A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO. O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO. O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA."— Transcrição da apresentação:

1 Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO

2 O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA.

3 Lembre sempre na sua vida ONDAS TRANSPORTAM ENERGIA!!! NADA DE MATÉRIA.

4 Tipos de Ondas Ondas têm dois tipos de classificação: Quanto a natureza e quanto o tipo de vibração.

5 Classificação da natureza Existem ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas.

6 Quanto à natureza da onda Ondas Mecânicas são aquelas que se propagam por meio de transferência de energia de partícula para partícula. Ondas Eletromagnéticas são aquelas que o transporte de energia é feito por meio de uma oscilação de campos elétrico e magnético.

7 Classificação quanto a propagação Basicamente, uma onda pode se propagar de duas formas. Uma onda que se propaga na mesma direção da vibração é chamada de Longitudinal. Uma onda que se propaga perpendicular a direção da vibração é chamada de Transversal.

8 Exemplos As onda mecânica podem ser longitudinais ou transversais.

9 Exemplos As ondas eletromagnéticas só se propagam de forma transversal.

10 Estudo matemático das ondas periódicas A Crista Vale Nó

11 Comprimento de onda λ λ

12 É bom lembrar.... Período (T) O período é o tempo que se demora para uma repetição de movimento, ou seja, nessa caso, é o tempo para que um comprimento de onda seja criado. O período é representado pela letra T. Freqüência (f) A freqüência representa quantas vezes um movimento se repete em um intervalo de tempo, nesse caso, representa quantas oscilações completas* uma onda dá a cada segundo. * Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda.

13 Equação como

14 Eletromagnéticas A principal característica de uma onda é sua freqüência. Para as ondas eletromagnéticas, temos o que chamamos de espectro eletromagnético.

15 Espectro Eletromagnético

16 Fenômenos Ondulatórios Reflexão e Refração

17 Reflexão Na reflexão de uma onda, suas características permanecem as mesmas!!! Suas características são: λ, f e v

18 Refração Para a refração algumas características da onda mudam. Essas características são: λ e v. A freqüência da onda não mudará!!!

19 Reflexão em cordas V V Quando uma corda está presa a uma extremidade fixa, ao refletir, inverte-se a fase de propagação a onda.

20 Reflexão em cordas Quando uma corda está com uma extremidade livre, ao refletir, não há inversão de fase de propagação a onda. V V

21 Reflexão em cordas V μ 1 = μ 2 V μ 1 < μ 2 V V V μ 1 > μ 2 VV V

22 Para a refração... Utilizando a lei de Snell-Descartes

23 Para a equação anterior n 1 índice de refração do meio 1 n 2 índice de refração do meio 2 sen i seno do ângulo de incidência sen r seno do ângulo de refração λ 1 comprimento da onda no meio 1 λ 2 comprimento da onda no meio 2 V 1 velocidade da onda no meio 1 V 2 velocidade da onda no meio 2

24 Princípio de Huygens Cada ponto de uma onda, comporta-se como se fosse a própria fonte dessa onda!

25 Difração É a propriedade das ondas de contornarem obstáculos. Para acontecer é preciso que o comprimento de onda tenha a mesma ordem de grandeza o obstáculo.

26 Interferência das Ondas

27 Interferência É o que ocorre no cruzamento de duas ou mais ondas. Podendo no ponto de cruzamento o correr um acréscimo na onda ou um decréscimo.

28 Interferência para ondas produzidas por fontes concorrentes Para um ponto pode se ter três tipos de resultados de interferência. Interferência Construtiva. É onde as amplitudes das ondas se somas. Interferência Destrutiva. É onde as amplitudes das ondas se subtraem. Interferência parcial.

29 Interferência para ondas produzidas por fontes concorrentes

30 É possível determinar as distâncias em que existe interferência construtiva ou destrutiva. Construtiva: A diferença de ondas dos dois pontos é um número inteiro. Destrutiva: A diferença de ondas dos dois pontos não é um número inteiro.

31 Interferência para ondas produzidas por fontes concorrentes

32 Outro exemplo de interferência

33 Polarização Somente ondas transversais podem ser polaziradas.

34

35 Dualidade e Equação da Onda

36 Comportamento Dual da Luz Hipótese de partícula (Newton): pequenas esferas se movendo a altas velocidades. Prova: formação de sombra de objetos. Hipótese de onda (Huygens): a luz vibra o meio. Prova: experiência de Young – franjas de difração.

37 Equação de Onda

38 A Amplitude da onda t instante que deseja saber a posição y do ponto T período da onda λ comprimento de onda x posição horizontal do ponto θ 0 fase inicial da onda


Carregar ppt "Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO. O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google