A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Rubens de Souza Matos Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Rubens de Souza Matos Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 1 Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Rubens de Souza Matos Júnior

2 2 Software Aging Degradação progressiva do desempenho e/ou da disponibilidade de recursos do sistema operacional Corrupção de dados e acúmulo de erros numéricos que podem levar a falhas no sistema ou desligamentos indesejados [Trivedi et al, 2000]

3 3 Software Rejuvenation É uma técnica que contraria o fenômeno do envelhecimento em uma forma proativa, eliminando condições de acumulação de erro e liberando recursos do sistema operacional. Proposta por (HUANG et al, 1995).

4 4 Software Rejuvenation ESTRATÉGIAS Garbage collection; Desfragmentação; Flushing de tabelas e recursos do SO; Reinicialização de estruturas internas de dados.

5 5 Cloud Computing Recursos computacionais são abstraídos e fornecidos como serviços na internet, de uma forma acessível remotamente. Poder de computação Armazenamento Rede Software

6 6 Eucalyptus é um software usado para implementar clouds privadas e híbridas no estilo IaaS. A arquitetura do Eucalyptus é bastante modular e seus componentes internos usam Web services, facilitando sua substituição e expansão; Implementa a API Amazon Web Service (AWS), permitindo interoperabilidade com outros serviços baseados no AWS.

7 7 Baseada em Linux Pode usar as tecnologias de virtualização: – KVM – Xen – VMWare*

8 8 MoDCS Cloud Arquitetura utilizada: 1 host controlador geral Cloud Controller Cluster Controller Storage Controller (Block-level storage – Amazon EBS) Walrus Controller (File-level storage – Amazon S3) 4 hosts para execução das VMs (node controllers); 3 com S.O. e pacotes i386 1 com S.O. e pacotes amd64 Interligados por um switch, numa rede isolada; 1 máquina sendo utilizada como proxy (rede do CIn e Internet) e cliente para requisições à cloud.

9 9

10 10 ModCS Cloud

11 11 Ciclo de vida das VMs

12 12 Descrição do experimento Elaboração de scripts para experimento de aging – Monitoramento de recursos: Uso geral de CPU (mpstat) Uso geral de memória: buffer, cache, swap (free) Uso de CPU e memória do processo eucalyptus-cloud e do processo apache2, relativo ao eucalyptus-nc (pidstat) Uso geral de disco (df) Número de processos zumbis (ps) Eventos de fragmentação de memória – Métricas eram obtidas a cada 1 minuto

13 13 Andamento do experimento Aproximadamente 1 hora de medição antes do início da carga A partir do 2º dia, notamos que em algumas máquinas as VMs não estavam mais sendo instanciadas. Decidimos reiniciar o serviço eucalyptus-nc na máquina onde isso acontecia e continuar o experimento. O comportamento prosseguiu nos dias seguintes. Em algumas ocasiões demorou-se a perceber o travamento.

14 14 Análise preliminar Cloud controller – CPU geral

15 15 Análise preliminar Cloud controller – Memória geral

16 16 Análise preliminar Cloud controller – Swap

17 17 Análise preliminar Cloud controller – Processo eucalyptus cloud Memória residente

18 18 Análise preliminar Cloud controller – Processos zumbis

19 19 Análise preliminar Node controller – Serviço eucalyptus-nc Memória residente

20 20 Análise preliminar Node controller – Serviço eucalyptus-nc Memória virtual

21 21 Análise preliminar Node controller 64 bits – Swap

22 22 Análise preliminar Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Memória residente

23 23 Análise preliminar Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Memória virtual

24 24 Proposta de rejuvenation Reinicialização do serviço eucalyptus-nc, antes que o mesmo chegue aos 3 GB de uso de memória virtual. Prejuízos mínimos para a disponibilidade do serviço (FTP ou Web por exemplo) VMs não são interrompidas com a reinicialização do referido processo Apenas pedidos de alocações de VMs naquela máquina ficam imposdibilitados (por poucos segundos)

25 25 Futuros projetos Cloud storage Eucalyptus Google File System Modelos e medições de dependabilidade de serviços na cloud Comparações entre efeitos de aging usando KVM e Xen.

26 26 Dúvidas


Carregar ppt "1 Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Rubens de Souza Matos Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google