A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Substâncias Inorgânicas e Orgânicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Substâncias Inorgânicas e Orgânicas"— Transcrição da apresentação:

1 Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Substâncias orgânicas: COM carbono. Ex.: carboidratos, lipídios, vitaminas, proteínas e ácidos nucléicos. Substâncias inorgânicas: SEM carbono. Ex.: água e sais minerais.

2 Água É a substância mais abundante nos seres vivos.
É formado pela ligação de DOIS átomos de hidrogênio com UM de oxigênio. A ligação entre uma molécula de água e outra é feita por LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO. A água tem propriedades de: COESÃO, ADESÃO E DISSOLUÇÃO. Substâncias HIDROFÍLICAS x Substâncias HIDROFÓBICAS.

3 Sais Minerais São nutrientes encontrados na água, frutas, leite, frutos do mar etc. Sódio e potássio: atua no sistema nervoso, na contração muscular e na regulação da quantidade de água. O sódio é encontrado em sal de cozinha e o potássio em frutas. Cálcio e fósforo: entram na composição dos dentes e dos ossos, sendo encontrados em derivados do leite. Ferro: faz parte da hemoglobina do sangue. É encontrado no feijão, carne etc. Iodo: regula o funcionamento da glândulas tireóide. É encontrado no agrião, alface, cenoura, tomate etc.

4 Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais ao ser humano, pois elas regulam diversas atividades que ocorrem no corpo. São elas: Vitamina A: manutenção da pele e outros tecidos, evitando resfriado, infecções e cegueira noturna. É encontrada em gema de ovo, cenoura, milho etc. Vitamina K: relacionado à coagulação sanguíneae previne hemorragias. É encontrada em folhas verdes, tomate, fígado, castanha etc. Vitamina D: atua na absorção de cálcio e de fósforo pelo corpo. Previna raquitismo, doenças que enfraquecem ossos e dentes. É encontrada em óleo de fígado de bacalhau, peixes, fígado etc.

5 Vitaminas O excesso de vitaminas no corpo caracteriza uma HIPERVITAMINOSE. A falta de vitaminas no corpo caracteriza uma AVITAMINOSE.

6 Carboidratos Os carboidratos também são conhecidos como glicídios.
São moléculas orgânicas cuja função é fornecer ENERGIA. Eles podem ser divididos em três grupos: MONOSSACARÍDEOS: são carboidratos mais simples, formados por um único sacarídeo. De acordo com o número de carbonos, os monossacarídeos podem ser trioses, tetroses, pentoses e hexoses. Ex.: Ribose e Desoxirribose Glicose e Frutose São encontrados em frutas, leite, raízes, cereais etc. Os carboidratos são classificados de acordo com a sua estrutura: MONOSSACARÍDEOS: são os carboidratos mais simple

7 Carboidratos - DISSACARÍDEOS: são formados por DUAS moléculas de carboidratos.

8 Carboidratos POLISSACARÍDEOS: formado por várias moléculas de carboidratos. Amido: reserva energética das plantas como batata, milho, hortaliças, trigo, pão e massas. Celulose: compõe a parede celular de células vegetais, fornecendo fibras que auxiliam o funcionamento do intestino. Glicogênio: reserva energética dos animais. Quitina: compõe o exoesqueleto de artrópodes, como insetos, aranhas e crustáceos.

9 Lipídios São nutrientes utilizados como fonte energética na falta de carboidrato. Pode ter duas origens: Origem ANIMAL: são lipídios como colesterol e cera produzidas por abelhas. Encontram-se em gema de ovo, carnes, leite e derivados. Origem VEGETAL: são encontrados em óleos vegetais, no abacate, no amendoim etc.

10 Lipídios Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas, na superfície das folhas e dos frutos. Exerce função de impermeabilização e proteção. Fosfolipídios → moléculas presentes na membrana plasmática das células. Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente. Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

11 Proteínas São nutrientes que são formados pela união de várias moléculas de AMINOÁCIDOS. Atuam na estrutura dos seres vivos. Atuam como ENZIMAS, que facilitam as reações químicas. Ainda atuam como fonte de energia na falta de carboidrato e lipídio no corpo.

12 Ácidos Nucleicos DNA Dupla hélice. Açúcar DESOXIRRIBOSE.
Bases Nitrogenadas: Adenina (A) Guanina (G) Citosina (C) TIMINA (T)

13 Ácidos Nucleicos RNA Fita simples. Açúcar: ribose. Bases nitrogenadas:
Adenina (A) Guanina (G) Citosina (C) URACILA (U)


Carregar ppt "Substâncias Inorgânicas e Orgânicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google