A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um Projeto?. Lei de Incentivo ao Esporte e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um Projeto?. Lei de Incentivo ao Esporte e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos."— Transcrição da apresentação:

1 Lei de Incentivo ao Esporte e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

2 O que é um Projeto?

3 O que é Modelagem?

4 O que é Modelagem? Modelagem é a ordenação lógica de projetos, a exposição fundamentada do que se pretende ver realizado. Podemos utilizar os termos modelagem e configuração. Ao final da modelagem temos um documento que informa sobre o produto, a seqüencia de atividades, os recursos, e tudo que é necessário para que o projeto possa ser posto em prática.

5 Modelagem e Execução Modelagem é a instância técnica inicial de um projeto. Seguida pela administração e avaliação, usualmente denominada de Execução . Avaliação é parte integrante de um projeto, entretanto a vezes desconsiderada ou incluída na Execução.

6 Selecionando, analisando, planejando e transformando idéias em projetos

7 Duração do Projeto Controle do Projeto Manutenção do Projeto

8 ESTRATÉGIA INICIAL OBJETIVO SINTESE

9 FASES DO PROJETO

10 ESCOPO DO PROJETO

11 Possíveis Problemas

12 Seleção de alternativas para o projeto

13 Quando o projeto acontecer...
Trabalhando necessidades Formação de Equipe Processo de iniciação do Projeto Manter planejamento Inicial

14 Quando o projeto acontecer...
Delegar Tarefas Solucionar Conflitos Tarefas gerenciais Recursos Humanos

15 Quando o projeto acontecer...
Realização do Orçamento Controle de Qualidade Comunicação Cronograma

16 E depois Arquivos do Projeto Avaliação Replanejamento

17 AS 4 PERGUNTAS DA MODELAGEM
1 - Por que o projeto deve ser modelado? Maximização de rendimento? Oportunidades de mercado? Definição de público? Legitimação? Tecnologias? Concorrências?

18 AS 4 PERGUNTAS DA MODELAGEM
2 – Quem induz a modelagem do projeto? Público? Patrocinador? Governo? Cliente? ?

19 AS 4 PERGUNTAS DA MODELAGEM
3 – Como, de que forma , você é induzido a modelar projetos? Político? Financeiro? Comercial?

20 AS 4 PERGUNTAS DA MODELAGEM
4 – Para qual ambiente será feito a modelagem? Adverso? Favorável? Otimista? Há razão para modelar o projeto?

21 Custo benefício da modelagem
O que a modelagem irá gerar? ( É um divertimento? É um serviço? Conhecimento? Ideia?) Quais os beneficiários? ( Grupo de pessoas? Comunidade? a sociedade como um todo?) Quanto custa? (dimensionamento) A quem interessa? (definição dos agentes)

22 Será necessário definir:
Objetivo – resultado claramente identificado; Transitório – princípio, meio e fim; Produto – bens tangíveis e intangíveis de materiais até serviços ou idéias (resultado de uma pesquisa); Singularidade - projeto é um empreendimento único; Complexidade – entre ações, atividades e rotinas.

23 Roteiro de apresentação do projeto
Item Conteúdo Produto (bem tangível, serviço, ideia). O resultado esperado O que o projeto irá gerar? O problema a ser resolvido Para que o projeto foi elaborado? Significância do problema A quem importa o projeto? Objetivo Por que o projeto foi modelado? Beneficiários A quem o projeto é destinado? Justificativa Qual a sua finalidade mais ampla? Públicos Para quem o projeto foi modulado? Relações com os propósitos do financiador Como o projeto se encaixa? Ressalvas Sob que condições o projeto é operacional?

24 Roteiro de apresentação do projeto
Item Conteúdo Caracterização De que modo o projeto será levado a efeitos? Contexto do projeto Em que ambiente o projeto terá lugar? Atividades Como será gerado o produto? Cronograma Quando cada atividade será levada a efeito? Localização Onde o projeto será levado a efeito? Tamanho Quais as dimensões do projeto Recursos humanos Quem, quando e como irá trabalhar no projeto? Recursos materiais Que instalações e equipamentos serão utilizados e quando?

25 Roteiro de apresentação do projeto
Item Conteúdo Recursos intangíveis Que informações, dados, pareceres serão necessários e quando Recursos externos Que consultorias, assessorias, cessões serão necessárias e quando? Recursos financeiros Quanto, em dinheiro, deverá estar disponível e quando? Orçamento Quanto será despendido com cada recurso a ser utilizado no projeto? Demonstrativos financeiros Por que vale a pena investir no projeto?

