A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar."— Transcrição da apresentação:

1 HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar

2 Células formadoras de tecidos
Em seres vivos pluricelulares, células desempenham diferentes funções. Níveis de organização dos seres vivos: Células – Tecidos – Órgãos – Sistemas – Organismo Os tecidos do corpo humano são classificados em: Epitelial Muscular Conjuntivo Nervoso

3 Tecido Epitelial Tem função de cobrir e proteger interna e externamente o corpo (de revestimento). Além disso, tem função secretora de substâncias (glândular). Exemplo: Epiderme

4 Tecido Epitelial Exemplo: Parte interna do estômago.

5 Tecido Epitelial de revestimento
Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células: Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples. Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados. Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudo-estratificados.

6 Tecido Epitelial de revestimento

7 Tecido Epitelial glandular
As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas e outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas). Glândulas endócrinas: não apresentam dutos associados à porção secretora. As secreções são denominadas hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos e linfáticos. Exemplos, hipófise, glândulas da tireóide, glândulas paratireódeas e glândulas adrenais.

8 Tecido Epitelial glandular
Glândulas mistas: apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo.

9 Tecido Muscular Compõe os músculos que promovem os movimentos.
É formado por células chamadas de miócitos, que têm capacidade de se alongar e de se contrair. Pode ser de 3 tipos: Tecido muscular liso: Pertence à maioria dos órgãos internos. Apresenta contração LENTA E INVOLUNTÁRIA. Exemplo: estômago, intestino, vasos sanguíneos.

10 Tecido Muscular Tecido muscular estriado esquelético: Possui ESTRIAS e faz parte da maior parte da musculatura do corpo. Está sempre ligado aos ossos. Apresenta contração RÁPIDA e VOLUNTÁRIA. Tecido muscular estriado cardíaco: Possui ESTRIAS. É encontrado apenas no coração, que, ao contrair, bombeia o sangue do coração para todo o corpo. Apresenta contração RÁPIDA e INVOLUNTÁRIA.

11 Tecido Muscular

12 Tecido Conjuntivo Possui uma grande variedade de tipos que exercem diferentes funções. Todos esses tipos apresentam uma característica em comum: as células não estão unidas entre si. Existe um espaço entre as células que é preenchido por substância intercelular. Os tipos são: Tecido cartilaginoso (cartilagens das orelhas, do nariz, das articulações dos ossos); Tecido adiposo (gordura: fonte de energia e isolante térmico); Tecido ósseo; (sustentação ao corpo) Tecido sanguíneo (glóbulos brancos, hemácias e plaquetas).

13 Tecido Nervoso É constituído por células chamadas neurônios.
Os neurônios apresentam prolongamentos que permitem que eles recebam e conduzam estímulos nervosos de uma célula para outra. O tecidos nervoso forma órgãos do sistema nervoso, como cérebro e a medula espinhal.

14 NEURÔNIO

15 Sinapses Região na qual ocorre a comunicação entre neurônios.
Nas sinapses, ocorre liberação de neurotransmissores no espaço sináptico.

16 O QUE SÃO DROGAS? São substâncias com capacidade de alterar o funcionamento dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Algumas são classificadas como ilícitas, que são drogas ilegais. As drogas ilícitas causam euforia, excitação, sonolência e, ainda, alucinações.

17 O QUE SÃO AS DROGAS? Geralmente, drogas ilícitas danificam o sistema nervoso irreversivelmente, além de afetar outros órgãos.

18 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS
As drogas podem ser classificadas de acordo com as alterações que elas causam no sistema nervoso central (SNC): Depressoras do SNC; Estimulantes do SNC; Perturbadoras do SNC.

19 Drogas depressoras do SNC
Substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento. A pessoa fica “desligada”, lenta e desinteressada pelas coisas. Exemplo: álcool, ansiolíticos (calmantes), barbitúricos (soníferos) e opiáceos (analgésicos).

20 Drogas estimulantes do SNC
Substâncias que aumentam a atividade do cérebro, estimulando o seu funcionamento. A pessoa fica mais “ligada”, “elétrica” e sem sono. Exemplos: cafeína, nicotina, anfetamina e cocaína.

21 Drogas perturbadoras do SNC
Substâncias que modificam qualitativamente a atividade cerebral, perturbando e distorcendo o funcionamento cerebral. A pessoa fica tendo alucinações e passa a ver as coisas de forma deformada. Exemplos: LSD, maconha, fungos.

22 CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS
Dependência. Taquicardia, aumenta da pressão arterial, perda de peso. Agressividade, perda da autoconfiança, dificuldades de enfrentar problemas. Perturbações e alucinações.


Carregar ppt "HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google