A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”"— Transcrição da apresentação:

1 “Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Cadastro de Projetos “Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”

2 UM PROJETO DEVE CONTEMPLAR
Os parâmetros básicos que devem ser contemplados pelas escolas na elaboração dos projetos curriculares são: Estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como com a Proposta Pedagógica da Escola. Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de ensino do professor com foco no desenvolvimento de competências e habilidades Estar fundamentados nos diagnósticos/indicadores internos do desempenho escolar e/ou nos indicadores externos como SARESP, SAEB, ENEM, IDESP.

3 Contemplar os seguintes itens
Título; Identificação do proponente; Justificativa; Objetivos; População Alvo; Metas; Estratégia metodológica; Recursos materiais e humanos; Cronograma de execução; Planilha de custos; Avaliação; Referência Bibliográfica.

4 Planejamento: Um vai-e-vem pedagógico Vera Maria Oliveira Carneiro
É um meio para facilitar e dinamizar o trabalho pedagógico (tomada de decisões); É um momento de reflexão sobre a realidade e sobre a ação a ser desenvolvida. Pensar para melhor agir no que queremos mudar/transformar ( no âmbito escolar); Ter uma visão crítica da realidade sócio-cultural na qual o trabalho estará inserido;

5 Planejamento Estratégico
Corresponde ao processo pelo qual uma coletividade estabelece uma opção e um compromisso por transformar uma realidade, tornando-a mais significativa socialmente, pela adoção de novas formas de agir e o de largo alcance.

6 AQUILO QUE PODERIA SER CONSIDERADO UM PROJETO FERNADO HERNÁNDEZ, Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, 2000.p l8l,l82 O percurso por um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica (como contraste de pontos de vista). Onde predomine a atitude de cooperação e onde o professor seja um aprendiz e não um especialista ( pois ajuda a aprender sobre temas que deverá estudar com os alunos). Um percurso que procure estabelecer conexões e que questione a ideia de uma versão única da realidade. O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também podemos aprender.

7 Continuação Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes. Uma forma de aprendizagem em que se leve em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem espaço para isso.

8 Justificativa Baseiam-se em indicadores educacionais, taxa de retenção ou evasão, reforço.... Integram a Proposta Pedagógica da Escola, Plano de Ensino e área do conhecimento. Identificam claramente as dificuldades e necessidades dos alunos.

9 OBJETIVOS Atendem-se aos objetivos da ação, que forma a oportunizar aos alunos o enriquecimento, ampliação, o aprofundamento dos conteúdos escolares, buscando assegurar aprendizagem significativa? Buscam desenvolver nos alunos as competências e habilidades inerentes à disciplina ou à área de estudos? Estão suficientemente claros? Estão coerentes com a justificativa apresentada? Propõem a divulgação das experiências bem-sucedidas? Asseguram o envolvimento do coletivo da escola? E da comunidade?

10 Metas Definem claramente o universo a ser atingido?
Podem ser quantitativamente medidas e alcançadas?

11 Procedimentos Metodológicos
Promovem atividades que permitem o desenvolvimento das competências e habilidades? Estão relacionados e articulados com o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula? Estimulam o processo de letramento e a pesquisa? Propõem o uso do laboratório e/ou de outros espaços pedagógicos existentes na escola como sala de informática? Propõem pesquisas de campo ou atividades ligadas ao estudo do meio ambiente? Tratam os conteúdos numa perspectiva contextualizada? Garantem uma abordagem interdisciplinar? Recorrem a estratégias metodológicas diversificadas, tais como: utilização de vídeos, fotografias, visitas, leitura de artigos de revistas, jornais?

12 Continuação Levam em consideração os materiais didáticos já disponíveis na escola e estimulam a sua utilização? Propõem atividades que desenvolvem a formação da cidadania? Contém planos de acompanhamento e avaliação? Promovem continuidade, um plano de ampliação e aprofundamento? No caso do envolvimento de Parceiro (s), suas funções estão suficientemente claras?

13 Ações Estão vinculadas aos objetivos propostos?
Propõem ações de fácil execução? Contêm roteiros e cronogramas bem definidos? São exequíveis no período proposto? Propostas de visitas estão justificadas de modo a indicar sua real necessidade?

14 Serviços, equipamentos e materiais
O serviço a ser executado é indispensável para execução da ação e está claramente descrito? Estão discriminados todos os itens com especificações e quantidades? A quantidade de materiais/equipamentos está adequada para a efetiva execução do projeto? São de fácil aquisição? Estimulam a criatividade dos alunos participantes? Poderão ser compartilhados entre várias turmas?

15 Bibliografia de Referência do Projeto
Neste item os responsáveis pelo projeto devem indicar as publicações de referência do projeto. Os títulos dos livros estão adequados ao nível dos alunos participantes? As obras contribuem para pesquisa. Aprofundamento teórico-prático e ampliação dos conhecimentos dos alunos?


Carregar ppt "“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google