A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. MBA – Getúlio Troiano Filho. 1. Assuntos Abordados – Produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, RH, etc. 2. Elementos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. MBA – Getúlio Troiano Filho. 1. Assuntos Abordados – Produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, RH, etc. 2. Elementos."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. MBA – Getúlio Troiano Filho

2 1. Assuntos Abordados – Produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, RH, etc. 2. Elementos do Planejamento – Objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos. 3. Tempo do Planejamento – Curto prazo, médio prazo e longo prazo. 4. Unidades Operacionais – Corporativo, de subsidiárias, grupos funcionais, divisões, departamentos, de produtos, etc. 5. Características do Planejamento – Complexidade ou Simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, público ou confidencial, formal ou informal, econômico ou caro.

3 O planejamento pode ser considerado um processo desenvolvido para o cumprimento de um objetivo a ser alcançado, de maneira mais eficiente, eficaz e efetiva, com a otimização de recursos e esforços da organização.

4 Segundo Rebouças (1990;33), o planejamento não pode ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano. Vejamos a seguir o que cada item deste representa em sua essência.

5 Previsão - com base em probabilidades, poderíamos prever dados eventos. Projeção - Futuro baseado no passado. Predição – futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre como isso ocorrerá. Resolução de problemas – Correção de certos aspectos relevantes a conjuntura da empresa. Plano – Documento formal, resultado final do planejamento que possui uma visão estática

6 O processo de planejamento constitui em tomadas de decisões que convirjam a um mesmo ponto, de interesse comum a toda a organização. O Planejamento é um modo de pensar que envolve questionamentos sobre; O que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde.

7 O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes (Drucker, 1962:131)

8 1. Princípio da contribuição => Visa os objetivos maiores da organização 2. Precedência do planejamento => Precede as outras funções administrativas ( organização, direção e controle). 3. Maior penetração e abrangência => O planejamento promove uma alteração nas características e atividades da empresa. 4. O princípio da maior => eficiência, eficácia e efetividade.

9 Eficiência é; fazer as coisas de forma adequada, resolver problemas, salvaguardar os recursos utilizados, cumprir o seu dever e reduzir custos. Eficácia é; fazer as coisas certas, ser criativo nas soluções de problemas, maximizar os recursos utilizados, obter resultados e aumentar o lucro da organização. Efetividade é; manter-se no ambiente, ter efeito de continuidade em resultados gerais.

10 Planejamento Provoca modificações PessoasTecnologiaSistemas

11 Decisões Estratégicas Planejamento Estratégico Decisões Táticas Planejamento tático Decisões Operacionais Planejamento Operacional Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional

12 Um processo gerencial com o objetivo de estabelecer uma direção a empresa otimizando recursos dentro do seu ambiente de negócios. É de responsabilidade dos altos dirigentes da empresa. Avalia condições internas e externas da empresa.

13 Tem por objetivo otimizar determinadas áreas de resultado e não a empresa de forma geral. Decompõe objetivos, estratégias e políticas do planejamento. Desenvolve-se em níveis organizacionais inferiores ao alto escalão da empresa. Objetivo maior é a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a execução dos objetivos orientados por uma estratégia e pelas políticas orientadas ao processo decisório.

14 Planejamento Estratégico Mercadológico Financeiro RH Produção Organizacional Planejamento Operacional Resultados Esperados Pelas unidades Resultados Apresentados Pelas U.O. Planejamento Tático

15 Formalização através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Em resumo, temos os planos de ação ou planos operacionais.

16 DiscriminaçãoEstratégicoTático PrazoMais longoMais curto AmplitudeMais amplaMais restrita RiscosMaioresMenores AtividadesFins e meiosMeios FlexibilidadeMenorMaior

17 DiscriminaçãoTáticoOperacional PrazoMais longoMais curto AmplitudeMais amplaMais restrita RiscosMaioresMenores AtividadesMeios FlexibilidadeMenorMaior


Carregar ppt "Prof. Esp. MBA – Getúlio Troiano Filho. 1. Assuntos Abordados – Produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, RH, etc. 2. Elementos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google