que forma elas se aplicam a você. 10- Estou muito disposto a sofrer, se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para aqueles que Deus escolheu. 8- Não se esqueça nunca do fato maravilhoso de que Jesus Cristo foi um homem, nascido na família do rei Davi; e que também era Deus, como foi demonstrado pelo fato de que Ele se levantou novamente dentre os mortos. 6- Trabalhe arduamente, como um lavrador que consegue boa paga se levantar uma grande colheita.

6 E Ele sempre cumprirá suas promessas a nós.
2Timóteo 2:1 a 13 os estímulos no combate da fé e no sofrimento de Cristo 11- Estou confortado pela verdade de que, quando sofremos e morremos por Cristo, isto apenas quer dizer que começaremos a viver com Ele no céu. 12- E se pensamos que o nosso atual serviço a Ele é duro, lembre-se apenas de que algum dia iremos nos sentar com Ele e governar com Ele. Entretanto, se desistirmos quando sofremos, e nos voltarmos contra Cristo, então Ele tem de voltar-se contra nós. 13- Mesmo quando estivermos fracos demais e não nos reste nenhuma fé, Ele continua fiel para conosco e nos ajudará, pois não pode repudiar-nos, porque somos parte dele mesmo. E Ele sempre cumprirá suas promessas a nós.

7 2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes
2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los 14- Lembre estes grandes fatos ao seu povo, ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância. Essas discussões são inúteis e só causam confusão, e até mesmo prejuízo.

8 Saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa.
2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los 18- Deixaram o caminho da verdade, pregando a mentira de que a ressurreição dos mortos já aconteceu; e enfraqueceram a fé em alguns que creram neles. 15- Trabalhe arduamente, para que Deus possa dizer-lhe: “Muito bem”. Seja um bom obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho. Saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa. 19- Entretanto, a verdade de Deus continua firme como uma grande rocha e nada a poderá abalar. Ela é um alicerce sobre o qual estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que realmente são dele” e “Alguém que se chama cristão não deve fazer coisas erradas”. 17- Serão ditas coisas que queimarão e doerão por muito tempo ainda. Himeneu e Fileto, com seu amor às discussões, são homens assim. 16- Evite as discussões tolas que levam as pessoas ao pecado do ódio mútuo.

9 2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes
2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los 21- Se você ficar afastado do pecado, será como uma dessas vasilhas feitas do mais puro ouro – o melhor da casa – de tal maneira que o próprio Cristo poderá usá-lo para os seus mais altos propósitos. 20- Em algumas casas abastadas há vasilhas feitas de ouro e de prata, bem como algumas feitas de madeira e de barro. As vasilhas caras são usadas para os hóspedes, e as vasilhas baratas são usadas na cozinha ou para pôr o lixo.

10 2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes
2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los 22- Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm, mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé e amor, e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro. 23- Eu digo novamente: Não se deixe envolver em discussões tolas que só perturbam as pessoas e as deixam irritadas.

11 2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes
2Timóteo 2:14 a 26 as falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los 26- Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que Satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus. 25- Seja humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam no que é verdadeiro. 24- O povo de Deus não deve ser turbulento; devem ser amáveis, e mestres pacientes daqueles que estão errados.

12 Serão rudes e cruéis, e escarnecerão daqueles que procuram ser bons.
2Timóteo 3:1 a 9 os males e as corrupções dos últimos dias 3- Serão duras de coração e nunca se submeterão aos outros; serão sempre mentirosas e desordeiras, e não se incomodarão com a imoralidade. Serão rudes e cruéis, e escarnecerão daqueles que procuram ser bons. 8- E os mestres delas combatem a verdade, tal como Janes e Jambres combateram contra Moisés. Eles têm uma mente suja, deformada e torcida, e se rebelaram contra a fé cristã. 6- Elas são da espécie dos que penetram manhosamente nas casas dos outros e fazem amizades com as mulheres ignorantes e carregadas de pecados, e lhes ensinam suas novas doutrinas. 2- Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro; serão orgulhosas e fanfarronas, zombarão de Deus, desobedecendo aos pais, sendo ingratas com eles e completamente más. 9- Mas eles não escaparão impunemente para sempre nisso tudo. Um dia a falsidade deles será notória a todos, como foi o pecado de Janes e Jambres. 4- Atraiçoarão seus amigos; serão irascíveis, inchados de orgulho, e preferirão divertir-se a adorar a Deus. 1- É importante para você saber isto também, Timóteo, que nos últimos dias vai ser muito difícil ser cristão. 7- Mulheres assim estão continuamente seguindo novos mestres, porém nunca entendem a verdade. 5- Irão à igreja, sim, porém não acreditarão realmente em nada do que ouvem. Não se deixe enganar por gente assim.

