A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Festas e romarias de Moncarapacho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Festas e romarias de Moncarapacho"— Transcrição da apresentação:

1 Festas e romarias de Moncarapacho
S. Martinho, Charolas, Carnaval, S. Luís

2 S. Martinho O Santo do Inverno que traz o Verão.
Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.      S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso. 

3 As Charolas são grupos que se organizam para apresentar o seu reportório durante o Natal e os Reis. Antigamente estes grupos andavam de casa em casa, apresentando os seus cânticos e as casas visitados ofertavam os grupos com o que tinham na altura. Essas ofertas iam desde comida, doces ou outros produtos alimentares.     Em Moncarapacho esta tradição já vem desde 1933 e tem evoluído consoante o passar dos tempos. As charolas devido ás musicas que obrigatoriamente fazem parte do reportório, julga-se que tenha a sua origem em Espanha, porque as músicas como o passo doble e a valsa são musicas obrigatórias, além do canto velho e do canto novo. O canto velho é sempre o mesmo, o canto novo todos os anos muda, com nova musica e nova letra.     Os instrumentos que fazem parte dos grupos vai desde o acordeão, guitarra, bandolim, cavaquinho, clarinete, saxofone, guitarra, pandeiros e castanholas.

4 O Carnaval de Moncarapacho é muito antigo
O Carnaval de Moncarapacho é muito antigo. Nesses primeiros tempos, havia disfarces de mascarados que percorriam as ruas da aldeia e, à noite, iam aos bailes nos “salões” ( grandes armazéns ornamentados com balões e serpentinas), onde, ao som de um acórdão ou fole, as máscaras dançavam até quase de madrugada. Têm surgido carros através dos anos que até faz pena destruí-los, tal a beleza de que se têm revestido.

5 É tradição, em Moncarapacho, pedir a bênção a Deus para os animais domésticos. S. Luís é o padroeiro dos animais. A oferta de uma representação de massa ou a aquisição de um ou mais animais de massa garante protecção para os mesmos durante um ano. No dia da Festa (1 de Outubro) os agricultores traziam o gado à feira, assim como outros produtos agrícolas. Este era um grande dia, pois as pessoas recebiam o rendimento do seu trabalho e, também, uma bênção especial do céu.


Carregar ppt "Festas e romarias de Moncarapacho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google