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Dispositivos de I/O. Processo Sistema dos Computadores Elementos da interface de computadores: Dispositivos de entrada – Teclado – Dispositivos apontadores.

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1 Dispositivos de I/O

2 Processo

3 Sistema dos Computadores Elementos da interface de computadores: Dispositivos de entrada – Teclado – Dispositivos apontadores – Microfone – Câmera vídeo

4 Sistema dos Computadores Elementos da interface de computadores: Dispositivos de saída – Monitor de vídeo – Som – Forced Feedback

5 Sistema dos Computadores Realidade Virtual – Dispositivos especiais de interação e display Papel – como saída (impressão) e entrada (scan)

6 Sistemas típico Monitor com janelas; Teclado; Mouse Caixa de som

7 Variações Laptop Celulares Handhelds Wearable Computers

8 Os dispositivos condicionam o estilo de interação ser usada.

9 Computadores… Em casa? – PC; – TV, VCR, DVD; – Micro-ondas, máquina de lavar; – Sistema de alarme; – … Nos bolsos? – Telefone – Pen drive – Discman – Câmera – PDA – Calculadoras – …

10 Teclado QWERTY 1870 Disposição standard das teclas; Diferenças na disposição dos caracteres especiais; Desenhado para evitar que as máquinas de escrever encravem.

11 O Teclado Estrutura das teclas Teclas quadradas de pouco mais de 1 cm Espaço entre teclas de 0,5 cm Superfície das teclas ligeiramente côncava Teclas com textura para evitar que dedos escorreguem 40 a 125 gramas de força para ativar Deslocamento de 3 a 5 milímetros Feedback táctil e audível Teclas especiais maiores (e.g. ENTER, SHIFT, CTRL) Indicador de estado para algumas teclas (e.g. CAPS LOCK) Legenda deve ser clara e durável

12 Teclados

13 Teclado de Celular Uso do teclado numérico com múltiplas opções 2 – a b c 6 - m n o 3 - d e f 7 - p q r s 4 - g h i 8 - t u v 5 - j k l 9 - w x y z Diferenças na disposição dos caracteres especiais

14 Para escrever... Normalmente –Ex: Palavra = Escrita T9: –Ex: Palavra = Qual a diferença?

15 Dispositivos apontadores Indiretos: –Mouse; –Joystick; –Touchpad. Diretos: –Touchscreen; –Lightpen/Lightgun.

16 Mouse Mão em posição de descanso; Botões do mouse facilmente acessíveis; Posicionamento preciso; Variante: Trackball Para lugares com pouco espaço.

17 Joystick Apropriado para alguns jogos – Replicam um Manche/Volante

18 Touchpad Dispositivo sensível ao toque separado do monitor Localizado perto do teclado Touchpad usado sobretudo em portáteis Mesa digitalizadora permite interação com precisão

19 Lightpen Permite apontar diretamente para um ponto no monitor; Inclui botão que o utilizador aperta quando na posição do monitor desejada Variação: Lightgun

20 Touchscreen Permite interagir diretamente com o monitor usando o dedo (ou um dispositivo) Utilizador toca no monitor para selecionar Pode ser utilizado com monitores de vários tipos (CRT, LCD, …) Vários tipos de touchscreens – capacitivos, reflexões ultra-sônicas, matriz de luz Quando não adequados à tarefa podem causar fadiga, seleção imprecisa Dedos marcam o monitor

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22 PDA e TablePC Apontar natural para o LCD Uso de caneta: – Permite interação precisa – Não obstrui o LCD – Permite reconhecimento de gestos e de escrita

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24 Escolha dos Dispositivos Apontadores Fatores Humanos Velocidade do Movimento Campo de trabalho Precisão da interação Tempo de aprendizagem Satisfação do utilizador Outros fatores Custo Durabilidade Espaço disponível Peso Compatibilidade com outros sistemas

25 Scanners Convertem uma imagem em papel num bitmap; Dois tipos de scanners: – De Mesa; – De mão; Resoluções de 4800 dpi (ou mais); Scanners especiais para slides e negativos; Utilizado para reconhecimento de caracteres (Optical character recognition: OCR)

26 Monitor Normalmente a forma principal de feedback Características relevantes: – Tamanho (medida da diagonal da tela) – Resolução (número de pixels: colunas x linhas) – Número de cores – Brilho e contraste – Consumo – Taxa de atualização – Custo

27 Tecnologias Monitores monocromáticos Tubos de raios catóticos (cathode-ray tube - CRT) Liquid-crystal displays (LCDs) Plasma panel Light-emitting diodes (LEDs)

28 Sons Sons e música podem: – Chamar a atenção do utilizador; – Confirmar ações; – Avisar; – Criar ambiente (e.g. jogos).

29 Sons Mono: um só canal de áudio; Stereo: Dois canais, que criam uma noção de espaço e movimento.

30 Sons Surround:Som que envolve e cria uma noção exata espacial para quem utiliza. Ideal para jogos e filmes pela sensação de inserção. –E.g. Dolby, DTS...

31 Sintetizador de Fala O computador sintetiza a fala com base em texto Flexível Pouco natural Habitualmente apenas disponível em alguns idiomas

32 Impressora Características importantes Velocidade Qualidade da impressão Dimensão Ruído Tipo de papel usado Capacidade para preencher formulários

33 Tecnologias das Impressoras Agulhas -Matriciais Jato de tinta Térmicas -Cera quente ou papel térmico Laser Fotográficas

34 Tecnologias das Impressoras


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