13 Sabe o que eu creio, a maneira como eu vivo e o que eu quero.
2Timóteo 3:10 a 12 elogios e exortação 10- Mas você tem me observado, e sabe que eu não sou dessa espécie de pessoa. Sabe o que eu creio, a maneira como eu vivo e o que eu quero. Conhece minha fé em Cristo e sabe como tenho sofrido. Conhece o meu amor por você e a minha perseverança. 11- Você sabe quantas aflições eu tenho tido como resultado da minha pregação da Boa Nova. Sabe a respeito de tudo quanto me fizeram enquanto eu visitava Antioquia, Icônio e Listra, porém o Senhor me livrou. 13- De fato, os homens malignos e os falsos mestre tornar-se-ão cada vez piores, enganando a muitos, e sendo eles próprios enganados por Satanás. 12- Sim, o sofrimento virá da parte daqueles que odeiam a Cristo Jesus, sobre todos os que decidiram levar uma vida piedosa para agradar-lhe.

14 14- Mas você deve continuar a crer nas coisas que lhe foram ensinadas.
2Timóteo 3:14 a 17 inspiração e valor das Escrituras 14- Mas você deve continuar a crer nas coisas que lhe foram ensinadas. Você sabe que elas são verdadeiras porque sabe que pode confiar naqueles que, dentre nós, lhe têm ensinado. 15- Você sabe como as Sagradas Escrituras lhe foram ensinadas quando você ainda era bem pequeno; e são elas que o fazem sábio para aceitar a salvação de Deus pela confiança em Cristo Jesus.

15 2Timóteo 3:14 a 17 inspiração e valor das Escrituras
16- A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto. 17- Ela é o meio que Deus utiliza para nos fazer bem preparados em todos os pontos, perfeitamente habilitados para fazer o bem a todo mundo.

16 E não tenha medo de sofrer pelo Senhor. Leve outros a Cristo.
2Timóteo 4:1 a 5 a fidelidade e o zelo na pregação 1- Portanto, eu insisto solenemente com você, diante de Deus e diante de Cristo Jesus – que um dia julgará os vivos e os mortos, quando aparecer para estabelecer o seu reino que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver a oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for. 5- Você precisa estar alerta e vigilante contra todos estes perigos. E não tenha medo de sofrer pelo Senhor. Leve outros a Cristo. Não deixe por fazer nada que você deve fazer. Corrija e repreenda o seu povo quando eles precisarem, estimule-os a fazer o bem, e esteja todo o tempo alimentado-os pacientemente com a palavra de Deus. 3- Porque chegará uma época quando as pessoas não ouvirão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhes digam apenas aquilo que desejam ouvir. 4- Não ouvirão aquilo que a Bíblia diz, mas seguirão alegremente suas próprias idéias desorientadas.

17 E agora chegou a hora de eu parar de lutar e descansar.
2Timóteo 4:6 a 8 o Apóstolo prevê o seu martírio 7- Muito tempo lutei incansavelmente por meu Senhor e no meio de tudo eu me conservei fiel a Ele. E agora chegou a hora de eu parar de lutar e descansar. 6- Digo isto porque eu não estarei por perto para auxiliá-lo muito tempo mais. Meu tempo está quase terminado. Daqui a pouco eu estarei a caminho do céu.

18 2Timóteo 4:6 a 8 o Apóstolo prevê o seu martírio
8- Lá no céu me espera uma coroa, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele grande dia do seu regresso. E não só a mim, mas a todos aqueles cujas vidas mostram que eles estão aguardando ansiosamente a sua vinda outra vez.

19 – aqueles que fizeram o bem, para a vida eterna;
João 5:20 a 30 Não se admirem disto! Na verdade vem o tempo em que todos os mortos, em seus túmulos, ouvirão a voz do Filho de Deus, e vão ressuscitar – aqueles que fizeram o bem, para a vida eterna; e aqueles que continuaram no mal, para a condenação.

20 Eu julgo pelo que Ele me conta.
João 5:20 a 30 Eu julgo pelo que Ele me conta. E o meu julgamento é absolutamente imparcial e justo, porque está de acordo com a vontade de Deus, que me enviou, e não é um julgamento somente meu. Eu, porém, não dou nenhuma sentença sem consultar o Pai.

21 Eu creio E você? Ela te afastará do pecado...
Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa Eu creio E você? Ela te afastará do pecado... Ou o pecado te afastará dela! Envie este Texto aos da tua lista Leia a Bíblia Ela é a Palavra de Deus. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”

22


Carregar ppt "Segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo Bíblia Viva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google