A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem"— Transcrição da apresentação:

1 - O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
A comunicação humana (Diana Luz Pessoa de Barros). In: FIORIN, José Luiz. (org.) Introdução à linguística: objetos teóricos. V. 1. São Paulo: Contexto, 2003.

2 O Processo de Comunicação
A língua apresenta, indubitavelmente, um ASPECTO SOCIAL na medida em que o sistema linguístico é utilizado como instrumento de interação entre os membros de uma determinada sociedade. Os estudos mais recentes, aqueles situados no ramo da Linguística de Texto, mais precisamente, repousam no fato de que os falantes não se comunicam por meio de frases ou palavras isoladas, mas sim a partir de uma unidade concreta de comunicação denominada TEXTO.

3 O Processo de Comunicação
Considerando o aspecto dinâmico do fenômeno comunicativo, todos esses estudos tendem a considerar o TEXTO não como um produto, algo acabado, mas sim como PROCESSO, algo que se constrói a partir da troca contínua entre os participantes do discurso.

4 O Processo de Comunicação
TEXTO Qualquer unidade linguística que estabeleça comunicação a partir de um determinado contexto. COMUNICAÇÃO “Tornar comum” aquilo que temos em mente; transmissão de uma mensagem através de um emissor e de um receptor. ENTROPIA Ocorre quando a comunicação não se estabelece entre os interlocutores, mesmo dentro do mesmo código.

5 Processo de Comunicação
CONTEXTO (REFERENTE) MENSAGEM EMISSOR CANAL = CONTATO RECEPTOR CÓDIGO

6 Elementos da Comunicação
EMISSOR É aquele quem codifica e formula a mensagem. RECEPTOR É aquele quem decodifica e interpreta a mensagem. CANAL Canal físico através do qual a mensagem é transmitida. (canal oral-auditivo e canal escrito).

7 Elementos da Comunicação
MENSAGEM É o conteúdo (conjunto de palavras) a ser transmitido do emissor para o receptor. CÓDIGO Conjunto de sinais preestabelecidos utilizados pelo emissor na codificação de sua mensagem; deve ser comum ou parcialmente comum ao codificador e ao decodificador. CONTEXTO É o referencial extralinguístico que deve ser apreendido pelo receptor da mensagem para que a comunicação de fato aconteça

8 Funções da Linguagem Karl Bühler, com base na análise dos principais elementos envolvidos na comunicação, identificou as seguintes funções da linguagem. FUNÇÃO EMOTIVA Também chamada de expressiva, refere-se ao emissor da mensagem, visa a uma expressão direta da atitude de quem fala em relação àquilo que está falando. (ex. interjeições)

9 Funções da Linguagem FUNÇÃO CONATIVA
Também chamada de apelativa, diz respeito ao decodificador da mensagem; tentativa de induzir o receptor – a linguagem da propaganda, por exemplo. (essa função encontra-se representada nas formas imperativas e vocativas da língua).

10 Funções da Linguagem FUNÇÃO REFERENCIAL
Também chamada de denotativa, essa função diz respeito ao contexto, a tudo aquilo que é exterior à linguagem (REFERENTE); transmissão da mensagem de modo objetivo, sem coloração (ex. texto científico).

11 Funções da Linguagem Roman Jakobson identificou mais três funções da linguagem: FUNÇÃO POÉTICA Também conhecida como função estética: jogar, trabalhar os elementos linguísticos de forma acentuada; refere-se à questão estética, à “mensagem pela mensagem”.

12 Funções da Linguagem FUNÇÃO FÁTICA
Tem apenas o papel de estabelecer o contato entre os interlocutores; estabelecer prolongar ou interromper a comunicação para verificar se a interação funciona.

13 Funções da Linguagem FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
É a função a partir da qual se tenta explicar “o código pelo código”; aqui, a linguagem não corresponde à fala sobre um determinado objeto, mas sim sobre a própria linguagem.

14 Funções da Linguagem OBSERVAÇÃO
Jakobson destaca que, embora sejam identificados seis aspectos básicos da linguagem, dificilmente são encontradas mensagens nas quais eles ocorrem isoladamente; o que existe é a predominância de uma determinada função da linguagem. Naturalmente, a estrutura verbal de uma mensagem dependerá da função predominante.


Carregar ppt "- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google