A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Ativos de Redes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Ativos de Redes."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Ativos de Redes

2 Aula de Hoje Equipamentos ativos
Repetidores Tranceivers Hubs Swiches Roteadores Simples configuração e demonstração – Roteador.

3 Equipamentos Ativos Repetidores Repetidores são ativos que atuam na camada física, interconectando redes do mesmo tipo. A principal função do repetidor é apenas regenerar o sinal (aumentando a amplitude das ondas) minimizando assim os efeitos da atenuação, aumentando o alcance das redes cabeadas. Basicamente todos os ativos na rede funcionam como repetidores.

4 Equipamentos Ativos Transceivers Basicamente, um transceiver serve para converter de um meio físico para outro, como por exemplo, do cabo coaxial para cabo UTP, ou coaxial para fibra óptica, etc. Utiliza fontes de energia externa.

5 Equipamentos Ativos Hubs Hubs são equipamentos que atuam na camada física, interconectando redes do mesmo tipo. Fazem um papel de um repetidor multiportas. Possui topologia física em estrela, porém a topologia lógica é normalmente em barra. Os hubs podem ser empilhados e normalmente todas as portas possuem o mesmo domínio de colisão.

6 Equipamentos Ativos Bridges São equipamentos pertencentes ao nível de camada de enlace. Caso duas sub-redes apresentem compatibilidade em relação a camada de enlace, uma ponte pode ser utilizada. Efetua o armazenamento e retransmissão de quadros entre duas redes locais. E utilizam endereços MAC das estações.

7 Equipamentos Ativos Switch Basicamente, um switch é um bridge multiportas. Possui uma velocidade interna bastante elevada e suporta diversos tipos de interfaces. Realiza a troca de quadros utilizando o endereço MAC. Podem (ou não) verificar erros. Há a possibilidade de configuração de redes virtuais (VLANs) que são redes logicamente independentes. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (Swich).

8 Equipamentos Ativos Roteador Roteadores são equipamentos que atuam na camada 3 (Camada de Redes), eles retransmitem pacotes entre diferentes redes (Ex: Rede do IFRN a da UFRN). Utilizam tabelas de roteamento para encaminhar os pacotes IP e permite interligar redes com diferentes tecnologias. Além de definir as rotas entre as várias inter-redes existentes. Este equipamento é a base da Internet.

9 Demonstração com o roteador
Equipamentos Ativos Demonstração com o roteador

10 Fim


Carregar ppt "Redes de Computadores Ativos de Redes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google