26 Lei de Incentivo ao Esporte

27

28 destacamos na Lei do Esporte
Manifestação Esportiva Desporto de Participação: é o que se caracteriza pela prática voluntária, compreendendo as modalidades desportivas com finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente; e Desporto de Rendimento: é o praticado segundo regras nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do País e essas com a de outras nações; Desporto Educacional: é aquele cujo público beneficiário deverá ser de alunos regularmente matriculados em instituição de ensino de qualquer sistema, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

29 destacamos na Lei do Esporte
Metodologia Metodologia é o planejamento organizacional e pedagógico, com detalhamento das atividades gerais, específicas e complementares, que deverão ser realizadas a fim de atingir os objetivos propostos. Descrição da Metodologia: • Descreva e detalhe o método, o planejamento e a execução de todas as atividades propostas. • Demonstre que o projeto se enquadra à manifestação desportiva a que se destina.

30 destacamos na Lei do Esporte
Metas Metas são estabelecidas a partir do objetivo do projeto. Podem ser consideradas subdivisões do objetivo. Cada meta deve prever uma situação futura melhor do que a situação existente antes da execução do projeto. Meta não pode ser confundida com ação. Ação é o meio para alcançar determinada meta. Meta é o resultado que se espera de determinada ação. Metas são mensuráveis, ou seja, deve ser possível medir se a meta foi alcançada, total ou parcialmente.  Cada meta deve ser acompanhada de um ou mais indicadores e verificadores específicos para ela.

31 destacamos na Lei do Esporte
Metas Meta Indicador Linha de base Verificador Aumentar em 30% a frequência escolar das crianças inscritas no projeto. Percentual médio de faltas das crianças inscritas no projeto. Percentual médio de faltas no momento do início do projeto. Consultas semanais à caderneta de freqüência escolar de cada criança, consolidadas em relatórios mensais.

32 Captação de Recursos

33 Como interferir na decisão do destinador ?

34 O Destinador é importante!
Por sua iniciativa viabiliza recursos que não iriam para a Cultura, Esporte ou aos diversos Fundos.

35

36 Sinergia   (do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho") é definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

37 SOCIEDADE / ESTADO PROJETOS DESTINADOR

38 ? Cultura Fundo da Infância - FIA Fundo do Idoso Esporte
Pesquisa Científica ?

39 Destinação de Tributos Federais: Lei Rouanet - Fomento e Incentivo à Cultura; FIA – Fundo da Infância e Adolescência; Pró-Idoso – Fundo Pró-idoso; Pronon - Apoio e Atenção Oncológica; Pronas - Saúde da Pessoa com Deficiência; Lei de Incentivo ao Desporto.

40 Percentuais da Destinação (Tributos Federais)
Cumulativos Não Cumulativos Benefício Fiscal PFs PJs Lei Rouanet 6% - 4% FIA - Fundo 1% Fundo Pró-Idoso Lei do Esporte Pronon Pronas

41 O que é Renúncia Fiscal: É uma política pública de incentivo social, desportivo, econômico ou cultural através da substituição de um gasto direto do poder público.

42 Principais formas de Renúncia Fiscal: Anistia; Remissão; Subsídio; Crédito Presumido; Isenção; Redução de Alíquota ou modificação de base; Desoneração; DESTINAÇÃO FISCAL;

43 Como Funciona? Os usuários da Plataforma se dividem em:
Proponentes (artistas, federações, clubes, gestores, empresas e instituições) / aqueles que buscam por patrocínios diversos; Agentes de Fomento (agências, institutos, captadores, etc.) / instituições que viabilizam recursos ou potencializam o site junto de patrocinadores; Patrocinadores (pessoas físicas, empresas doadoras ou patrocinadoras de projetos) / as empresas que investirão nos projetos inscritos. Unidade Gestora (Órgãos Públicos ou Empresas responsáveis pela gestão da Plataforma localmente) / instituições responsáveis pela delimitação das áreas de interesse ou mesmo dos critérios para o apoio aos projetos inscritos;

44

45

46

47

48 Cadastre-se!

49 Muito obrigado! Marcelo Seixas Vice-presidente para assuntos de fomento e incentivo à Cultura Rua Basílio Satchuk, 388 – Centro Maringá-PR (44)


Carregar ppt "O que é um Projeto?. Lei de Incentivo ao Esporte e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google