A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração), ou seja ele precisa ter valor comercial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração), ou seja ele precisa ter valor comercial."— Transcrição da apresentação:

1

2 Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração), ou seja ele precisa ter valor comercial. A sua exploração pode ser feita a céu aberto ou ser subterrânea.

3 Mineral não-metálico são minerais cuja exploração não é motivada por seu conteúdo metálico, ainda que possuam metais em sua composição. Entre os minerais não metálicos estão argilas, pedras, diversos sais, substâncias de grande utilidade industrial, como gipsita, e mesmo alguns elementos, como enxofre e carbono sob a forma de grafite. As pedras preciosas e semi-preciosas também são classificadas como minerais não metálicos.

4 Alguns exemplos Enxofre - é um elemento químico de símbolo S, à temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. É um não-metal, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos, ( encontrado especialmente em regiões vulcânicas). UTILIZAÇÃO: vulcanização de borracha, aminoácidos, fertilizantes, pólvora, medicamentos laxantes, entre outros.

5 GRAFITA - Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor elétrico
GRAFITA - Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor elétrico. Por isso possui aplicações em eletrônica, como em eletrodos e baterias. Devido ao seu alto ponto de fusão também possui aplicações como material refratário, como em cadinhos de fundição de aço. UTILIZAÇÃO: condutividade, plano de clivagemcomo muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura [atômica] interna), lubrificante vaselinas, entre outros.

6 SAL MARINHO - principalmente constituído de cloreto de sódio, obtido por evaporação da água do mar, usado como ingrediente na cozinha e em produtos cosméticos. O seu conteúdo mineral dá-lhe um sabor diferente daquele do sal de mesa obtido a partir do sal de rocha ou sal-gema. Sal marinho Sal gema

7 MINERAIS METÁLICOS Chumbo - É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. UTILIZAÇÃO: produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

8 MINERAIS METÁLICOS Zinco - O zinco é um elemento químico essencial para a vida: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, intervém nas percepções do sabor e olfato UTILIZAÇÃO: zinco é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais, e zinco também é um elemento químico essencial para o corpo humano.

9 MINERAIS METÁLICOS Mercúrio - é um metal líquido à temperatura ambiente. Também é conhecido como hidrargírio, hidrargiro, azougue e prata-viva, entre outras denominações. UTILIZAÇÃO: Normalmente utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.

10 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Combustível fóssil ou, mais corretamente, combustível mineral, é um grupo de substâncias formadas por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

11 PETRÓLEO Petróleo "óleo da pedra", é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.

12 ARMAZENAGEM DO PETRÓLEO

13 CARVÃO MINERAL O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas. É composto basicamente por carbono, enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Entre os diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral é o mais abundante.

14 DINÂMICA INTERNA Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento lento e generalizado da crosta terrestre, a qual sofre soerguimentos ou rebaixamentos amplos. Soerguimentos são também definidos como "movimentos positivos" (vertical e para cima) e abaixamentos como "movimento negativo" (vertical e para baixo) das placas tectônicas.

15 DINÂMICA INTERNA Orogênese é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois ), ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental. Ex.: Quando os dobramentos datam de uma era geológica recente, (Era Cenozóica) como os Andes, são considerados modernos, e quando datam de uma era geológica antiga, (pré-Cambriano, por exemplo) como o Escudo das Guianas, são considerados escudos ou maciços antigos.

16

17 ABALOS SÍSMICOS Epicentro: Termo que designa, em geologia, o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, ponto da superfície terrestre diretamente acima do foco de um terremoto. Hipocentro: Ponto ou região no interior da Terra que é o foco de um abalo sísmico ou terremoto. O foco é o local onde as rochas tensionadas sofrem ruptura ou deslocamento de forma a se produzirem ondas elásticas que se propagam pelas rochas produzindo um terremoto.

18 ABALOS SÍSMICOS

19 ABALOS SÍSMICOS Sismógrafo é um aparelho que detecta os movimentos do solo, incluindo os gerados pelas ondas sísmicas. Consiste no sensor básico dos instrumentos sismográficos de que o sismógrafo e o sismoscópio fazem parte. Estes movimentos são depois registados nos sismógrafos, que geram traçados gráficos denominados de sismogramas.

20 VULCANISMO Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.

21

22 PARA CASA: TM aulas 23 a 26 TC aulas 25 e 26


Carregar ppt "Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração), ou seja ele precisa ter valor comercial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google